terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alfabetário - Alfabeto com Texto. Estratégias de Ensino . Atividades

 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 17/09/2015, os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização, uma prova feita com alunos do terceiro ano do ensino fundamental, e constatou que  a maioria dos nossos pequenos não sabe ler nem fazer contas. 56% dos alunos não conseguem entender direito a história de um texto. Não são capazes de fazer uma adição nem reconhecer figuras geométricas. 

A situação é ruim em todo país, e pior, nas regiões Norte e Nordeste.  Este é um  problema de toda 
sociedade brasileira.  Criar estratégias que ajudem nossos pequenos a aprender contar, ler, escrever e interpretar na idade certa, é tarefa coletiva.  Este post objetiva ser uma contribuição  para os  nossos grandes heróis: os professores da alfabetização. 


ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O ALFABETO

Costuma-se apresentar o alfabeto de três maneiras: a) o conjunto das  26 letras; b)  com palavras que comecem com a letra correspondente, para associar o desenho da letra ao som; c) acompanhado de  pequenas frases, como no exemplo aqui.

Para ler e escrever os textos, é essencial conhecer e relacionar as letras.  As palavras são formadas por letras que, combinadas em sílabas, correspondem a sons e significados.  É importante  conhecer e aprender  as letras e seus respectivos sons, para adiante formar palavras.  Veja nas imagens as letras do Alfabeto  Português,  incluindo  as letras   K, W, Y,  porque  há  muitos  nomes próprios em que elas são utilizadas. Observe os formatos das  letras do alfabeto: letra de  imprensa ou de fôrma  maiúscula e letra  de imprensa ou de fôrma minúscula. 

Aconselha-se: 

1- Trabalhar a relação entre letras e sons, pois  é fundamental para o processo de leitura  e escrita, e não apenas  o ensino isolado das letras do alfabeto;   
2-  trabalhar  as letras de forma lúdica e prazerosa. Há vários jogos com as letras do alfabeto;
3-Ler sempre para e com as crianças, em todas as aulas, é um meio de estimulá-las a compreender a leitura, estimular a descoberta da escrita e o desejo de aprender  a ler e escrever; 
4- Fazer  leituras de forma  expressiva  e em voz alta, dramatizando, dando ênfase às falas dos personagens  das historinhas; 
5- Explorar as  várias possibilidades  presentes nos  temas das historinhas;
6- Avançar  no estudo  da relação entre letras, sons e o desenho do alfabeto;
Achei o alfabeto a seguir,  muito colorido e  atrativo, bem ao gosto dos pequenos. Retirei do blog  Dani Educar, da Professora Daniele. Acrescentei as letras KYW, da turma da Mônica.

 Fonte: Dani Educar
 http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2015/01/alfabetario-com-texto.html


ATIVIDADES 

1. Você gostou desse alfabeto? Quais as letras que você já conhecia? 
2.  Preencha o quadro abaixo, com o que se pede: 
a) Na 1a. coluna escreva  4  letras do alfabeto que você já conhecia. Siga o exemplo;  b) na 2a. coluna escreva a letra que o menino está segurando, no 1o. quadrinho, ao lado da palavra AVIÃO;  c) do 2o ao 5o. quadrinho,  escreva quatro palavras que  começam  com a letra B;  d) escreva na 3a. coluna o número total de letras   das palavras por você escolhidas; e) escreva seu primeiro nome no primeiro quadrinho da 4a. coluna. Depois escreva os números de 1 a 4; na 5a. coluna escreva palavras que comecem com as letras C - E - G- R - P  
H




AVIÃO 




********














3. Observe os números na imagem abaixo.  Escreva  os antecessores e  sucessores nos quadrinhos: 

2



 8




6
4. Escreva o sinal de acordo com os resultados das continhas:

2   2 = 4;   2   2   = 0;     2    2 = 1 ;      2    2 = 4  

5. Escreva nos quadrinhos as letras que estão faltando para completar o alfabeto: 

B
C

E

G

I

L

N
O

Q
R

T

V
W

Y
Z
6. Observe a imagem abaixo. Escreva  nos quadrinhos da 1ª. coluna: a) o nome desse animal; b) o nome da fruta que ele carrega;  c) separa as sílabas das duas palavras na 2a. coluna; d) escreva no quadrinho menor quantas sílabas tem cada palavra;  e) destaque as vogais de cada palavra na coluna 4 e as consoantes na coluna 05. 
7. Escreva 3 frases sobre a imagem abaixo. Siga o exemplo da legenda. 












O macaco come banana
Recomendamos  leitura da Página do Jornal Hoje: Maioria das crianças do 3º ano do ensino fundamental não lê direito
Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.