quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como as Redes Sociais Repercutem as Cenas do Cotidiano: a greve dos professores da rede pública estadual da Bahia e a Festa do 2 de Julho de 2012 na Internet

A atual  Sociedade da Era Informacional é a mais perfeita tradução  do conceito de “aldeia global”, criado pelo  filósofo e educador canadense   Herbert Marshall  McLuhan (1911-1980).
Estar  conectado/desconectado são conceitos que traduzem o estilo de vida  
na  “aldeia global” em que vivemos e  a forma como nos  relacionamos na atual sociedade da era Digital/do conhecimento/da  informação. O progresso tecnológico transformou o planeta numa pequena aldeia, rompendo com as concepções  de tempo e espaço  e interligando seus habitantes como num  pequeno povoado ou aldeia, por meio de um fenômeno chamado redes sociais.  A aldeia global de McLuhan, além de traduzir esse modo de vida,  trouxe para a educação um novo enfoque baseado em suas teorias da comunicação, o que nos autoriza a dizer que todo bom professor é um excelente comunicador. Sem que ainda tivéssemos a www. ( world wide web - a rede mundial de computadores), o Mestre profetizou:
 "Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro".
A frase parecia ter saído  de um livro de ficção. Foi chamado de sonhador ,  louco... Mas as imagens que apresentamos neste texto não desmentem  o Mestre da Comunicação. Professores, estudantes, jornalistas, formadores de opiniões, políticos... O povo. Estes são os personagens, autores e coautores de relatos  históricos da mais longa greve  da história dos  trabalhadores  em educação da Bahia, que traduzem a profecia do Mestre. Num fato inédito,  reescreveram a história da comunicação social na Era das Tecnologias Digitais, ao longo da greve,  apropriando-se do polo de emissão. Incontáveis sites da mídia independente e da própria Mass Midia (meios de comunicação de massa),vídeos do YouTube, listas de discussões (e-mails), fóruns,  blogs, sites de relacionamentos, como o Facebook, Orkut, MSN, Twitter, Myspace... Todos comentam sobre a histórica greve na rede estadual e a irresponsabilidade das autoridades em deixar mais de um milhão de crianças e jovens sem aula no nosso estado, como pode ser constatado nos links abaixo. O fato  já entrou para a História da Bahia e da Educação Baiana e Brasileira. Suas consequências são  imprevisíveis para as nossas crianças e jovens. O futuro desses seres inocentes e indefesos está irremediavelmente comprometido por conta da irresponsabilidade dos dirigentes nefastos do nosso estado. Veja imagens da greve e da festa do 2 de Julho pelo Youtube.
O  site  YouTube  fundado em 2005,  permite que seus usuários coloquem  e compartilhem vídeos em formato digital para disponibilizar o conteúdo que será visto no mundo inteiro. Foi comprado em 2006 pelo Google.  A palavra YouTube   vem do inglês: you = você + tube = televisão  (na gíria).  Em outras palavras, televisão feita por você.   Veja os vídeos que postamos  aqui, como o de autoria do Professor Carlos Santana da rede estadual de ensino:
Nome do vídeo:Admirável Gado Novo 1  Tema: Repensando a Cidadania    
Publicado em 16/07/2012  por Carlos Santana          Duração: 4:48       



Você verá agora cenas que jamais serão vistas na TV aberta.  2- Imagens da Festa do 2 de julho na Bahia  (2012)       Governador da Bahia é vaiado no 2 de julhoÍcone de alerta. Veja acima e veja aqui, se prefere.      Link do vídeo   
3- Paródia de uma propaganda do governo da Bahia postada no YouTube.Traz criticas contundentes à conduta do governador  JWagner na condução da greve dos professores estaduais.  Autor: Fuleragem Politica
Clique:  Ferrou o meu ENEM   4- Agora tem o que?- Video de tres alunas comandadas por Aline Souza  (paródia com propaganda do governo)     Clique aqui
5-Resistência  na Assembleia Legislativa da Ba: Professores desrespeitados e corte de energia elétrica. 
Clique aqui                6- Vídeo.  Clique na frase abaixo e saiba o  porquê da greve.
  Esclarecimentos à Sociedade. Por quê os professores estão em greve.
7- Saiba mais sobre a greve dos professores e o desfile do 2 de Julho, lendo as informações do Jornal da 
Mídia.                Clique aqui

4 comentários:

  1. Cláudia, que bom podermos acessar a VERDADE através de um blog, realmente seria impossível em outros veículos, principalmente nas TVs abertas, tão lastimosamente tendenciosas.
    Araços!

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    Acho que compradas, seria mais apropriado. São empresas comerciais, que sobrevivem do "Bolsa Imprensa", onde as propagandas mentirosas em horários "nobres", custam fortunas aos cofres públicos. Por isso não sobra dinheiro para a educação.
    Aliás, os recursos são desviados, tb, para financiar tais mentiras, deixando milhões de crianças e jovens fora da sala de aula. Afinal, quanto mais ignorante um povo, mais fácil escravizá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog! Muito bem atualizado e interessantíssimo. Parabéns pela brilhante iniciativa, sinto-me muito orgulhosa.
    Com carinho,
    Bela.

    ResponderExcluir
  4. Obrigadíssima, Bela !Eu é que me sinto orgulhosa de ter uma sobrinha tão estudiosa e inteligente, como você.
    Mil beijos e volte sempre !

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.