domingo, 7 de julho de 2013

Estudando as Formas Geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Música com as formas geométricas

A Geometria é o ramo da matemática que estuda a  forma, o  tamanho e a posição  das  figuras no espaço. 
A palavra geometria  é de origem grega (geo= terra; metria = medida). Ela nos fala sobre a medida das coisas (forma, tamanho etc). As  figuras geométricas estão presentes na natureza e  nos objetos criados pelo homem. 
Observe as pirâmides do Egito. Qual  a sua forma geométrica ?
Se olharmos ao nosso redor  veremos que o lugar onde  estamos tem a forma  de um círculo ou  um quadrado ou de um retângulo;  o telhado da casa pode nos  lembrar um triângulo.... Além disso, poderemos ver objetos que têm forma, tamanho, altura, largura e outras características próprias.  As figuras ou formas geométricas foram criadas pelos matemáticos que identificaram essas formas na natureza. 
A Geometria nasce com a ideia de ponto, reta e do plano. Não existe definição para eles. Nós aprendemos sobre eles com nossas experiências.  
A Geometria nos diz que as  Figuras ou Formas Geométricas Elementares são:   o  ponto,  a linha, o círculo, o quadrado, o retângulo  e  o triângulo. 
1.O Ponto – é a figura geométrica mais simples. Não tem dimensão, ou seja, não tem comprimento, nem largura, nem altura,  por isso está em qualquer lugar. Agora, aperte  a ponta do seu lápis na  folha de papel. Observe  que ficou uma marca: ela representa o ponto.  Toda  figura geométrica  é formada por infinitos pontos, muitos, muitos pontos. Para  indicar os pontos, na maioria das vezes usamos as letras maiúsculas do alfabeto: A, B, C, D, E, O, P, Q etc.
Ex:  X A     X B    +  CLemos assim: ponto A, ponto B e ponto C
2. Linha - Faça um traço no seu papel. Veja que a linha tem uma única dimensão: o comprimento.
Linha reta-para se ter a ideia de linha reta, observe um fio bem esticado. A reta é ilimitada, isto é, não tem início nem fim. As retas são identificadas por letras  minúsculas do alfabeto. 
Semi-reta - tome  um ponto qualquer de uma reta e divida-a  em duas partes, que  serão chamadas  semi-retas.  A  semi-reta  sempre tem um ponto de origem, mas não tem fim.

Segmento de reta - tome  dois pontos distintos sobre uma reta. Teremos  um pedaço limitado de reta. A esse pedaço de reta, limitado por dois pontos, chamamos segmento de reta. Os pontos que limitam o segmento de reta são chamados de  extremidades. 
É  muito fácil representar as imagens de linhas  retas. Com um lápis, um papel e uma régua, é só traçar uma linha e estará representada a reta. Observe  as imagens. Experimente !
Figuras Geométricas Planas -  Uma figura qualquer é plana quando todos os seus pontos situam-se no mesmo plano.
o plano é um conjunto cujos elementos são os pontos. Como toda figura geométrica, o plano é formado por pontos, infinitos pontos. Para indicar os planos, usam-se, no geral,  as letras minúsculas do alfabeto grego: (alfa), (beta), (gama), (delta), etc. 
Você conhece duas figuras importantes na geometria:  o círculo e a circunferência. Mas qual a diferença entre as duas formas? 

De acordo com a Geometria do matemático grego  Euclides, circunferência é o espaço geométrico de uma região circular que compreende todos os pontos de um plano. Círculo é a região interna da circunferência. A circunferência limita o círculo, observe as imagens. 
Os Polígonos  recebem nomes de acordo com o número de lados.  Os polígonos formados por três  (3) lados recebem o nome de triângulos. 
Vamos ver agora as principais figuras geométricas planas: 
1) Triângulo- é uma figura geométrica que tem três lados. Para desenhar um triângulo usamos três linhas  retas, que   formam  três ângulos internos. Veja nas figuras.
Retângulo- existem dois tipos de retângulos: 1) com os lados todos iguais (quadrado);  2 )  com os lados diferentes.   Retângulo -   é um paralelogramo, cujos lados formam  ângulos retos entre si. Por  isso, possui dois lados  paralelos na vertical  e os outros dois paralelos na horizontal. Pode-se considerar o quadrado  como um caso particular de um retângulo em que  todos os lados têm o mesmo comprimento.

Quadrado - é uma  figura que tem quatro lados iguais e 4 ângulos. 
O quadrado é um retângulo específico, pois tem todos os lados iguais.  Sua área também é calculada com o produto da base pela altura. A fórmula é bem resumida:  A=b.
Losango - é todo paralelogramo ou quadrilátero convexo que possui dois pares de lados paralelos. Seus quatro lados são congruentes entre si, ou seja, os lados têm medidas iguais.

Resumo:   todo LOSANGO  tem as seguintes características:
http://www.profcardy.com/i/bolinha.gif Os lados têm a mesma medida: UR = RS = ST = TU.
http://www.profcardy.com/i/bolinha.gif Os ângulos internos e opostos são congruentes entre si, ou seja, têm medidas iguais.
Você  saberia  fazer  uma pipa, sem cerol, claro, no formato de um losango ? 
Os Cilindros - o  cilindro é um sólido geométrico que possui duas bases “curvas” iguais, porém, em planos paralelos. O lápis, a lata, o rolo compressor têm em comum a  forma de cilindro. 
Observe os copos,  as latas de bebidas que estão na sua  geladeira e nos armários.  Identifique a forma geométrica desses objetos. 

AGORA VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL, MAS PRIMEIRO ESCOLHA AS FORMAS DOS SEUS MÓVEIS. BOAS COMPRAS ! 

Antes de ir às compras, observe os móveis da sua casa e os espaços que você dispõe,  para que os novos móveis possam caber na casa.    

Qual a forma geométrica da mesa: é  circular, oval, quadrada ou  retangular ? E os sofás, as poltronas, a estante,  a cama, a geladeira, o fogão ...? 

 Geladeira gelo   seco na cor preta;  fogão quatro bocas na  cor bege. Preços a combinar. 

Agora vamos cantar juntos a música do vídeo. Teste  o que  você aprendeu sobre as formas geométricas.
Prof' Alda Casqueira Fernandes (fala com sotaque e o  português d Portugal). Música: A Rua das Formas 

 http://www.youtube.com/watch?v=k8DfpDCLWVM

Teste seus conhecimentos. Escreva o nome do sólido  geométrico que cada figura lembra.      1) A bola lembra uma...    2 ) o dado lembra um ... 
3) o funil lembra um...                                     4)o lápis lembra um... 
5) a casquinha do sorvete lembra um ...    
6) Crie uma historinha para o casalzinho de bonecos com as formas geométricas.


6 comentários:

  1. Obrigada, Rita !
    Valeu ! Volte sempre e compartilhe com seus contatos.
    Bjs !

    ResponderExcluir
  2. por favor diga o que e figura geometrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo !
      O que é uma figura geométrica - Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram criadas a partir da observação das formas existentes na natureza e dos objetos produzidos pelo homem.
      Há diversos tipos de figuras geométricas. Todos os objetos, mesmo os mais complexos, podem ser associados a um conjunto de figuras geométricas, como você pode observar nas ilustrações aqui.
      Você terá mais facilidade para ler e interpretar desenhos técnicos mecânicos, por exemplo, se for capaz de relacionar objetos e peças da área da Mecânica às figuras geométricas. Observe as rodas do carro.

      Figuras geométricas elementares – o ponto
      Agora pressione seu lápis contra uma folha de papel. Observe a marca deixada pelo lápis. Ela representa um ponto. Numa noite sem nuvens cada estrela pode ser associada a um ponto. O ponto é a figura geométrica mais simples. Não tem dimensão, isto é, não tem comprimento, nem largura, nem altura.
      Saiba mais. Pesquise nos links abaixo. Boa sorte e volte sempre !
      http://pt.scribd.com/doc/3969801/Aula-02-Figuras-geometricas
      http://www.escolakids.com/formas-geometricas.htm


      Abraço !

      Excluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.