quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Educação Infantil: A Menina do Vestido Azul. Atividades

O texto A Menina do Vestido Azul  pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, com língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, estudos sociais, artes,  ciências, abordando  meio ambiente, higiene pessoal etc.  Confira !

Num bairro pobre de uma cidade distante morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina frequentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo.

Assim raciocinou o mestre: 
- "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul".

Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias antes das aulas.

Ao fim de uma semana, disse o pai: 
- "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"

E assim fez o humilde casal. Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua, e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.

Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos,  até que passou um político que, bem impressionado, disse:
- "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". 


E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.

pensar que tudo começou com um vestido azul... Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse aos bairros abandonados de todo o país


Mas ele fez o que podia,  fez a sua  parte,  fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação. 



É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul!

Fonte:  www.ibb.org.br/vidanet/outras/msg244.htm



Atividades 

1. Você gostou da historinha? Qual é o título ? 
2. Você mudaria o título ? Que nome você daria para a historinha?
3. Onde a menina morava? 
4. Como ela costumava ir para a escola? Diga como você vai para a escola e depois compare com a menina. 
5. Quem comprou  roupa nova para a menina? 
6. Depois que a garota ganhou roupa nova, o que fez sua mãe? 
7. Qual foi a atitude do pai? Como ficou a casa do casal ?
8. O que fizeram os vizinhos ?
Casa com telhado
triangular
9. Como ficou o bairro ? O que disse o político ao ver as mudanças que os moradores fizeram no bairro ? 
10. Como é o seu bairro? Qual o nome do seu bairro ? Em que cidade está situado? As ruas são limpas ? As casas são pintadas?
11. Observe as casas da figura acima  e responda: a) Quais as cores das paredes? Qual a forma geométrica das janelas: são quadradas ou retangulares? 
12. Qual a forma geométrica do telhado da casa ao lado ? 

Todas as imagens são do Google

2 comentários:

  1. Sensacional estas atividades ,mas utilizei o texto p/ Ensino médio , então fiz uma reflexão e alguns questionamentos, sobre que tipos de gente o mundo hoje precisa p/ ser um pouco melhor -Qual a nossa cota parte p/ ter um mundo melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monica. Fico feliz que tenha gostado e que lhe tenha sido útil. Também trabalho com o Ensino Médio (Sociologia) e seu comentário me despertou para trabalhar sobre o tal mosquito e as doenças do momento. Volte sempre. Abraço

      Excluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.