segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sociologia. Sociedade e Classes Sociais. K. Marx, Émile Durkheim, Max Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Atividades



Balé Folclórico da Bahia (BFB). Espetáculo Herança Sagrada  
A Corte de Oxalá.  2015. Foto de Wendel Wagner

Neste post estudaremos como as sociedades se formam, como os indivíduos se relacionam socialmente e a  formação das classes sociais, na visão de teóricos clássicos da Sociologia e os mais recentes. 

Começaremos pelo  trio de teóricos clássicos: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Veremos as ideias de autores mais recentes: Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Analisaremos o pensamento de cada um deles sobre como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. 


I - Karl Marx - o  Indivíduo e as Classes Sociais. A Teoria Marxista

Karl Marx  (1818-1883)

Karl  Marx nasceu em Trier, antigo  Reino da Prússia, atual Alemanha,   em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Era o filho mais novo de uma família judia de classe média. 

Concluiu o  doutorado  em Filosofia em 1841.  No ano seguinte tornou-se redator-chefe de um jornal da província de Colônia,  na Alemanha, onde conheceu Friedrich Engels, durante visita deste à  redação do jornal.  Os dois vivenciaram as grandes transformações econômicas, políticas e sociais provocadas  pela Revolução Industrial. De seus estudos nasceu a Teoria Marxista.


Em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista. A obra é um breve resumo da Teoria Marxista, que se  fundamenta  na crítica radical ao Capitalismo e à exploração do trabalhador pelos donos do capital - a Burguesia.  

Em 1867 Marx  publicou o primeiro volume da sua obra prima - O Capital resultado dos seus estudos no British Museum (Museu Britânico, em Londres). É um livro que trata  principalmente de economia, e discute o que  Marx chamou de teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital. 

Marx defende que o ser humano, além do resultado da evolução biológica da espécie, é um produto histórico em constante mudança, dependendo da sociedade, das  condições e
do contexto social em que vive, o que lhe permite construir  sua história e sua existência. 

Diz que a capacidade do ser humanos  se relacionar em sociedade trabalhando, aprendendo, construindo e inovando é a sua principal característica. Que ao produzir o que precisa para sobreviver, o ser humano elabora sua consciência, seu modo de pensar e conceber o mundo, que dependem das condições em que vive.  Deste modo, a relação é mútua, ou seja,  a sociedade produz o individuo e este produz a sociedade. 

As Classes Sociais,  Segundo Karl Marx 


Ao analisar a sociedade capitalista e os indivíduos,  Marx trata das relações entre as classes sociais,  mas sem excluir a ideia do individuo como ser social, dizendo que os seres humanos constroem sua história dependendo das condições em que vive.   
Segundo  Marx, a economia capitalista tem apenas duas classes sociais: a) os donos do capital produtivo - a burguesia, a qual   se apropria da mais-valia, constituindo-se na classe exploradora; b) os assalariados ou proletariado - que não são donos dos meios de produção e vendem sua força de trabalho aos donos do capital, por quem são explorados.

A Educação,  Segundo Karl Marx


Com  esses fundamentos  teóricos do capitalismo acima descritos,  Marx acreditava que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças,  que seria a solução para retirá-las do trabalho desumano  nas fábricas. Criticava  o currículo escolar  e a forma como era ensinado. Defendia a educação técnica e industrial. Essas ideias tiveram impacto posterior na educação, especialmente  a educação tecnológica, amplamente difundida  em todos os países industrializados, até aos dias atuais.

II -  Émile Durkheim. As Instituições e o Individuo 


Durkheim  nasceu na França em 1858, onde viveu até sua morte em 1917. Fundou a  Escola Francesa de Sociologia, em 1887Foi  influenciado pelo Positivismo do Pai da Sociologia, o francês Augusto Comte. Dedicou-se  a elaborar uma ciência que possibilitasse entender e interpretar os comportamentos coletivos, principalmente a  nova sociedade  que estava se formando após Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Elegeu  fato social como objeto de investigação da Sociologia, o  novo campo científico surgido a partir dessas Revoluções. Fato social  são  todos os fenômenos que acontecem no interior da sociedade,  desde  que apresentem algum interesse social. 
Durkheim (1858-1917)

 O  Fato Social e a Consciência Coletiva

Durkheim compara a sociedade a um “corpo vivo”, em que cada órgão cumpre uma função. Daí o nome de metodologia funcionalista para seu método de análise.  Parte da ideia de que o indivíduo é  produto da sociedade. Logo, a sociedade sempre está acima dos indivíduos, com suas regras, normas, costumes e leis para garantir que não desapareça. Para tanto, apoia-se  nas instituições sociais: família, a escola, o Estado e  seu aparato, a exemplo do Sistema Judiciário, que são a base da sociedade.  As normas e leis independem do individuo e controlam a todos, formando uma consciência coletiva, a qual favorece a integração social. 


Propositalmente, Durkheim chama o fato social de “coisa” para ressaltar que ele é um objeto no sentido científico,  ou seja,  algo que pode ser observado, definido e explicado pelo cientista social.   Diz que o fato social é uma “coisa” que exerce força de coerção sobre os sujeitos, independente de sua vontade ou ação individual.  Portanto, os fatos sociais são exteriores, coercitivos e objetivos. Impõe-se   diante  da sociedade e se estabelece de forma a homogenizar e padronizar os comportamentos particulares, garantindo que sejam coletivos.  Neste sentido, a  primeira regra  é considerar os fatos sociais como coisas, as quais  são   produtos da atividade humana. 


A Divisão do Trabalho Social e a Formação das Classes Sociais, Segundo Durkheim

Os efeitos gerados pela Revolução Industrial eram assuntos discutidos por diversos estudiosos dos séculos XIX e XX, incluindo-se  os teóricos aqui citados.   Durkheim analisa a função da divisão do trabalho, a qual  tem como objetivo principal tornar a civilização possível.  Para ele,  a divisão de tarefas também passa a  ser fonte de relação e interação social.   
O teórico busca explicar a modernidade a partir do conceito de “divisão do trabalho social”.  Discutia como a formação de um novo modelo  de trabalho, surgido com a Revolução Industrial, contribuiu para  ativar a fragmentação social, fazendo surgir diferentes  esferas sociais ou classes sociais. 

Para ele, a divisão do trabalho não é específica do mundo econômico, podendo-se observar sua influência nas regiões mais diferentes da sociedade. As funções políticas, administrativas, judiciárias especializam-se cada vez mais. O mesmo ocorre com as funções artísticas e científicas. É um tempo diferente daquele em que Filosofia era a única ciência existente. Ela fragmentou-se em muitas outras disciplinas especiais, e cada uma tem seu próprio  objeto de estudo, seu método, seu espírito, dizia  Durkheim.

III - Max Weber. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A Sociologia Compreensiva

Karl Emil Maximilian Weber  ou apenas Max Weber (1864-1920)  foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, ao lado de  Augusto Comte Karl Marx e Émile Durkheim.   É o criador do método da Sociologia Compreensiva. Dedicou-se a analisar a nova sociedade que se formava a partir da Revolução Industrial, a consolidação do capitalismo industrial na Europa e sua propagação pelo planeta.


Weber (1864-1920)
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo  é a sua obra mais destacada, na qual   Weber investiga a influência da religião, especialmente do Protestantismo, na formação do capitalismo ocidental.  

O Protestantismo, religião fundada pelo Padre Martinho Lutero em 1521 (século XVI), prega que os indivíduos devem se dedicar intensamente ao trabalho e não condena a acumulação de riquezas, ao contrário do Catolicismo.  

Para Weber, os fundamentos do Protestantismo favoreceram a consolidação do Capitalismo nos países onde sua influência era grande. Weber aplica o método da Sociologia Compreensiva,  demonstrando que a forma como os sujeitos captavam o mundo (sua ética religiosa) influenciou diretamente suas ações na consolidação do Capitalismo. 

Para Weber, a racionalização do trabalho –  e de outras esferas da vida – é um traço definitivo que marca nosso tempo. O avanço da ciência e do capitalismo moldaram o mundo de forma que todos os espaços coletivos, desde os políticos até os corporativos, foram burocratizados. 


A burocracia de que  fala Weber é vista sob um ponto de vista positivo, pois significa a organização racional e eficiente das atividades coletivas, onde cada um exerce sua função específica e previamente estabelecida de forma detalhada.

O Que é  a Sociologia Compreensiva

A Sociologia Compreensiva ocupa-se de compreender o sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias ações e o significado dessas ações em um contexto social mais amplo. Admite  que as ações em si não têm um sentido próprio, mas o sentido que nós, enquanto sujeitos modernos, atribuímos a elas.  Baseia-se na ideia de que ao estudar as ações sociais o sociólogo deve dar especial atenção à motivação dos indivíduos e grupos. 
Assista a entrevista com Max Weber, produzida por alunos do ensino médio:
https://www.youtube.com/watch?v=_8IN6cvccAY


Norbert Elias

IV -  Norbert Elias (1897-1990). 
O Processo Civilizatório

Norbert Elias foi um  sociólogo judeu-alemão que foi obrigado a deixar seu país durante a Segunda Guerra Mundia (1939-1945), fugindo da perseguição nazista.  Na sua obra 

O Processo Civilizatório, traça no primeiro volume,  publicado em 1939, os acontecimentos históricos do habitus europeu, ou seja, a estrutura psíquica individual moldada pelas atitudes sociais. 

Propõe pensar  a relação indivíduo e sociedade, bem como o conceito  de configuração: significa que  a sociedade é formada e representada pela interdependência entre os indivíduos, através das  três instituições:  família, escola e Estado (Governo). 

No seu livro A Sociedade dos Indivíduos considera que somente por meio  das relações os indivíduos adquirem características humanas, como falar, pensar e amar, e não isoladamente.   Sua maior contribuição para a Sociologia foi o desenvolvimento da tese de que todas as grandes transformações políticas levam a profundas modificações nos comportamentos individuais e nas atitudes morais, resultando na pacificação social. 

Seus trabalhos  foram reconhecidos nos anos 70 e  se destacam por abordar  a relação entre poder, comportamento e emoção, abarcando conhecimentos sociológico, psicológico, antropológico e histórico. Elias demonstrou como os padrões europeus pós-medievais de violência, comportamento sexual, funções corporais, etiqueta à mesa e formas de discurso foram importantes  nas  interconexões sociais pós-modernas. 

V -  Pierre Bourdieu (1930-2002). A Teoria do Processo Civilizador


Pierre Félix Bourdieu foi um sociólogo  e filósofo francês, de origem campesina. Nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França,  e faleceu em 2002, em Paris, capital francesa.

Apresenta uma abordagem original para o estudo da sociedade e as relações humanas,  fazendo ligações com a Psicologia, a Sociologia e a História, afirmando na sua  Teoria do Processo Civilizador,   que  o comportamento civilizado está  ligado à organização das sociedades ocidentais em Estados Nacionais.   

Desenvolveu seu pensamento  a partir  dos seguintes pontos: as linhas gerais da Sociologia;  o conceito de civilização;  a relação entre estrutura psíquica e formação dos Estados Nacionais; a difusão do processo civilizador europeu através da colonização, associando-o à  colonização europeia, abrindo novas perspectivas historiográficas e de construção de objetos de estudo sobre a  expansão europeia. 

Suas reflexões coincidem com  Max Weber, Karl Marx e Norbert Elias. Suas pesquisas exerceram forte influência nos ambientes pedagógicos nas décadas de 1970 e 1980.  Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural.

Estratificação Social. Como são Formadas as Classes Sociais

A sociedade capitalista é dividida em classes, e tem uma estrutura histórica que se relaciona com os Grandes Descobrimentos Marítimos do século XV, A Revolução Francesa, no século XVIII e a Revolução Industrial, no século XIX. 

Sua estratificação social é definida pelas relações e estruturas de apropriação econômica e dominação politica. As classes sociais expressam a forma como as desigualdades se estruturam na sociedade capitalista. As classes se distinguem tambem pela religião, a honra, a ocupação, e a hereditariedade, embora não sejam  elementos tão fortes como  acontece  nas sociedades de castas e de estamentos. 
Texto adaptado de:  Tomazzi,Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio, vol. único. 3a. Edição. São Paulo: Saraiva, 2013

Atividades


Neste estudo usaremos algumas  estratégias como:  questionários, testes, entrevistas e debates  com os pensadores. Forme uma equipe de até 8 integrantes, para apresentar um entrevista com   os cinco pensadores aqui estudados. 

Escolha um teórico, que será representado por um membro. O teórico escolhido  será entrevistado  pelos demais membros da equipe, que debaterão as ideias centrais do pensador escolhido. Os demais membros da equipe  serão os debatedores, que juntamente com o entrevistado, deverão demonstrar conhecimento sobre o tema


Acesse a entrevista com Max Weber, encenada por  alunos do Ensino Médio

https://www.youtube.com/watch?v=_8IN6cvccAY

Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:

A Sociologia e seu objeto de estudo. Os Pais da Sociologia. Sociedade e indivíduo. Quando nasce a ideia de individualidade? Atividades

Sites consultados

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Educação Infantil. Brincar de contar. Cartazes de numerais de 0 a 11 coloridos e para colorir. Os numerais cardinais ilustrados de 0 a 10. Atividades


Trazemos neste post os numerais de 0 a 11 com o jogo educativo das maçãs, criação  da Professora Elizabeth Cavalcante, do Site Espaço Educar. É uma forma bem divertida de aprender a contar e conhecer os números. Tem muitas opções a explorar.   Você pode  imprimir e pedir que os alunos recortem as duas fichas com os números. Eles irão   brincar de contar  juntando as partes.

Na  versão molde não colorido, há outras opções:  imprimir e montar o jogo todo em EVA; pedir aos alunos para colorir contornando os números com uma cor diferente... No terceiro molde estão  os numerais cardinais para colorir, contornando-os; escrevê-los  por extenso, enquanto  aprendem as cores   pintando as  ilustrações.  As atividades estão bem coloridas e variadas. A turma vai gostar. Acompanhe!  

Macieira carregada de maçãs


VAMOS PRATICAR ? 

1. Pinte as maçãs. Fique atento para os numerais de 0 a 11. Contorne cada numeral (número)  de  vermelho. 





2. Observe os numerais  de 0 a 11 e os nomes de cada um deles nas imagens abaixo. Copie no seu caderno. Siga o exemplo:  1  -  UM.    Contorne  cada numeral (número) de  preto e seus respectivos nomes de vermelho. Deixe todos os quadradinhos de branco.
3. Destaque o número menor e o maior pintando-os em cores diferentes dos demais.
4. Pinte as imagens que  ilustram  os números com as suas cores prediletas. 
5. Identifique os diferentes animais nas imagens. Escreva os nomes de cada um deles no seu caderno, enumerando-os.
6. Quantos animais diferentes você descobriu nas ilustrações dos numerais   


Amplie seus conhecimentos. Veja também: 

Os Números e Numerais Coletivos, Cardinais, Ordinais, Romanos, Fracionários e Multiplicativos. Atividades

MAIS ATIVIDADES. Continue praticando.  

7. Observe as imagens abaixo. Primeiro escreva os  números e  depois  os nomes de cada um deles, de acordo com as quantidades de frutas e dedoches. Por último, escreva os nomes de cada fruta:
A) ......    ..............      ...................      B) .....  ........  ...........




C) ........                  ......................      ........................


D) .......                 ...........................   ..............        E) ........     ...........    ...........

Dedoches em EVA e feltro












8. Qual a sua idade  ?    .........               9. Quantos alunos tem na sua classe ? ..... 
10. Qual o seu primeiro nome  ? .......   11. Escreva as letras do seu nome...........
12. Quantas letras tem seu nome?  13. Separe as vogais e as consoantes do seu nome. Escreva o número de vogais e o número de consoantes do seu nome.  

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sábado, 21 de maio de 2016

Valores Humanos. O UNO e o DIVERSO nos Quatro Pilares da Educação. O Livro Desculpe-me. Música Normal é Ser Diferente. O que é ser educado? Atividades


Este post tem por objetivo discutir o tema educação e humanização,  destacando a condição humana em sua complexidade.

Nos dias atuais o desamor tem predominado nas relações interpessoais, em todos os ambientes coletivos,  e até  mesmo no seio da  família, onde impera  a desarmonia e desrespeitos de toda ordem. 

É fato que aprendemos mediados uns pelos outros, mas até mesmo este princípio tem sido difícil de ser aplicado, pois as pessoas não estão dispostas a ouvir e respeitar a opinião do outro, o que constatamos, cotidianamente,  nas salas de aula e  nas redes sociais.  

O Uno e o Diverso na Educação Escolar  é o  título do livro organizado pelas Professoras Arlete B Miranda,  Selva  Guimarães Fonseca e  Silvana M. Baraúna da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, que também dá nome a um Seminário  organizado na mesma linha. O tema o UNO e o DIVERSO  tem sido abordado no mundo inteiro.   Achei muito interessante e  resolvi enriquecer este post sobre valores humanos, uma temática muito presente no   meu cotidiano de professora da Educação Básica, onde um simples pedido de desculpas é cada vez mais raro. 

A Educação Escolar voltada para os valores humanos busca desenvolver a  temática sobre a convivência harmônica entre o  Uno  (o indivíduo) e o Diverso (o diferente, o coletivo) nas relações  sociais, respeitando-se as diferenças humanas.

Uno   = o indivíduo
Diverso  =  o diferente, o coletivo

A uno-diversidade do ser humano e o desenvolvimento de uma consciência lúcida  como pilares fundamentais para quem pretende educar para a condição humana,  tem  chamado a atenção de estudiosos, diante da grave desagregação familiar dos nossos dias,  com graves prejuízo para a sociedade atual.  Portanto,   temos que nos esforçar para  ensinar e aprender a conviver com o UNO e o DIVERSO, num mundo cada da mais desumanizado. 



Os quatro pilares da educação indicados no  Relatório para a Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, presidida pelo francês  Jacques Delors, publicado no livro por ele coordenado, sob o título -  “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999, propõe uma educação direcionada para os quatro pilares da  educação: 

Aprender
a conhecer
Aprender
a fazer
Aprender  a viver
junto
    Aprender
a ser

Para melhor traduzir o objetivo dest post,  vamos cantar a Música Normal é Ser Diferente. Grandes Pequeninos.        (animação). 

Nome da Música: Normal é Ser Diferente       Autor: Jair Oliveira
 1
Tão legal, ó minha gente!
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que a amizade não vê cor, nem continente
E o normal está nas coisas diferentes.
    2 
Amigo tem de toda cor, de toda raça
Toda crença, toda graça
Amigo é de qualquer lugar
Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Mas o que me agrada é
Que o amigo a gente acolhe sem pensar.

Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Todos tem o que aprender e o que ensinar
Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo!
Todo mundo tem direito de viver e sonhar.

 4 
Você não é igual a mim
E eu não sou igual a você
Mas nada disso importa 
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser.

Agora conheça o livrinho Desculpe-me e aprenda mais sobre como conviver bem com as pessoas, a partir  de um simples pedido de desculpas. Em seguida, veja o que é ser uma pessoa educada. 

Fonte: Maria João Palma. Profª de EMRC. Disponível em: 
Você sabe o  que é ser uma pessoa educada?
Leia as regras de convivência social abaixo, reflita, discuta com os amigos e conte o que você faz ou precisa fazer para ser uma pessoa educada. 


Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo:

Valores Humanos. 6 Elementos de um Pedido de Desculpas.Cartaz de 

Comportamentos Assertivos - "Eu Posso". Atividades


Atividades 

1. Copie as sugestões acima, que  dizem o que é ser educado. 
2. Você acha que ser educado é um valor humano Quais foram as partes do livrinho Desculpe-me,  que mais lhe impressionaram ?  Você costuma pedir desculpas, licença,  agradecer ?  Escreva uma historinha com base no que você aprendeu aqui e nas suas experiências pessoais. Dê um titulo e e não esqueça  de ilustrar com belos desenhos.  Bom trabalho ! 
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