quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cartazes e Selos Oficiais das 12 Cidades-sede dos Jogos da Copa do Brasil nas 5 Regiões Geográficas.Divisão Político-Administrativa do Brasil. Desenhos e Biografia de Romero Brito. Países Participantes, Suas Bandeiras e Continentes. Atividades

Copa 2014. Desenho de
Romero Brito

Para a realização dos jogos oficiais da Copa do Brasil 2014, todas as regiões serão homenageadas, com a escolha  das 12 cidades-sede. 

Conheça os cartazes que irão  traduzir a personalidade cultural e ambiental de cada região brasileira, através das cidades escolhidas. Os desenhistas (designers)  prestaram atenção no meio ambiente e nos aspectos culturais. Confira! 
  
Divisão político-geográfica do Brasil 

O Brasil é um país com enorme extensão territorial, com uma área de 8.514.876 km², sendo seu território dividido em  5 Regiões Geográficas, formadas pelos estados  da federação  com  objetivos  de  facilitar  as interpretações estatísticas, implantar e gerir   funções públicas de interesse comum e orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela divisão regional do território brasileiro. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como:  semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos.

Muitas divisões regionais do território brasileiro foram feitas ao longo da história, mas está em vigor a divisão estabelecida em 1970, que estabelece as cinco regiões oficiais: Norte, onde fica a floresta amazônica e sua rica diversidade humana e ambiental;  Nordeste onde fica a Bahia, o nosso estado; Centro-Oeste, com seu rico bioma - o Pantanal, e a capital do Brasil – Brasília;  Sudeste, onde fica o estado mais rico do país – São Paulo;  e a Região Sul, com a sua bela floresta de araucárias, um dos biomas do Brasil.

Divisão Político-Administrativa do Brasil 

Por ser um país de grande extensão territorial e proporções continentais, além das regiões, houve uma divisão de governos, sendo eles: federal, estadual e municipal. Assim surgiram os Estados e os municípios, para facilitar sua administração e organização política.

Os Estados são também conhecidos  como Unidades da Federação. No total, o Brasil possui 26 Estados, mais o Distrito Federal, Brasília, a capital do nosso país.  Cada estado tem a sua capital, onde são tomadas as decisões políticas e administrativas. 

Para administrar cada Unidade da Federação existe um governador, representando o Poder Executivo; e deputados estaduais, que representam o Poder Legislativo (fazem as leis estaduais). Cada município tem o seu prefeito, que representa o Poder Executivo Municipal. Tem seus vereadores que representam o Poder Legislativo Municipal (fazem as leis locais).

Para complementar a apresentação dos cartazes para os alunos, sugerimos a música Ora Bolas. O link abaixo traz a letra e o vídeo.  

Música Ora Bolas Compositor: Grupo Palavra Cantada. Clique aqui

http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/ora-bolas.html 

Ouça e baixe o áudio, também outra opção de vídeo. 
https://soongz.com/palavra-cantada/ora-bolas/525860107 


Cartazes das 12 Cidades-sede dos Jogos da Copa do Brasil 2014 

nas  5 Regiões Geográficas. Significados dos desenhos 

(clique na imagem para ampliar)

Cidade-sede na Região Norte - Manaus


Manaus: através de duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol Manaus mostrará que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza. A Amazônia está bem representada, através da representante do maior bioma do planeta. 



Cidades-sede na Região Nordeste: 

Salvador, Recife, Natal e Fortaleza





Salvador: o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, transformou-se 
em trave de futebol, com  uma bola estufando a rede que o envolve.


Recife: o pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado de Pernambuco.  Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo “ferver”.


Natal:  o verde das matas, o amarelo das areias escaldantes, o azul do mar. Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento. 
No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, 
na Praia de  Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar.


Fortaleza: uma bola que sai como se fosse lançada a partir do estádio do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014.

Cidades-sede na Região Centro-Oeste: 
Brasília e Cuiabá


Brasília (DF, atual capital do Brasil): a imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial. 
As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remetem à presença dos cinco continentes na Copa. 
O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste.

Cuiabá: O TUIUIÚ,  ave símbolo do Pantanal, um dos biomas representativos da bio-diversidade brasileira, é o grande destaque.

Cidades-sede na Região Sudeste
Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte


Rio de janeiro: o pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol”.  A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, vencedores do concurso.


São Paulo: o caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado com imagem que reflete uma metrópole com milhares de pessoas que  vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol.


Belo Horizonte (BH): a  Igreja de São Francisco de Assis,  que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque. No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola.

 Cidades-sede na Região Sul: 
Curitiba e Porto Alegre



Curitiba: a  Araucária, árvore símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba.



Porto Alegre: um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam o pôster de Porto Alegre.

Adaptação de autoria da Profa. Claudia Martins, baseada na Fonte original:  http://www.testosteronasports.blog.br/2012/11/26/cartazes-das-cidades-sedes-da-copa-do-mundo-de-2014/


Desenhos e Biografia  de Romero Brito, 
 Artista Oficial da Copa do Brasil 2014




 Biografia de Romero Brito 


Romero Britto é um artista plástico brasileiro, com destaque na escultura, pintura e na serigrafia, que começou sua carreira no mundo do grafite

Nascido na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil, no dia 6 de outubro de 1963, vive em Miami, Estados Unidos.   

Seus traços e cores, a alegria e as cores fortes de sua arte são inconfundíveis, e, segundo ele, representam a amizade, a humanidade e a união de milhões de pessoas em todo o planeta.

Romero Brito foi eleito pela Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) Embaixador da Copa do Mundo de 2014. Ele já trabalha com a Fifa há algum tempo e deu cores especiais ao mundial disputado na África do Sul há quatro anos atrás (2010). Um dos mais influentes artistas da contemporaneidade é um bom exemplo de como o futebol, o esporte das multidões, caminha de mãos dadas com a cultura.  

A Copa do Mundo é um evento esportivo que reúne os maiores artistas da bola, mas também mobiliza bilhões de torcedores nos quatro cantos do globo, artista de diversas áreas: músicos, atores, dançarinos e diversas personalidades culturais internacionalmente famosas, que contribuem para valorizar o espetáculo.  "É uma honra compartilhar o meu trabalho com tantas pessoas do mundo inteiro", comenta Britto. "É emocionante saber que nesta vida verei a minha cidade ser palco da Copa do Mundo." Diz ele.

De origem pobre, aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de artistas de Hollywood.  

Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Na Europa conheceu lugares novos e a arte que só conhecia pelos livros. 

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro: "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."


Países Participantes e Seus Grupos 






Mapas-Múndi: Continentes Onde se Localizam os 
Países  Participantes  e Suas  Bandeiras

Selos Oficiais das Cidade-sede (Correio do Brasil)


Atividades

1. Observe o mapa político-regional do Brasil. Identifique o estado e  a Região Geográfica onde você vive. 
2. Nos mapas múndi identifique os países participantes e os continentes onde se localizam. 
3. Escreva uma carta convidando um conhecido para assistir um jogo, em uma das cidades-sede. Não esqueça de comprar e colocar o selo oficial.  
4. Escolha o cartaz que você mais gostou e escreva um texto sobre o tema.
5. Leia a biografia do artista plástico brasileiro  Romero Brito. Observe seus desenhos, suas cores fortes, vivas e alegres. Escreva um pequeno texto sobre o artista e sua obra. 
6. Qual foi o desenho de  Romero Brito, que você mais gostou? Tente reproduzir um igualzinho. Sucesso !

Regiões e estados do Brasil


Amplie seus conhecimentos. Saiba mais. Clique nos links abaixo:  

Blog Saberes da África    (antigo Blog Serravalle na África do Sul)


Projeto Copa do Mundo Brasil 2014. Mapas e Cartazes das Cidades-sede. Site da FIFA. Fair Play: vocabulário e músicas da Copa. Poesia Jogo de Bola, de Cecília Meireles. Atividades



Sites pesquisados


Blog Saberes da África (antigo blog  Serravalle na África do Sul)
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/05/projeto-copa-do-mundo-brasil-2014-mapas.html

Regiões Brasileiras
Regiões do Brasil
Os Estados Brasileiros
http://www.escolakids.com/os-estados-brasileiros.htm

Os 12 Posters das cidades-sede da copa
http://www.testosteronasports.blog.br/2012/11/26/cartazes-das-cidades-sedes-da-copa-do-mundo-de-2014/

Todas as imagens são do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.