A tartaruga está sendo ameaçada de desaparecer no mundo inteiro. Neste post você irá conhecer as dez espécies mais incomuns, ou seja, as mais bizarras e estranhas do mundo.
No final, acesse o link original para ler o texto sobre as tartarugas mais bizarras e as dez espécies mais ameaçadas de extinção. Bons estudos !
10. A tartaruga espinhosa
Essa espécie é encontrada apenas no sudeste da Ásia, onde é caçada para servir de alimento naquele populoso continente. Por isso está desaparecendo.
O casco dessa tartaruga possui a forma de uma engrenagem, com um conjunto de espinhos mais altos ao redor da borda. Em espécimes mais jovens, esses picos são mais nítidos, mas vão se tornando mais arredondados com a idade.
Essas estruturas afastam os predadores. Os espinhos também atuam como camuflagem, disfarçando a tartaruga no meio de folhas secas, juntamente com a cor marrom.
9. Tartaruga chinesa de carapaça mole
Essa tartaruga é nativa da China, Japão, Taiwan, norte do Vietnã e leste da Rússia. Tem casco mole. Ela elimina urina pela boca, o que não foi observado antes em qualquer outro animal. Essa capacidade estranha permite que as tartarugas sobrevivam em água salgada, porque, desta forma, ela não perde tanto líquido de seu corpo e não há necessidade de substituí-lo constantemente.
8. Tartaruga do Rio Mary
Essa espécie de tartaruga é encontrada exclusivamente no Rio Mary, em Queensland, na Austrália. Sua cor pode variar: existem tartarugas vermelhas, rosas, marrons ou pretas. A cabeça é pequena, enquanto a cauda é extremamente longa quando comparada com o seu corpo. Seu rabo pode chegar a ter o mesmo comprimento do seu próprio corpo.
Essa espécie passa a maior parte de sua vida no rio, por isso, as algas (como as que você vê na foto) crescem em seu corpo, servindo, inclusive, para camuflagem, ajudando a defendê-las dos predadores. As algas na cabeça, geram uma espécie de cabelo muito moderno. Isso resultou no apelido de “tartaruga punk rock”, para essa espécie.
7. A tartaruga espinhosa de casca mole
Possuem uma aparência única, com uma cabeça triangular e uma carapaça lisa, redonda e coberta de manchas negras. Essas manchas são bem visíveis em tartarugas jovens, mas desaparecem com a idade. A tartaruga possui um nariz longo e fino, e pequenas estruturas no formato de cones na parte frontal do casco.
6. A tartaruga pescoço de cobra
Encontrada nos lagos da Austrália, a tartaruga pescoço de cobra recebe esse nome devido ao seu pescoço extremamente longo. As tartarugas australianas ganharam o nome de pescoço de cobra também por causa do odor que exalam quando se sentem ameaçadas.
5. A tartaruga-mapa de calombos pretos
Essa espécie pertencente ao gênero Graptemys é conhecida como tartarugas-mapa. Entre elas, estão as Graptemys nigrinoda, uma espécie de pequena tartaruga aquática encontrada nos rios de água doce dos estados de Mississippi e Alabama, nos Estados Unidos.
4. A tartaruga de cabeça grande
Os exemplares desta curiosa espécie de tartaruga são encontrados no Sudeste Asiático. Sua característica mais evidente é a sua enorme cabeça. Além disso, os animais possuem um casco inclinado e liso de cor marrom.
3. A tartaruga nariz de porco
Originária da ilha de Nova Guiné e da Austrália (Oceania), a tartaruga nariz de porco é a única espécie de água doce que possui nadadeiras, tal como as tartarugas marinhas (de água salgada). Sua característica mais notável, entretanto, é o seu nariz, que se assemelha ao de um porco.
2. A tartaruga de barriga vermelha e pescoço curto
São encontradas na Austrália e em Papua Nova Guiné (Oceania). Seu casco possui a cor laranja nas bordas e na parte de baixo (a coloração é muito mais brilhante em tartarugas mais jovens). A cor desbota à medida que envelhecem, mas as tonalidades alaranjadas ainda podem ser vistas claramente em adultos.
1. A tartaruga africana de capacete
São nativas do continente africano e possuem uma grande distribuição desde Gana, no noroeste da África Subsaariana, até a Cidade do Cabo, na África do Sul, extremo sul do continente. As tartarugas também podem ser encontradas na ilha de Madagascar e até na Península Arábica.
Os exemplares desta espécie produzem um odor forte a partir de suas quatro glândulas especializadas nesta função, localizadas próximas às suas patas. O cheiro é intolerável para cavalos e seres humanos. Quando as fêmeas põem ovos, elas selecionam o local mais adequado e, em seguida, urinam na região para amaciar o solo, tornando mais fácil o ato de cavar.
Bônus: A tartaruga alada indiana
Elas possuem duas pequenas estruturas embaixo de seu casco que são semelhantes a asas – daí a origem do seu nome comum. O mais peculiar, no entanto, é a sobra de pele que os indivíduos apresentam embaixo de seus cascos, que cobre seus membros quando eles estão retraídos.
Agora, conheça as Dez espécies de tartaruga mais ameaçadas de extinção, no mundo.
Essa tartaruga minúscula – COM cerca de 10 centímetros de comprimento – vive no
leste dos EUA. Os prados e outros pequenos pântanos de
seu habitat natural desapareceram. Hoje, existem apenas algumas pequenas populações dispersas dessa
espécie.
Clique no link abaixo para conhecer todas:
Vamos praticar ? Atividades
1) Quais foram as três espécies de tartarugas mais bizarras para você ? Escreva uma pequena historinha sobre cada uma delas. Não esqueça de desenhar as escolhidas. 2) Cite as três espécies de tartarugas mais ameaçadas de extinção no mundo. Tente desenhá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos palavrões nem ofensas.