domingo, 3 de novembro de 2013

A Bruxa que Roubou o Sol. Atividades de Interpretação de texto

O livrinho de  literatura infanto-juvenil,  de 16 páginas, intitulado  A Bruxa que roubou o Sol, de autoria  de Marina Monteiro Cardoso, publicado em 1995, pela    Editora FTD,  é um excelente recurso didático para trabalharmos  noções de astronomia com os alunos. Mostrar a importância do Sol para a vida, seu papel na natureza;  a  Lua, as estrelas, os astros,  de uma forma lúdica e interessante. Estudar e aprender sobre os raios, os trovões, a chuva, tempestades...
A sinopse  da historinha é a seguinte: 

O Sol brilhando e refletindo nas águas
 Era uma vez uma floresta encantada, onde viviam animais, gnomos, fadas,  aves e todos os habitantes da mata. Todos eram muito felizes - todos, menos a bruxa malvada. Um dia, ele teve uma ideia. Decidiu roubar o Sol,  que é a fonte de tanta luz e alegria. Esperou que ele adormecesse e o prendeu em uma caixinha.  Então, a noite ficou interminável, veio o frio e a tristeza. As fadas se reuniram e perceberam o que tinha acontecido. Libertaram o Sol e expulsaram a bruxa para bem longe. E tudo voltou a ser como antes. 
Agora vamos à história, sem demora !



O Sol nascendo lentamente entre os galhos das árvores. O dia amanhecendo 

Gruta escura e fria, onde  a bruxa vivia 
Chuva, tempestade e raios em Londres, Inglaterra (imagens do Big Ben)
Trovões, raios e tempestades (Londres, Inglaterra, área do Big Ben)

O Poente (o Sol se pondo, diminuindo de tamanho até se esconder)
O  brilho majestoso da Lua   iluminando a noite e  refletindo nas águas
Noite  alegre e bonita iluminada pela Lua e pelas estrelas 

Fonte: Professora  Márcia Lucia,  3.º Ano Vespertino. Jaraguá do Sul, município brasileiro do Estado de Santa Catarina, Região Sul do  Brasil.  Abril de 2013. Disponível em:  http://www.slideshare.net/MarisaCesconetto/o-bruxa-que-roubou-o-sol

Imagens do Google acrescentadas pela Professora Claudia Martins. Salvador/Bahia, Novembro de 2013. 

Atividades de Interpretação  de texto

1. Qual o título da história?  Como se chama a autora?  Em que ano e por qual editora o livrinho foi publicado?  Quantas páginas tem?
2.Vamos localizar a historinha no espaço geográfico: em  que lugar  acontece  a narrativa  ? Quem eram os habitantes do lugar?
3.Agora vamos localizar no tempo: qual a expressão usada para indicar o tempo em que ocorre a narrativa?
4. Descreva como viviam os habitantes do lugar.  
5. Como era o nascer do Sol?
6. Quem era a vilã da história?  Descreva como ela vivia.
7. A vilã da história resolveu roubar o Sol. Descreva como o roubo aconteceu.
A última frase do texto registra a tristeza da Lua e das Estrelas, com o desaparecimento do Sol. Elas dizem: Venha logo, não aguentamos mais !
8. Escolha a alternativa correta.
 Esta é uma frase:           ______  a) exclamativa;                 ______ b) interrogativa
Como o Sol não apareceu, a Lua e as Estrelas tiveram que trabalhar muito para a noite acabar e nascer um novo dia. Elas ficaram muito cansadas e suplicavam pela volta do Sol.  Você acha que o Sol voltou?
9. Escreva  uma nova historinha contando sobre a volta do Sol roubado, de acordo com a  sua imaginação. Não esqueça de ilustrar com belos desenhos ou figuras.  Bom trabalho !

Um comentário:

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.