O livrinho de literatura infanto-juvenil,
de 16 páginas, intitulado A Bruxa que roubou o Sol, de autoria de Marina Monteiro Cardoso, publicado em 1995, pela Editora FTD, é um excelente recurso didático
para trabalharmos noções de astronomia com os alunos. Mostrar
a importância do Sol para a vida, seu papel na natureza; a Lua, as estrelas, os
astros, de uma forma lúdica e interessante. Estudar e aprender sobre os raios, os trovões, a chuva, tempestades...
A sinopse da
historinha é a seguinte:
O Sol brilhando e refletindo nas águas |
Era uma vez uma floresta encantada, onde viviam
animais, gnomos, fadas, aves e todos os habitantes da mata. Todos eram muito felizes - todos, menos a bruxa
malvada. Um dia, ele teve uma ideia. Decidiu roubar o Sol, que é a fonte
de tanta luz e alegria. Esperou que ele adormecesse e o prendeu em uma
caixinha. Então, a noite ficou interminável, veio o frio e a tristeza. As
fadas se reuniram e perceberam o que tinha acontecido. Libertaram o Sol e
expulsaram a bruxa para bem longe. E tudo voltou a ser como antes.
Agora vamos à história, sem demora !
Agora vamos à história, sem demora !
O Sol nascendo lentamente entre os galhos das árvores. O dia amanhecendo |
Gruta escura e fria, onde a bruxa vivia |
Chuva, tempestade e raios em Londres, Inglaterra (imagens do Big Ben) |
Trovões, raios e tempestades (Londres, Inglaterra, área do Big Ben) |
O Poente (o Sol se pondo, diminuindo de tamanho até se esconder) |
O brilho majestoso da Lua iluminando a noite e refletindo nas águas |
Noite alegre e bonita iluminada pela Lua e pelas estrelas |
Fonte: Professora Márcia Lucia, 3.º Ano Vespertino. Jaraguá do Sul, município brasileiro do Estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil. Abril de 2013. Disponível em: http://www.slideshare.net/MarisaCesconetto/o-bruxa-que-roubou-o-sol
Imagens do Google acrescentadas pela Professora Claudia Martins. Salvador/Bahia, Novembro de 2013.
1. Qual o título da história? Como se chama a autora? Em que ano e por qual editora o livrinho foi publicado?
Quantas páginas tem?
2.Vamos localizar a historinha no
espaço geográfico: em que lugar acontece
a narrativa ? Quem eram os habitantes do lugar?
3.Agora vamos localizar no tempo:
qual a expressão usada para indicar o tempo em que ocorre a narrativa?
4. Descreva como viviam os
habitantes do lugar.
5. Como era o nascer do Sol?
6. Quem era a vilã da história? Descreva como ela vivia.
7. A vilã da história resolveu roubar
o Sol. Descreva como o roubo aconteceu.
A última frase do texto registra a tristeza da Lua e
das Estrelas, com o desaparecimento do Sol. Elas dizem: Venha logo, não aguentamos mais !
8. Escolha a alternativa correta.
Esta é uma frase: ______ a) exclamativa; ______ b) interrogativa
Como o Sol não apareceu, a Lua e as Estrelas tiveram
que trabalhar muito para a noite acabar e nascer um novo dia. Elas ficaram
muito cansadas e suplicavam pela volta do Sol. Você acha que o Sol voltou?
9. Escreva uma nova historinha contando sobre a volta do
Sol roubado, de acordo com a sua
imaginação. Não esqueça de ilustrar com belos desenhos ou figuras. Bom trabalho !
história pela metade
ResponderExcluir