sexta-feira, 1 de março de 2019

21 de Março, Dia Mundial da Infância. Origem da Celebração. Sugestões de Brincadeiras

Imagem. Reprodução da Internet /Município de  Pinhel

Origem do Dia Mundial da Infância. A UNICEF

O Dia Mundial da Infância é comemorado todo 21 de março.  Foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a defesa dos direitos da criança.

De acordo com a UNICEF, a data celebra e luta pela garantia dos direitos fundamentais da criança, para que, no futuro, sejam cidadãos integrados à vida social. O 21 de março reflete sobre os valores que influenciam na formação da criança e que podem impactar na sua vida adulta.

Refletir sobre o modo como  estão sendo formados os "adultos de amanhã". 
Conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para a criança.


Refletir sobre suas condições de vida em todo o mundo, nos aspectos econômicos, sociais, educacionais, e propor soluções.   

Chamar a atenção de que todas as crianças têm direito à liberdade, de viver em um ambiente familiar e pertencer a uma sociedade. Que devem ser protegidas contra a agressão, discriminação, exploração e descuidos.


A infância é a primeira etapa da vida, exigindo cuidados que garantam um bom desenvolvimento físico, mental, psicológico, social e econômico.  Salve o 21 de Março! Saúde e paz para todas as Crianças do Brasil e do Mundo! 


Sugestores de Brincadeiras



Imagem/Reprodução da Internet  (Escola de Futebol Artur Taira)
- Comece com uma Largada de Balões em frente à escola, ou área de convivência, ou na quadra, ou numa praça pública próxima da escola;


- Promova palestras, brincadeiras de crianças, com parlendas,  charadas, piadas, amarelinha, cordas, bambolê etc.

- Uma sessão de Zumba ou outros ritmos à escolha dos pequenos. 

- Oficinas de música, capoeira, práticas esportivas na quadra  etc.  

- Um lanche super especial. Sucesso ! 

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também:

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

Sites Consultados

Arquidiocese de Curitiba
http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2016/11/11/em-sua-comunidade-ja-tem-a-infancia-e-adolescencia-missionaria/
https://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-da-infancia#.XHNGBKJKiM8

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Alfabetização. Cartazes de Sinais de Pontuação. Como e Quando Pontuar? Atividades





É importante que os educandos  tenham contato com os Sinais de Pontuação desde cedo, uma vez que  estão presentes em qualquer texto escrito. 

Os sinais de pontuação são recursos fundamentais para uma boa escrita, e cada um tem uma função específica. A língua escrita não dispõe do ritmo e da melodia da língua falada. A pontuação é um meio de representar, na escrita, as pausas e entonações da fala, reproduzindo graficamente, nossas emoções, intenções e anseios. 

Vamos conhecer os DEZ sinais mais comuns, para que servem, como e quando utilizá-los. Tem ainda os COLCHETES {} e CHAVES [ ],  que são uma variedade de PARÊNTESES,  mas que têm uso restrito.  Espero que goste. 


Imagem




Conheça  os Dez Sinais de Pontuação Mais Comuns. Confira ! 


As aspas indicam uma citação ou transcrição, ou seja, indica que a frase ou ideia é de outra pessoa. Também devem ser colocadas em palavras de outra língua (estrangeirismo), em palavras novas (neologismos), ironias ou gírias. Exemplo: Aquele sapato  é muito “bacana”.



ATIVIDADES 


1- Escreva  os sinais de pontuação que você já conhecia. ............................
2- Escreva uma frase utilizando cada um dos sinais que  você já conhecia......
3- escreva os sinais que você não conhecia.............................. 
4- Relacione as colunas:

Qual o seu nome?                       ( ) 1- Ponto de Exclamação
O menino é bonito e muito ...      ( ) 2- Ponto Final
Que gato bonito !                        ( )                      3- Ponto de Interrogação
Estudo, brinco e como frutas      ( ) 4- Reticências
Gosto de banana, leite e batata. ( ) 5- Vírgula

6- Aspas

7- Ponto e Vírgula

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também: 

Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. POESIA Pontos de interrogação. Atividades



Todas as imagens são do Google e do Site Pinterest

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Cartazes dos Numerais de Zero a Dez Ilustrados, Coloridos, Contados nos Dedos. Atividades

Trazemos os numerais de zero a dez,  disponibilizados pelo Site Espaço Educar, mostrados de formas variadas, que você pode imprimir e encadernar ou colocar numa pasta,  além de um  vídeo com uma musiquinha.  Trabalhe com o vídeo,  ensine a musiquinha para as crianças. Espero que goste e que seja útil ao seu trabalho. Boa sorte, colega!  Compartilhe! Obrigada.


Fonte: Espaço Educar. Acesso em 23/02/2019
https://www.espacoeducar.net/2019/01/lindos-cartazes-dos-numerais-de-0-zero.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+EspaoEducar+%28Espa%C3%A7o+Educar%29

Acesse ao vídeo  e ensine a musiquinha para as crianças:  Os Numerais São Fáceis Demais - Salpekas.  https://www.youtube.com/watch?v=sOURAwG2MYM

ATIVIDADES 


Imagem
Observe as imagens. Olhe para seus colegas e para você. Responda o que se pede. Quantos anos você tem? Mostre  nos dedinhos.


1- Você tem duas mãos e dois pés. Certo ou errado? 
2- Quantos dedos você tem em cada mão
3- Somando os dedos de cada mão,  quantos dedos você tem nas duas mãos?
4- Quantos dedos você tem em cada pé?
5- Somando os dedos de cada pé,  quantos dedos você tem nos dois pés?
6- Agora some o total dos dedos das duas mãos + o total de dedos dos dois pés. Qual o total de dedos que você tem no seu corpo?
7- Copie  as palavras: 
PÉ ..............    MÃO.............   DEDO.........   PERNA........ BRAÇO......

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sOURAwG2MYM
https://www.espacoeducar.net/2019/01/lindos-cartazes-dos-numerais-de-0-zero.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+EspaoEducar+%28Espa%C3%A7o+Educar%29
O corpo humano.      http://corpohumanoufpa.blogspot.com/

Todas as imagens são do Google

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Alfabetização. 5 Calendários 2019 com Personagens de Desenho Animado. Atividades com Calendário


Na perspectiva da   "Matemática em Toda Parte", trazemos esses calendários para facilitar a difícil e complexa tarefa de alfabetizar, recorrendo ao lúdico e à criatividade, para facilitar. A partir do recurso calendário, podemos chamar atenção dos aprendizes sobre a presença da matemática no nosso cotidiano   e em toda parte, desfazendo a ideia de "bicho papão" que nossos aprendizes carregam.   

O Calendário é uma ferramenta muito útil na sala de aula da Educação Infantil e da Alfabetização. Ele deve compor a decoração da sala de aula, ao lado do alfabeto. Coloque o alfabeto e o calendário na altura das crianças para que possam manipulá-los em um jogo pedagógico, por exemplo. Ademais, você pode recriar seu alfabeto e calendário, de acordo com seus objetivos.  Com o calendário pode-se desenvolver atividades como: 

1- Linguagem: Agenda do aluno.  As atividades da semana (geografia na segunda feira, por exemplo) Interpretação de datas comemorativas religiosas, cívicas, nacionais, regionais, locais. Destaque comemorações como o natal, carnaval, a páscoa, as festas juninas, as datas cívicas...


2- Matemática:  Continhas com os dias  e horas da semana. 
Quantidade de dias, semanas  e meses do  ano. Quantas horas tem um dia. Quantos minutos tem uma hora. Quantos segundos tem um minuto; quantos dias tem uma semana, um mês, um ano; meses de 30 e  31  dias. Fevereiro com 28 ou 29 dias. Por que?  



3- Geografia: Os dias da semana;  os meses do ano; as estações do ano; o clima e a temperatura; fusos horários. 

Imagem


Atividades com Calendário

1- Você gostou dos calendários e das imagens deste post? Qual foi o calendário que você mais gostou? Por que ?
2- Preencha o quadro abaixo com as datas importantes para você:
               
Ano do seu nascimento
O mês que você nasceu
Dia do seu aniversário
Data em que se comemora o Natal

Quantos anos você tem?
Dia da Criança
Dia do Professor
Dia da Bandeira do Brasil



3- Escreva a data de hoje por extenso (dia, mês, ano); 
4- Pinte o calendário abaixo. Destaque o mês e o dia do seu aniversário;  do aniversário da mamãe, do papai, da vovó, do vovô, da professora... 
5- Escreva os nomes dos dias da semana e dos meses do ano.

Imagem

Sites consultados
Calendário 2019 Jasmine
https://www.imagemlegal.com.br/calendarios/molduras-calendario-2019-personagens-de-desenho-animado/attachment/calendario-2019-jasmine/
https://br.pinterest.com/pin/780459810403918543/
https://br.pinterest.com/pin/296745062933611034/

Todas as imagens são do Google (Pinterest)


quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Español. El Día de Zumbi. Poema Rotundamente Negra, Por Shirley Campbell Barr.




En algunas regiones de Brasil se celebra el 20 de Noviembre - Día de la Conciencia Negra, conmemorando la  muerte de Zumbi dos Palmares, héroe y líder antiesclavista brasileño, descendiente de guerreros negros africanos procedentes de Africa.

Zumbi nació en 1655 (siglo XVII), probablemente en el quilombo de Palmares, Sierra de la Barriga, actualmente ciudad União dos Palmares, estado de Alagoas,  Región Nordeste de Brasil.

Pocos días después de su nacimiento fue tomado por una expedición portuguesa y entregado al padre Antonio Melo en Porto Calvo, quien bautizó al niño con el nombre cristiano de Francisco.

El padre Melo procedió a su educación y descubrió en él un "ingenio jamás imaginado en su raza y que pocas veces se encontraba en los blancos". Cuando cumplió 15 años, Francisco escapó de la casa del padre Melo y volvió (voltou) al quilombo de Palmares, donde nació.


"Rei e Rainha da Corte de Airá desfilam durante as festividades",  en el  Parque Memorial Zumbi dos Palmares, en la  Sierra de la Barriga, Alagoas.  Imágen

Cuando Francisco se vio entre los suyos cambió su nombre por el de Zumbi, cuyo significado no se conoce con exactitud y que aparece por primera vez en documentos portugueses de 1673.

Icono de la resistencia negra a la esclavitud, Zumbi liderou el Quilombo dos Palmares, comunidad libre formada por esclavos fugitivos de las haciendas,  en el  periodo del  Brasil Colonial.  

El quilombo nació de un grupo de esclavos negros de un ingenio azucarero que, tras una sangrienta rebelión, se refugiaron en la Sierra de la Barriga (en el actual estado de Alagoas), y crearon allí las bases de un incómodo "ESTADO LIBRE" en el corazón del Brasil Colonial.

Palmares llegó a contar con una buena organización, estableciendo incluso relaciones comerciales con comunidades vecinas (vizinhas).


Mulheres representam orixás (divindades africanas) durante  festa, 
no Parque Memorial Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, Alagoas. Imagem

El quilombo (palenque en la América española) era el lugar donde se refugiaban los esclavos negros que huían (fugiam) de sus amos. Palmares era en realidad un grupo de quilombos, conocido en la historia de Pernambuco como la Confederación de Palmares, que duró más de un siglo (1596-1716).

En 1678, Zumbi no aceptó el acuerdo al que había llegado Gamga-Zumba con los portugueses, por lo que se convirtió en jefe de los rebeldes. Previendo la represión que esta actitud provocaría, Zumbi organizó el quilombo para una guerra decisiva.

En 1694 fue atacado por las tropas de Domingos Jorge Velho. En un enfrentamiento fue herido y cayó por un barranco, hecho que motivó la leyenda de que se había suicidado para no caer nuevamente en la esclavitud. 

Pero en realidad no había muerto, y al año siguiente atacó de nuevo poblaciones pernambucanas hasta que, traicionado por uno de los suyos, fue asesinado el 20 de Noviembre de 1695 (final del siglo XVII).

Su cabeza separada del cadáver, fue enviada a Recife,  y expuesta en público como escarmiento para los rebeldes (escarnecer, zombar, servir de exemplo). 

Adaptado de las fuentes. Accesos el 11/11/2018:
Biografías y Vidas. La Enciclopedia Biográfica en Línea
Fundação Palmares. 

Poema Rotundamente Negra  

Me niego rotundamente
Shirley Campbell Barr
a negar mi voz,
mi sangre 
y mi piel.

Y me niego rotundamente
a dejar de ser yo,
a dejar de sentirme bien
cuando miro mi rostro 
en el espejo
con mi boca
rotundamente grande,
y mi nariz 
rotundamente ancha
y mis dientes
rotundamente blancos
y mi piel valientemente negra.

Y me niego categóricamente
a dejar de hablar mi lengua, 
mi acento y mi historia.

Y me niego absolutamente
a ser de los que  se callan,
de los que temen,
de los que lloran.

Porque me acepto
rotundamente libre,
rotundamente negra,
rotundamente hermosa.
Autora: Shirley Campbell Barr
Referencia: 
Coimbra, Ludmila. Cercanía Joven: espanhol, 2o. ano:ensino médio. 
Organizadora:  Edições SM;  obra coletiva, 2a. Edição, São Paulo: Edições SM, 2016. 

Asiste al Vídeo  - Poema ROTUNDAMENTE NEGRA (la autora o declama).
https://www.youtube.com/watch?v=HKxltNk63MU

Asiste también: Vídeo con la canción - Ninguém é Igual a Ninguém