domingo, 22 de outubro de 2017

Guepardo é o animal mais veloz da Terra, podendo alcançar velocidades que ultrapassam Usain Bolt, mas pode desaparecer da natureza até 2030. Diferenças entre o guepardo e o leopardo. Atividades

Este  post  foi inspirado na matéria publicada no Site Globo.com – Natureza, datada de 12/06/2013, sob o título:  Guepardo tem quatro vezes a 'força de arranque' de Usain Bolt, diz estudo. Começaremos  dando informações sobre esse animal. Espero que o meu público goste, aprove e compartilhe. Obrigada.



CONHEÇA O  GUEPARDO 

O guepardo  é um animal da família dos felídeos/ Felidae  (felinos), sendo considerado o mais rápido de todos os animais terrestres.  É também conhecido pelos nomes de chita, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana. É muito parecido fisicamente com o LEOPARDO.  

De corpo elegante e esguio, pernas longas, cabeça pequena e pelagem amarelo-clara com pintas pretas, seu  habitat é a savana. Vive na África e Ásia (península Arábica e sudoeste da Ásia). 

Segundo o Dicionário do Aurélio (1986, p. 768), os felídeos (felinos) são animais mamíferos, carnívoros, da família Felidae, digitígrados, de cauda longa, unhas afiadas e retráteis, dentes molares e pré-molares cortantes, e línguas cobertas de papilas córneas. São os  leões, os tigres, as onças  e os gatos em geral.  

DIGITÍGRADO -  animal  que anda sobre os dedos, como os gatos, os cães e a maior parte dos mamíferos, com exceção dos humanos, ursos e poucos outros. Digitígrados geralmente movem-se mais rápido e mais silenciosamente do que os outros tipos de animais.
Retrátil = que se retrai ou se pode retrair. 

O guepardo  é  muito veloz, atingindo de 110 a 120 km/h, em curtos períodos, correndo. O guepardo adulto pesa de 21 a 72 kg. Tem  altura  entre 66 a 94 cm, e período de gestação de  90 a  98 dias (três meses). Tem cabeça pequena, aerodinâmica e a coluna incrivelmente flexível, que facilitam   na hora da perseguição da caça. 


As almofadas de suas patas  têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade. Sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada guepardo  pode ser identificado pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda.  

O GUEPARDO é um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de táticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla. Consegue atingir velocidades de 115 km/h, por curtos períodos de cada vez (até 500 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres.

Assista ao vídeo de 8:15 de duração,  do NatGeo Wild -  Mundo Natureza, intitulado:  
O animal mais veloz do mundo: O Guepardo. Disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=3MPv1n5HXKg            Acesso em 22/10/2017

Segundo a matéria do Site Globo.com - G1 Natureza, pesquisadores descobriram que os GUEPARDOS podem correr duas vezes mais rápido que o campeão olímpico USAIN BOLT em um "pique". Eles mediram a energia produzida pelo músculo do GUEPARDO em comparação com o tamanho de seu corpo e fizeram o mesmo cálculo para Bolt. Descobriram, então, que o GUEPARDO tem quatro vezes a força de arranque do atleta. 

Esse poder de acelerar rapidamente - não apenas de atingir velocidade - é a chave do sucesso do guepardo como caçador, disse Alan Wilson, cientista que liderou o estudo. Ele é professor de biomecânica da locomoção no Royal Veterinary College da Universidade de Londres.

"Capturar a presa parece depender de manobras", disse. "É essencial ziguezaguear, se abaixar e mergulhar."

Para obter os dados, Wilson e seus colegas colocaram coleiras especiais de GPS em cinco animais em Botsuana, país africano. Eles mediram as velocidades dos guepardos, que atingiram até 93 quilômetros por hora. Wilson relatou que a maioria das caçadas é feita a uma velocidade moderada, de cerca de 48 quilômetros por hora, mas com incríveis "largadas", "paradas" e "viradas". O modo como os guepardos giram e viram enquanto correm é "incrível", disse.

O Guepardo pode desaparecer  da natureza até 2030

Segundo a publicação do Globo.com - G1 Natureza, publicada em 22/04/2013, o guepardo sobreviveu às transformações do planeta durante quatro milhões de anos, mas em poucas décadas o homem o fez entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção, ao reduzir seu espaço vital.

Segundo especialistas e a organização não-governamental Fundo de Proteção do Guepardo, com sede na Namíbia (África), dos 100 mil indivíduos distribuídos entre África e  Ásia, no início do século 20, restam apenas 10 mil na vida selvagem.

Se nada for feito para evitar a fragmentação de seu habitat, considerado o principal obstáculo para a sobrevivência da espécie, esses animais podem desaparecer da natureza até 2030, segundo estudos.

Ao contrário de outras espécies ameaçadas, como elefantes e rinocerontes, o guepardo não é ameaçado por caçadores ilegais, mas está menos preparado para viver em um mundo onde os territórios selvagens diminuem ano após ano.

Estima-se que na África, 90% dos guepardos vivam fora das áreas naturais administradas pelo homem, o que os deixa à mercê de tiros dos fazendeiros, que usam armas de fogo para defender seu gado.

Vamos praticar?  O que podemos fazer para evitar que certas especies animais desapareçam ?  Quais as atitudes que devemos ter no nosso dia-a-dia para conservar o meio ambiente? Discuta com seus colegas  e seus familiares. 

DIFERENÇAS ENTRE O GUEPARDO E O  LEOPARDO 

Embora parecidos, existem várias diferenças físicas entre esses dois integrantes da família dos felinos, mas também muitos pontos em comum. Tanto o LEOPARDO (PANTHERA PARDUS) quanto o GUEPARDO (ACINONYX JUBATUS) têm um estilo de vida solitário e uma longevidade média de 12 anos em cativeiro.

A gestação dos filhotes das duas espécies dura por volta de três meses, mas as ninhadas do guepardo costumam ser mais numerosas (até oito filhotes) do que a dos leopardos (no máximo quatro). Apesar das semelhanças, leopardos e guepardos não acasalam entre si”.

Tamanho e porte físico: podendo chegar a 1,7 metro, o leopardo costuma ser maior e mais pesado do que o guepardo, que, em média, não ultrapassa 1,5 metro. O leopardo é mais musculoso e o guepardo é esguio, e de pernas mais longas. Quanto ao tamanho da cabeça em relação ao corpo,  o leopardo tem a cabeça maior. O leopardo salta muito, enquanto o  guepardo é mais veloz.

MANCHAS NA PELE - de longe, os dois parecem ter a mesma pelagem, mas de perto, dá para ver que as manchas do leopardo são no formato de rosetas — círculos irregulares — “vazias” no centro. Já as manchas do guepardo são pontos pretos arredondados ou ovalados. Além disso, o guepardo tem um risco preto marcante entre os olhos e a boca, diferente do  leopardo que não tem.

HABILIDADES - só o leopardo tem a habilidade de subir em árvores, para onde leva até a carcaça de suas vítimas, evitando a disputa com outros carnívoros, como os leões. Exceto quando jovem, o guepardo não possui essa habilidade, mas também tem seus truques: ao contrário da maioria dos felinos, as garras do guepardo não são retráteis.

HÁBITAT - tanto o guepardo como o leopardo habitam regiões de savanas, vegetação tipicamente africana, onde são encontradas poucas árvores e muito arbusto e mato rasteiro. A diferença é que o guepardo só vive nas savanas, enquanto o leopardo é uma espécie adaptada também a outros tipos de hábitats. Ele pode ser encontrado em regiões de florestas tropicais e áreas mais montanhosas.

ATAQUE na caçada.  Cada um tem uma tática. O leopardo ataca à noite, enquanto o guepardo prefere o amanhecer ou o entardecer. O leopardo dá saltos de 6 metros de distância e usa essa “arma” para capturar gazelas, zebras, antílopes...  Já o guepardo conta com um arranque muito veloz para atacar suas vítimas: ele atinge até 120 km/h, enquanto o leopardo tem velocidade média de 58 km/h.

SUBESPÉCIES - o guepardo é uma espécie única de felino, sem “parentes diretos”, enquanto  existem cerca de 20 subespécies de leopardo. As mais conhecidas são a pantera-negra (Panthera pardus melas), que tem o corpo todo preto, e o leopardo-siberiano (Panthera pardus orientalis), que vive na Rússia.

Vamos praticar?  Desenhe um leopardo e um Guepardo. Escreva suas principais diferenças e caracterísitcas. 
Faça uma pesquisa sobre a vegetação de savana.  

Texto adaptado das fontes indicadas em sites pesquisados. 

                                           Rinoceronte indiano. Imagem 
                                                       Elefante africano. Imagem 
                                                                 Leopardo
                                                                 Guepardo Jovem 
                                                  
                                                  Guepardo na árvore. Observe os rostos
A fêmea GUEPARDO com seus filhotes

Sites pesquisados
Globo.com - G1 Natureza, publicada em 12/06/2013. Acesso em 22/10/17 
wikipedia          https://pt.wikipedia.org/wiki/Acinonyx_jubatus
https://pt.wikipedia.org/wiki/Digit%C3%ADgrado
Nat Geo Wil – Mundo Natureza. Vídeo: o animal mais veloz do mundo: O Guepardo. Disponível em:      https://www.youtube.com/watch?v=3MPv1n5HXKg
Mundo Estranho. Diferença entre leopardo e guepardo
https://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/qual-a-diferenca-entre-leopardo-e-guepardo/
Novo Dicionário do Aurélio. Editora Fonteira, 2a. Edição, Rio de Janeiro, 1986, p. 768,
Todas as Imagens são do Google


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.