O
Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 17/09/2015, os resultados
da Avaliação Nacional de Alfabetização, uma prova feita com alunos do terceiro
ano do ensino fundamental, e constatou que a maioria dos nossos pequenos não sabe ler nem fazer
contas.
56% dos alunos não conseguem entender direito a história de um texto. Não são capazes de fazer uma adição nem reconhecer figuras geométricas.
56% dos alunos não conseguem entender direito a história de um texto. Não são capazes de fazer uma adição nem reconhecer figuras geométricas.
sociedade brasileira.
Criar estratégias que ajudem nossos pequenos a aprender contar, ler, escrever e interpretar na idade certa, é tarefa coletiva.
Este post objetiva ser uma contribuição para os nossos grandes heróis: os professores da alfabetização.
Criar estratégias que ajudem nossos pequenos a aprender contar, ler, escrever e interpretar na idade certa, é tarefa coletiva.
Este post objetiva ser uma contribuição para os nossos grandes heróis: os professores da alfabetização.
ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O ALFABETO
Costuma-se apresentar o alfabeto de três maneiras:a) o conjunto das 26 letras; b) com palavras que comecem com a letra correspondente, para associar o desenho da letra ao som; c) acompanhado de pequenas frases, como no exemplo a seguir.
Para ler e escrever os textos, é essencial conhecer e relacionar as letras. As palavras são formadas por letras que, combinadas em sílabas, correspondem a sons e significados. É importante conhecer e aprender as letras e seus respectivos sons, para adiante formar palavras.
Veja nas imagens as letras do Alfabeto Português, incluindo as letras K, W, Y, porque há muitos nomes próprios em que elas são utilizadas. Observe os formatos das letras do alfabeto: letra de imprensa ou de fôrma maiúscula e letra de imprensa ou de fôrma minúscula.
Aconselha-se:
1- Trabalhar a relação entre letras e sons, pois é fundamental para o processo de leitura
e escrita, e não apenas o ensino isolado das letras do alfabeto;
2- trabalhar as letras de forma lúdica e prazerosa. Há vários jogos com as letras do alfabeto;
3-Ler sempre para e com as crianças, em todas as aulas, é um meio de estimulá-las a compreender a leitura, estimular a descoberta da escrita e o desejo de aprender a ler e escrever;
4- Fazer leituras de forma expressiva e em voz alta, dramatizando, dando ênfase às falas dos personagens das historinhas;
5- Explorar as várias possibilidades presentes nos temas das historinhas;
6- Avançar no estudo da relação entre letras, sons e o desenho do alfabeto;
Achei o alfabeto aqui postado muito colorido e atrativo, bem ao gosto dos pequenos. Retirei do blog Dani Educar, da Professora Daniele. Acrescentei as letras KYW, da turma da Mônica.
http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2015/01/alfabetario-com-texto.html
ATIVIDADES
I- Você gostou desse alfabeto? Quais as letras que você já conhecia? ________________________________
II- Complete o quadro abaixo com o que se pede:
1) Escreva 3 letras do alfabeto que você não conhecia...
2) Escreva a letra que o menino está segurando ______. 3) Copie a palavra avião_____________ 4) escreva quatro palavras que começam com a letra B;
5) Escreva seu primeiro nome ____________
2) Escreva a letra que o menino está segurando ______. 3) Copie a palavra avião_____________ 4) escreva quatro palavras que começam com a letra B;
5) Escreva seu primeiro nome ____________
III- Observe os números abaixo. Escreva nos quadrinhos: a) os antecessores (números que vêm antes);b) os sucessores (números que vêm depois):
2
|
5
|
7
|
9
|
IV- Escreva o sinal de acordo com os resultados das continhas:
2 2 = 4; 2 2 = 0; 2 2 = 1 ; 2 2 = 4
V- Escreva nos quadrinhos as letras que estão faltando para completar o alfabeto:
B
|
C
|
E
|
G
|
|||||
I
|
k
|
L
|
M - N
|
O
|
Q
|
|||
R
|
T
|
V
|
w
|
X
|
Y
|
Z
|
VI- Observe a imagem abaixo. Escreva:
1) o nome desse animal _____________________; 2) Separe a sílaba da palavra________________________ 3) Escreva quantas sílabas tem______
4) escreva as vogais do nome do animal;__________ 5) escreva as consoantes _____________; 6) escreva o nome da fruta que ele carrega___;
7) separe as sílabas dessa palavra_______8) quantas sílabas tem? --------
9) destaque a vogal do nome do animal____; 10) destaque suas consoantes_______ 11) destaque a vogal da fruta ____;
12) destaque suas consoantes: _______
VII- Escreva 1 frase sobre a imagem abaixo: ___________________________
Exemplo: O macaco come banana |
Recomendamos leitura da Página do Jornal Hoje: Maioria das crianças do 3º ano do ensino fundamental não lê direito
Todas as imagens são do Google
por favor se for possível mandar suas letras do alfabeto no meu e_mail te agradeço o e-mail é ianca.jamile@outlook.com.br ou iancajamille13@gmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho! Obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirObrigada, anonimo. Desculpe a demora em agradecer. Estava em viagem.
Excluir