O Fio de contas ou enfiamento é um recurso de apoio para o ensino da
Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, como somar,
subtrair e resolver situações problemas em duplas, trios, quartetos etc.
A partir da
confecção de colares de contas muitas atividades podem ser desenvolvidas com os
alunos, que irão trabalhar também a coordenação olho-mão, ao enfiar
as contas no cordão. Aprenderão contar brincando de construir o seu próprio colar. Depois o professor pode fotografá-los enfeitados com seus colares e fazer um painel para expor na sala de aula.

Material para fazer seu colar:

4) tesoura; 5) muita paciência para suportar a bagunça e o barulho das pérolas rolando no chão (risos).
Aprenda a fazer miçangas com massa de modelar caseira. Clique no link. Procure na parte sequencias em matemática: http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
O que é ábaco? A primeira calculadora da História
![]() |
Menina fazendo cálculos no ábaco |
É um
instrumento que serve para fazer cálculos. O ábaco é bem antigo e começou a
ser usado pelos babilônios entre 2700–2300 a.C., tendo sido usado também na Índia, Mesopotâmia e Egito. Foi
a primeira calculadora usada pelo homem, sendo aperfeiçoada pelos chineses, para facilitar a realização de contas mais complexas. Quem tinha habilidade para trabalhar com o ábaco calculava com a mesma rapidez de quem usa calculadora digital nos dias atuais. Ainda
hoje é utilizado em alguns lugares do mundo.
O
primeiro ábaco foi feito numa pedra lisa coberta por areia ou pó, onde desenhava-se palavras e letras, e depois os números. Mais tarde foram acrescentadas bolas de pedra para fazer os cálculos.

Os japoneses chamam o ábaco de SOROBAN e os russos de TSCHOTY. No ábaco os cálculos são realizados mentalmente. Atualmente os
comerciantes da Ásia continuam usando o ábaco. Também nas
escolas asiáticas é utilizado para o ensino, inclusive para crianças cegas.
1.Reúna seus colegas de turma. Divida-os em cinco grupos para fazer um total de 20 colares. Quantos colares cada grupo irá fazer? Mãos à obra!
2. Leia a história do ábaco, a primeira calculadora da história. Elabore 5 perguntas com as respostas sobre o assunto. 3. Observe os números de enfiar na figura. Escreva os números que você conseguiu reconhecer: ...............................
Referência (sites pesquisados)
Sequencias em matemática
http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
Gonçalves, Henrique. sete Pinceladas
http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/11/jogos-matematica-1c2baano.pdf
http://www.c-f-p-a.info/RECURSOS/MATEMATICA/enfiamentos_3_.pdf
Matemática primeiros anos_vdct
http://pt.slideshare.net/Alvesana/matematica-primeiros-anosvdct
O que é ábaco http://www.o-que-e.com/o-que-e-abaco/
Todas as imagens são do Google
Gonçalves, Henrique. sete Pinceladas
http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/11/jogos-matematica-1c2baano.pdf
http://www.c-f-p-a.info/RECURSOS/MATEMATICA/enfiamentos_3_.pdf
Matemática primeiros anos_vdct
http://pt.slideshare.net/Alvesana/matematica-primeiros-anosvdct
O que é ábaco http://www.o-que-e.com/o-que-e-abaco/
Todas as imagens são do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos palavrões nem ofensas.