sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Moradores de uma cidade na Noruega vêem o Sol brilhar pela primeira vez. A festa em homenagem ao brilho do Sol naquele país nórdico

Centro Premio Nobel da Paz, em Oslo, capital da Noruega. 
Aqui ficam as  biografias  de todos os ganhadores do Premio Nobel da Paz 
O Brasil é um país tropical, onde o sol brilha  quase o ano inteiro na maior parte do nosso território. Mas não é assim em algumas partes do mundo. A Noruega, por exemplo,  é um país muito frio  situado na Península Escandinávia, no extremo norte do continente europeu. Lá, o sol  não brilha o ano inteiro e o inverno é muito rigoroso, com temperaturas muito baixas, neve e um frio de doer os ossos.   Veja o que ocorreu numa cidade daquele país. 
Mapa politico da Europa 

Os moradores de uma pequena cidade na Noruega, chamada Rjukan, viveram um dia comovente que nos ensina a nunca mais deixar de comemorar o brilho do Sol.

A cidade é rodeada por montanhas e, por cerca de 6 meses ao ano, não é atingida pelos raios do sol. Nos dias mais bonitos, era possível ver apenas um céu claro e azul, mas eles nunca conseguiam ver o sol brilhar.
Tudo mudou quando um artista e morador da cidade resolveu pôr em prática uma ideia surgida há cerca de 100 anos, que jamais havia sido colocada em prática: instalar espelhos gigantes no topo de uma montanha.
Os espelhos, controlados por computador, foram instalados a cerca de 450 metros de altura, e adquiridos através de doações.


E o dia em que o sol brilhou pela primeira vez foi uma verdadeira festa. Toda a cidade se reuniu para ver o espetáculo e comemorar o grande acontecimento – o que nos faz perceber o quanto coisas aparentemente tão simples podem ser magníficas, dependendo da maneira como são percebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.