terça-feira, 23 de abril de 2013

O pantanal mato-grossense: um ecossistema único no mundo. Conheça a fauna (animais) e a flora (plantas) desse importante Bioma da Região Centro-Oeste do Brasil


Localização Geográfica

O Pantanal Mato-grossense fica  numa planície sedimentar de aproximadamente 100.000 km2.  
Localiza-se a Sudoeste (SW)  do Estado de Mato Grosso e a Noroeste (NW)  do Estado de Mato Grosso do Sul, na Região Centro Oeste do  Brasil. 
Sua área engloba o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e da  Bolívia, países da América do Sul, vizinhos do Brasil.
É uma região com altos índices pluviométricos, ou seja, chove muito. Durante a estação chuvosa, que vai de dezembro a abril, a concentração pluviométrica faz com que os rios extravasem o excesso d'água, inundando quase a totalidade da área,  devido à pequena declividade da planície do pantanal, que tem  altitudes inferiores a 200 m acima do nível do mar.

Vegetação:  a flora   e  a fauna do Pantanal do Brasil

A flora (plantas) é  formada por um conjunto de composições florísticas diversas, com predominância típica de plantas de brejo. Tem em sua constituição espécies como: buriti, mandubi e jacarandá. Também é possível identificar a  vegetação do cerrado, campos e florestas.

A Fauna (animais)   é abundante e variada, superada  apenas pelos animais existentes na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies.
No pantanal mato-grossense existe  mais de 650 espécies de aves (garças, tuiuiús, colhereiros, socos, saracuras), 80 de mamíferos (capivara, cervo-do-pantanal, ariranhas, onças, macacos), 260 tipos de peixes (dourado, piraputanga, piauçu, mato-grosso) e 50 de répteis (jacaré-do-pantanal, sucuri), além da grande diversidade de insetos.

Ameaças à biodiversidade e à sustentabilidade
Nos últimos 20 anos, essa riqueza biológica natural tem sido ameaçada pela crescente expansão agrícola e urbana, apresentando   um quadro degradante de poluição, atingindo as nascentes dos rios  e comprometendo a existência de animais e vegetais

 Mais informações sobre esse importante Bioma do Brasil, você poderá acompanhar nos slides abaixo, com belíssimas imagens e preciosas informações. Recebi esses slides por e-mail.  Achei o material perfeito para postar aqui e facilitar o seu  estudo sobre o Pantanal. Clique na palavra pantanal para ver os 53 slides que mostram as plantas e os animais da região. Bons estudos!

Pantanal clique aqui para ver os slides. Ligue o som. Tem música

http://www.authorstream.com/Presentation/zerricardo-1773291-pantanal/

Amplie seus conhecimentos. Veja também: 

Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2012/07/biomas-brasileiros.html

ECOSSISTEMA BRASILEIRO: CONHEÇA 10 ANIMAIS ESTRANHOS DA FAUNA BRASILEIRA 

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2012/11/ecossistema-braasileiro-10-animais.html

As imagens são do Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.