O Fio de contas ou enfiamento é um recurso de apoio para o ensino da
Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, como somar,
subtrair e resolver situações problemas em duplas, trios, quartetos etc.
A partir da
confecção de colares de contas muitas atividades podem ser desenvolvidas com os
alunos, que irão trabalhar também a coordenação olho-mão, ao enfiar
as contas no cordão.
Aprenderão contar brincando de construir o seu próprio colar. Depois o professor pode fotografá-los enfeitados com seus colares e fazer um painel para expor na sala de aula.
Aprenderão contar brincando de construir o seu próprio colar. Depois o professor pode fotografá-los enfeitados com seus colares e fazer um painel para expor na sala de aula.
Noções de Dezena e Números Amigos - Para ensinar noções de dezena, por exemplo, o colar de contas ou miçangas pode ser um ótimo recurso.
Inicialmente, os alunos podem construir individualmente, um colar com 10 contas ou miçangas ou botões coloridos, de duas cores ou mais, que depois reproduzirão no caderno (pode usar massinha de modelar caseira).
Os Números Amigos do 10 - são os
dois números que somados dão 10 (5+5; 4+6; 3+7; 1+9; 8+2...). Através dos
números amigos, os alunos exercitam o calculo mental, e o fio de contas poderá ser um grande aliado.
Peça para as crianças fazerem as contas de quantas bolinhas irão precisar. Experimente! Sucesso!
Peça para as crianças fazerem as contas de quantas bolinhas irão precisar. Experimente! Sucesso!
Material para fazer seu colar:
1) pérolas ou miçangas em tamanhos variados ou não; 2) fio de nylon ou linha para colares; 3) fecho de colar (pode dar um nó no final);
4) tesoura; 5) muita paciência para suportar a bagunça e o barulho das pérolas rolando no chão (risos).
4) tesoura; 5) muita paciência para suportar a bagunça e o barulho das pérolas rolando no chão (risos).
Aprenda a fazer miçangas com massa de modelar caseira. Clique no link. Procure na parte sequencias em matemática: http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
O que é ábaco? A primeira calculadora da História
Menina fazendo cálculos no ábaco |
É um
instrumento que serve para fazer cálculos. O ábaco é bem antigo e começou a
ser usado pelos babilônios entre 2700–2300 a.C., tendo sido usado também na Índia, Mesopotâmia e Egito.
Foi a primeira calculadora usada pelo homem, sendo aperfeiçoada pelos chineses, para facilitar a realização de contas mais complexas. Quem tinha habilidade para trabalhar com o ábaco calculava com a mesma rapidez de quem usa calculadora digital nos dias atuais. Ainda hoje é utilizado em alguns lugares do mundo.
Foi a primeira calculadora usada pelo homem, sendo aperfeiçoada pelos chineses, para facilitar a realização de contas mais complexas. Quem tinha habilidade para trabalhar com o ábaco calculava com a mesma rapidez de quem usa calculadora digital nos dias atuais. Ainda hoje é utilizado em alguns lugares do mundo.
O
primeiro ábaco foi feito numa pedra lisa coberta por areia ou pó, onde desenhava-se palavras e letras, e depois os números. Mais tarde foram acrescentadas bolas de pedra para fazer os cálculos.
O ábaco
possui fios paralelos, contas e arruelas deslizantes, sendo composto por dez colunas. Para fazer os cálculos deve-se começar da esquerda para a
direita.
As varetas na posição horizontal significam as casas decimais, unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.
As varetas na posição horizontal significam as casas decimais, unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.
Os japoneses chamam o ábaco de SOROBAN e os russos de TSCHOTY. No ábaco os cálculos são realizados mentalmente. Atualmente os
comerciantes da Ásia continuam usando o ábaco. Também nas
escolas asiáticas é utilizado para o ensino, inclusive para crianças cegas.
1.Reúna seus colegas de turma. Divida-os em cinco grupos para fazer um total de 20 colares. Quantos colares cada grupo irá fazer? Mãos à obra!
2. Leia a história do ábaco, a primeira calculadora da história. Elabore 5 perguntas com as respostas sobre o assunto. 3. Observe os números de enfiar na figura. Escreva os números que você conseguiu reconhecer: ...............................
Referência (sites pesquisados)
Sequencias em matemática
http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
Gonçalves, Henrique. sete Pinceladas
http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/11/jogos-matematica-1c2baano.pdf
http://www.c-f-p-a.info/RECURSOS/MATEMATICA/enfiamentos_3_.pdf
Matemática primeiros anos_vdct
http://pt.slideshare.net/Alvesana/matematica-primeiros-anosvdct
O que é ábaco http://www.o-que-e.com/o-que-e-abaco/
Todas as imagens são do Google
Gonçalves, Henrique. sete Pinceladas
http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/11/jogos-matematica-1c2baano.pdf
http://www.c-f-p-a.info/RECURSOS/MATEMATICA/enfiamentos_3_.pdf
Matemática primeiros anos_vdct
http://pt.slideshare.net/Alvesana/matematica-primeiros-anosvdct
O que é ábaco http://www.o-que-e.com/o-que-e-abaco/
Todas as imagens são do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos palavrões nem ofensas.