terça-feira, 12 de maio de 2015

Educação Infantil: Alfabeto Jogo da Memória Colorido para recorte após impressão. Atividades


Recebi esse alfabeto de uma colega e estou compartilhando  aqui, pois achei muito interessante para ajudar nossos colegas da Educação Infantil  na difícil missão  de motivar nossos  pequenos a identificar e entender o sentido das letras do alfabeto.  
O alfabeto é a base da  construção do mundo da linguagem e da fala. Com ele surgem  as palavras, que são formadas  pelas letras. Tem grande  importância na construção da escrita no início da alfabetização.  Na maioria dos casos,   os primeiros contatos da criança com as letras acontecem  nas classes da Educação Infantil.  Apresentá-lo aos pequenos de forma lúdica e inteligente, é tarefa de todos, principalmente da  família e da escola.
É importante que o o alfabeto seja fixado na sala de aula, pois ajuda muito na construção da escrita, dando maior segurança e autonomia para quem está aprendendo os primeiros traçados, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, tornando-se mais segura na hora de  reproduzir no papel,  facilitando a aprendizagem da grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.  São os primeiros passos para a construção da palavra escrita.   

O professor deve ser criativo na proposição de atividades que  facilitem a aquisição dessa autonomia pelos pequenos aprendizes. Sugerimos: pedir para recortar as letras de revistas, jornais, folhetos de propagandas e montar o alfabeto na ordem; riscar as letras com giz ou lápis no chão, no quadro, em papel metro... até que estejam  aptos  para fazer a escrita da letra com o lápis no papel. 






                        ATIVIDADES 

1. Você já conhecia o alfabeto? Gostou desse com figurinhas? O que você achou? 
Vamos ver o que você aprendeu aqui.  
2.  Complete as lacunas:     a) descubra no alfabeto as letras que formam seu primeiro nome e escreva-as aqui .............; b) conte quantas letras tem seu primeiro nome e complete a frase: meu primeiro nome tem ....... letras. São elas:.........c) descubra nos nomes das figuras abaixo as letras do seu nome e faça um círculo em cada uma delas. 
3. Observe as figuras: a) quantas figuras você vê? ..... b) quantos animais? .... c) escreva os nomes dos animais..............
d) Procure no alfabeto acima as letras que faltam para formar os nomes das coisas  abaixo;  b) recorte de jornais,  revistas, folhetos etc., as letras que formam esses nomes. Cole em papel metro, cartolina ou no seu caderno a palavra completa: 


      1)   A...   



         2) ..N.C.
       





3) B...   

4) ..D.





5) T...    

6) .A..



8)   S...



    7)    .A..





10) L.Ã.




9) .E...              





Pinte os  objetos que aparecem ao lado de cada letra do alfabeto. Depois escreva os nomes  desses objetos ao lado da sua primeira letra:




  










As imagens são do Google   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.