quarta-feira, 15 de abril de 2015

Educação Infantil. Homenagem aos Povos Indígenas: Livro o Menino Poti, de Ana Maria Machado. Atividades

Escolhi esse livrinho de Ana Maria Machado, intitulado O Menino Poti, para homenagear todas  as crianças indígenas do nosso país, neste 19 de Abril, Dia do Índio, uma justa homenagem aos primeiros povos habitantes do Brasil e das Américas. 

O texto muito bem escrito, suas frases curtas e simples,   pode ser lido para as crianças ou pelas crianças, um recurso extraordinário para despertar nos nossos pequenos o gosto pela literatura, o caminho mais fácil e mais rápido  para que aprendam a ler e a escrever.  As primorosas ilustrações  de  Claudius Ceccon dão muita leveza e enriquecem o texto.  As  crianças irão  amar.    Decidimos apresentar algumas informações  sobre os índios,  que podem ser exploradas  antes ou depois da leitura do livro. Sugerimos  a exibição  do vídeo -  Clip educativo -  com a música - Os indiozinhos, do Patatí Patatá, que ensina a contar de 01 a 10. Clique aqui       https://www.youtube.com/watch?t=31&v=wAal2V0I7BQ

Cacique:chefe   indígena

OS ÍNDIOS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

Quando os portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de Abril de 1500 (início do século XV) encontraram aqui  mais de três milhões de habitantes, distribuídos por todo território nacional. Eram  mais de trezentas etnias, e  mais de duzentas línguas.   
Agora a população   indígena soma  menos de um milhão de pessoas. Os outros morreram  vítimas das guerras,  doenças, fome e tristeza pelos maus tratos recebidos. 
Foram chamados de índios,  pois os portugueses acreditaram ter chegado  às Índias, segundo reza a lenda do descobrimento do nosso país. Eles viviam livremente nas nossas florestas e  matas, em grupos chamados tribos. Hoje, seus líderes exigem o tratamento de povos indígenas, e não populações indígenas, em respeito à história e garantias do direito a suas terras.  Um Forte Viva a Todos os Povos Indígenas!

A organização político-social dos índios

Pajé fazendo cura 

Os índios  organizam-se em tribos. Cada tribo tem um chefe guerreiro, chamado cacique  ou morubixaba, a quem todos obedecem. O chefe religioso é chamado de Pajé, que também é o curandeiro  da tribo (espécie de médico).  Seus medicamentos são as folhas e  as plantas. 


A Religião dos Índios

Os índios são politeístas, ou seja, adoram vários deuses, em particular,  um deus supremo chamado  TUPÔ, o deus do trovão. Acreditam  que a voz desse Ser Supremo é  ouvida durante as tempestades. Para eles,  Tupã  é o deus da criação, o deus da luz, e sua morada é o Sol. Também adoram o Sol, que chamam de Guaraci,  a Lua, que chamam de  Jaci e outros deuses.  

As casas dos índios

As casas dos índios são chamadas  ocas ou malocas,  construídas coletivamente, ou seja, com a participação  de vários integrantes da tribo.  A reunião de ocas forma uma pequena aldeia chamada taba. Uma oca de tamanho grande  pode levar de 10 a 15 dias para ser construída, com o trabalho de 20 a 30 índios. 


Várias famílias  habitam uma mesma oca, que não possui divisões internas e mede até 40 m de comprimento. Costumam apresentar de uma a três portas, mas não possuem janelas. A ventilação ocorre através das portas e dos frisos  entre as taquaras da parede. 



Ocas  iluminadas pelo Sol

Essas  habitações   são muito  resistentes, pois  são construídas com a utilização de taquaras e troncos de árvores. A cobertura é feita de folhas de palmeiras ou palha. Uma oca pode durar mais de 20 anos.  Não têm móveis, utilizam as redes  para dormir.  


As redes onde os índios dormem
A alimentação dos índios

A alimentação dos índios é muito saudável. Cozinham, assam e  comem o que encontram na natureza: peixes, caças, frutas, como a banana, o milho, raízes como a mandioca, batata doce  etc. 
Peixe assado 
Milho 
Frutas 
Saiba mais sobre os nossos  índios.    Conheça o livrinho da autora  Ana Maria Machado, intitulado Menino Poti


O MENINO BOTA O MACACO NA CANOA E O DANADO COME TODA A BANANA DO POTE


ATIVIDADES 


1.Você gostou de conhecer a vida dos índios? Numa roda de conversa dirigida pelo(a) professor(a), discuta com os colegas o que você já sabia e o que aprendeu aqui.
2. Qual é o nome do livro? Quem escreveu? Quem fez as ilustrações? Observe a figura acima. Pinte seu corpo no estilo dos índios. Use um cocá na cabeça. 
3 Qual foi a parte do livro que você mais gostou? 
4. Qual a fruta que aparece no texto do livrinho? Quem comeu essa fruta? 
5. Quantos animais são citados no texto? Quais são eles?  
6. Escreva as palavras do livrinho que começam com as letras "T" e "P".  
7. Observe o quadro abaixo. Leia as palavras e faça o que se pede: 
a) Faça um "X" embaixo da  palavra que começa com a letra  B;  dois "X" nas palavras que começam  com a letra M;  
b) Escreva a  primeira  letra de cada palavra  na segunda coluna;  
c) Na terceira coluna copie  as palavras  que você vê acima. 
d) Na quarta coluna escreva o número total de letras contidas em cada palavra.
e) Quantas palavras você vê no quadrinho? Identifique letras  dessas palavras que formam seu primeiro nome. 

BANANA

MILHO
OCA
TABA
MACACO
TUCANO
POTI





















Sites consultados 

Infoescola. Mitologia Tupi-guarani. 

http://www.infoescola.com/mitologia/mitologia-tupi-guarani/
Todas as imagens são do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.