domingo, 20 de abril de 2014

A Páscoa pelo mundo. Como os diferentes povos cristãos celebram a Páscoa nos vários continentes

Ressurreição de Cristo,por Rafael (1499-1502),
Museu de Arte de São Paulo, Brasil


A Páscoa é uma comemoração  cristã, que expressa  a crença de que  Jesus morreu e ressuscitou no terceiro dia, segundo  relato do Novo Testamento, um conjunto de livros da Bíblia Sagrada. A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica pela data e também por muitos dos seus simbolismos centrais.
O termo "Páscoa" deriva do latim Pascha e do grego bíblico  Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesa ou Pesach) - a Páscoa Judaica.  
A celebração da Páscoa varia  entre os cristãos do mundo inteiro e incluem missas matinais, trocas de ovos de Páscoa, que eram, originalmente, um símbolo do túmulo vazio, além   do cumprimento pascal, como por exemplo: Feliz Páscoa !  Muitos outros costumes passaram a ser associados à Páscoa e são observados por cristãos e não cristãos, como a caça aos ovos, o coelho da Páscoa a Parada da Páscoa, além de grande  variedade de pratos típicos.  
Veja como a páscoa é celebrada em várias partes do mundo cristão. Observe as imagens. Leia os textos. Feliz Domingo de Páscoa ! 
1. Finlândia -  Na Finlândia, um país escandinavo, situado no extremo norte da Europa, a Páscoa se parece um pouco com o que costumamos ver no Halloween – as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedindo guloseimas.
2. Grécia - Na Grécia, país situado no sul da Europa,  os ovos de chocolate foram trocados por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradição, o ovo simboliza vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Quem for o último a ter o ovo rachado, diz-se, vai ter sorte durante o próximo ano, segundo diz a lenda.
3. Escócia: país situado na Ilha da Grã- Bretanha, no oeste da Europa, e  um dos quatro países que formam o Reino Unido,  uma das diversões é brincar com ovos cozidos e coloridos.  Eles rolam os ovos ladeira abaixo e ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar. As crianças adoram a brincadeira. Observe! 
4. Guatemala - As celebrações da Páscoa na Guatemala, país situado  na América Central,  são culturais com trajes tradicionais alegres, com máscaras e carpetes de flores coloridas, sobre os quais as pessoas caminham para chegar à igreja. As ruas das cidades também são cobertas por incenso e seculares rituais  acontecem no período. 
5. Índia: país situado no continente asiático -  Na Páscoa os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.
6. Alemanha: país situado na parte central da Europa. A Páscoa na Alemanha   é um grande evento, onde se comemora  o feriado e  a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes. Eles fazem furinhos nos ovos para esvaziá-los,  pintam com cores fortes e os enfeitam com papel crepom. O Senhor Volker Kraft, um alemão de 76 anos de idade,  colecionou 10 mil ovos de Páscoa, que foram   usados para decorar uma macieira no seu jardim,  atraindo milhares de visitantes.
7. França: país situado no Sul da Europa -  Na França, em Bessières (Haute Garonne) e também em Mazeres (Ariège), desde 1973, na Segunda-feira de Páscoa,  os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante da Páscoa confeccionam uma omelete com 15.000 ovos. 
8. Bermudas: uma pequena ilha do Caribe, na América Central.  Em Bermuda, a Páscoa é alegremente celebrada empinando pipas na sexta-feira para representar a ascensão de Cristo ao céu.


9. Polônia: país situado na parte central da Europa -  Na polônia, o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso Pão da Páscoa. Isso porque, segundo a tradição, se ele ajudar, o seu bigode vai ficar cinza (!?) e a massa não dá certo.
10. Austrália: país situado na Oceania  - Na Austrália não é o coelhinho que traz os ovos de chocolate. Lá é um marsupial: o bilby,   um animal nativo da Austrália, ameaçado de  extinção. Tem excelente olfato e capacidade de audição; focinho  longo e orelhas grandes, que  fazem lembrar as do coelho.  Essa troca aconteceu porque lá  os coelhos são vistos como uma praga. Em 1860,  um britânico trouxe da Inglaterra 24 coelhos para  praticar seu hobby preferido: caçar coelhos. Como os coelhos são famosos pela sua capacidade de reprodução, esses 24 coelhos em 10 anos se transformaram em uma praga que até hoje não foi controlada na Austrália.    Esta semelhança e a natureza destrutiva dos coelhos, inspiraram na Austrália a adaptação da história do Coelho da Páscoa para o Bilby da Páscoa, a fim de sensibilizar as crianças para a proteção da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.