terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alfabetário - Alfabeto com Texto. Estratégias de Ensino . Atividades

 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 17/09/2015, os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização, uma prova feita com alunos do terceiro ano do ensino fundamental, e constatou que  a maioria dos nossos pequenos não sabe ler nem fazer contas. 

56% dos alunos não conseguem entender direito a história de um texto. Não são capazes de fazer uma adição nem reconhecer figuras geométricas. 


A situação é ruim em todo país, e pior, nas regiões Norte e Nordeste.  Este é um  problema de toda 
sociedade brasileira.  

Criar estratégias que ajudem nossos pequenos a aprender contar, ler, escrever e interpretar na idade certa, é tarefa coletiva.  

Este post objetiva ser uma contribuição  para os  nossos grandes heróis: os professores da alfabetização. 


ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O ALFABETO

Costuma-se apresentar o alfabeto de três maneiras:

a) o conjunto das  26 letras; b)  com palavras que comecem com a letra correspondente, para associar o desenho da letra ao som; c) acompanhado de  pequenas frases, como no exemplo a seguir.

Para ler e escrever os textos, é essencial conhecer e relacionar as letras.  As palavras são formadas por letras que, combinadas em sílabas, correspondem a sons e significados.  É importante  conhecer e aprender  as letras e seus respectivos sons, para adiante formar palavras.  

Veja nas imagens as letras do Alfabeto  Português,  incluindo  as letras   K, W, Y,  porque  há  muitos  nomes próprios em que elas são utilizadas. Observe os formatos das  letras do alfabeto: letra de  imprensa ou de fôrma  maiúscula e letra  de imprensa ou de fôrma minúscula. 

Aconselha-se: 

1- Trabalhar a relação entre letras e sons, pois  é fundamental para o processo de leitura  e escrita, e não apenas  o ensino isolado das letras do alfabeto;   

2-  trabalhar  as letras de forma lúdica e prazerosa. Há vários jogos com as letras do alfabeto;

3-Ler sempre para e com as crianças, em todas as aulas, é um meio de estimulá-las a compreender a leitura, estimular a descoberta da escrita e o desejo de aprender  a ler e escrever; 

4- Fazer  leituras de forma  expressiva  e em voz alta, dramatizando, dando ênfase às falas dos personagens  das historinhas; 

5- Explorar as  várias possibilidades  presentes nos  temas das historinhas;

6- Avançar  no estudo  da relação entre letras, sons e o desenho do alfabeto;

Achei o alfabeto aqui postado  muito colorido e  atrativo, bem ao gosto dos pequenos.  Retirei do blog  Dani Educar, da Professora Daniele. Acrescentei as letras KYW, da turma da Mônica.



 Fonte: Dani Educar
 http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2015/01/alfabetario-com-texto.html


ATIVIDADES 

I- Você gostou desse alfabeto? Quais as letras que você já conhecia? ________________________________
II-  Complete  o quadro abaixo  com o que se pede: 
1) Escreva  3  letras do alfabeto que você não conhecia... 
2) Escreva a letra que o menino está segurando ______. 3) Copie a palavra avião_____________ 4) escreva quatro palavras que  começam  com a letra B;  
5) Escreva seu primeiro nome ____________

III-  Observe os números  abaixo.  Escreva nos quadrinhos: a)   os antecessores (números que vêm antes);b) os sucessores (números que vêm depois):


2



 5


7

9
IV- Escreva o sinal de acordo com os resultados das continhas:

2   2 = 4;          2   2   = 0;          2    2 = 1 ;          2    2 = 4  

V- Escreva nos quadrinhos as letras que estão faltando para completar o alfabeto: 

B
C

E

G

I

k
L
M - N
O

Q
R

T

w
X
Y
Z

VI- Observe a imagem abaixo. Escreva:  
1) o nome desse animal _____________________;  2) Separe a sílaba da palavra________________________ 3)  Escreva quantas sílabas tem______
4) escreva as  vogais do nome do animal;__________  5) escreva as consoantes _____________; 6) escreva o nome da fruta que ele carrega___; 
7) separe as sílabas dessa palavra_______8) quantas sílabas tem? --------
9) destaque a vogal do nome do animal____;     10) destaque suas  consoantes_______  11) destaque a vogal da fruta ____; 
12) destaque suas consoantes: _______

VII- Escreva 1 frase sobre a imagem abaixo: ___________________________

Exemplo: O macaco come banana
Recomendamos  leitura da Página do Jornal Hoje: Maioria das crianças do 3º ano do ensino fundamental não lê direito

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/09/um-em-cada-cinco-alunos-do-ensino-fundamental-nao-le-ou-escreve-direito.html

Todas as imagens são do Google

Um comentário:

  1. por favor se for possível mandar suas letras do alfabeto no meu e_mail te agradeço o e-mail é ianca.jamile@outlook.com.br ou iancajamille13@gmail.com

    ResponderExcluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.