domingo, 15 de setembro de 2019

Educação Infantil. Livro O Menino Azul, de Cecília Meireles. Atividades de Interpretação do Poema

O burro continua sendo um importante meio de transporte no Brasil e em muitas partes do mundo 


















Alfabetizar com poesia, torna esse trabalho árduo numa tarefa prazerosa para o professor e seu aprendiz.  Por isso trazemos o Livro o Menino Azul,  que é baseado no poema  do mesmo nome, da autora brasileira Cecília Meireles, ilustrado por Elma, Editora Global. A primeira publicação foi em  2004, com  lustração de Lúcia Hiratsuk.  

É um poema simples, marcado por rimas e linguagem fácil. As ilustrações bonitas e delicadas, em tons suaves, tornam o poema ainda mais atraente para os pequenos leitores. Aliás, a suavidade da poesia de Cecília Meireles encanta crianças e adultos. 

Fonte: 

Silva 

Márcia Alessandra. Disponível em: 


https://pt.slideshare.net/marciaalessandrasilva9/o-menino-azul-93543677     Acesso:15/09/19

Releia o poema com muita atenção para responder as questões a seguir: 
Poema:      O Menino Azul
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Autora: Cecília Meireles

Atividades


1. Qual é o título da historinha?  Quem é a autora do poema que deu origem ao livrinho?

2. Quantos versos o poema?   E quantas estrofes? 

3. Retire do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo. 

4. De acordo com o poema qual é o nome do menino? 

5. Qual  o endereço do menino citado no poema? 

6. Cite  os personagens da historinha.

7. De acorde com o poema, o Menino Azul: 

a) Sabe ler e escrever...... ;      b) Só sabe ler.. .;  c) Não sabe ler... 

d) Só sabe desenhar....... 

8. Esse tipo de texto é: a) Uma fábula...;  b) Uma notícia....;   c) Um poema..... d) Uma propaganda....... 

9- Descreva: a) Verso .........................................................................
b) Estrofe ..........................................................................................
c) Rima .............................................................................................

10. Do que fala o poema? ....................................................................

11. Releia o poema com atenção e copie palavras que revelam como o menino queria que fosse o burrinho.

12.Forme uma equipe de 4 componentes para criar outras ilustrações para o texto.

13. Leia a biografia de Cecília Meireles. Escreva sua autobiografia. 

Cecília Meireles foi jornalista, professora, pintora e é considerada uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Nascida em 1901, no Rio de Janeiro, Cecília escreveu poemas até hoje lembrados. 

Em 1934,  fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Também adquiriu amplo reconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O Mosquito Escreve, Sonhos da Menina, O Menino Azul e A Pombinha da Mata, entre outros. A autora faleceu em 1964, aos 63 anos de idade.

14- Copie e depois separe a sílaba das palavras: a)  menino ......... ; 
b) burrinho;    c) manso;     d) largo;    e) comprido;       f) bichos;  
g) pessoas;     h) flores;      i) jardim;    j) rios.               l) mundo.

15- Pinte o burrinho e a grama. 
Imagem

Sites Consultados


Todas as Imagens são do Google

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Copa do Mundo de Futebol Feminino França 2019. Os Símbolos da Copa: Slogan, Logomarca, Mascote


A Equipe Brasileira na Copa de Futebol Feminino França 2019 Imagem 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino é a competição mais importante do futebol feminino internacional. A primeira edição foi em 1991, mais de 60 anos depois da primeira Copa Masculina. Após um período em que houve até proibição de mulheres jogarem futebol, a aceitação do futebol feminino  só tem aumentado.  

A oitava edição ocorrerá na França, com  início no dia 7 de  junho  de 2019, e a partida final dia 7 de Julho, na cidade de Paris, capital da França, com 24 seleções no torneio.  Serão nove Cidades-sede: Grenoble, Le Havre, Lyon, Montpellier, Nice, Paris, Reims, Rennes e Valenciennes.


A BANDEIRA DO BRASIL
No Brasil, as mulheres chegaram a ser proibidas de jogar. De 1941 até 1979, se elas fossem vistas jogando futebol, poderiam ser levadas para a delegacia. 
Em outros países, como a Inglaterra e a Alemanha, também houve proibições até a década de 70. Mas ainda há dificuldade: a premiação para as mulheres, embora tenha aumentado, ainda é muito inferior à dos homens.                                                                                                                      
A seleção brasileira entrará em campo em 2019, pela primeira vez, com um uniforme todo com identidade própria, sem ser apenas uma cópia do uniforme da seleção masculina, como aconteceu nos mundiais anteriores. 

As brasileiras estão no Grupo C e enfrentam, nessa primeira fase, a Jamaica, Austrália e a Itália. São 23 atletas.  Conheça cada uma delas
Conheça os grupos, com as 24 seleções participantes:


Imagem

QUAIS SÃO OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO?

·         Grupo A: Coreia do Sul, França, Nigéria e Noruega
·         Grupo B: África do Sul, Alemanha, China e Espanha
·         Grupo C: Austrália, Brasil, Itália e Jamaica
·         Grupo D: Argentina, Escócia, Inglaterra e Japão
·         Grupo E: Camarões, Canadá, Holanda e Nova Zelândia
·         Grupo F: Chile, Estados Unidos, Suécia e Tailândia

DATAS DOS JOGOS DO BRASIL

O Brasil estreia no dia 9 de junho, domingo, contra a Jamaica. Na segunda rodada, o time brasileiro enfrenta a Austrália  e na terceira rodada joga contra a Itália na disputa pela classificação.  O time brasileiro conseguiu ser vice-campeonato em 2007, quando perdeu a decisão para a Alemanha por 2 a 0. Conseguiu também um terceiro lugar em 1999. 
 Jogadoras Brasileiras
Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta. Nasceu em Dois Riachos, Alagoas, em 19 de fevereiro de 1986.  Atua como atacante e joga pelo Orlando Pride, time dos Estados Unidos. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Um recorde entre mulheres e homens.
Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga (Salvador/Bahia, 3 de março de 1978).  Duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Atua como meia. É a única jogadora de futebol do mundo a ter participado de 7 COPAS DO MUNDO.

Confira a lista completa:

1-   Goleiras:  AlineBárbara e Letícia Izidoro

2-   Laterais: CamilaFabianaLetícia Santos e Tamires

3-   Zagueiras: ÉrikaKathellenMônica e Tayla

4-   Meio-campistas: AdrianaAndressinhaFormiga e Thaisa

5-   Atacantes:  Andressa AlvesBia Zaneratto, Cristiane

DebinhaGeyseLudmilaMarta e Raquel.



A Bandeira da França. As três cores, simbolizam o lema da Revolução Francesa: 

Liberté, Égalité, Fraternité  (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

A Bandeira da França foi adotada em 15 de fevereiro de 1794, cinco anos após a Revolução Francesa, fato histórico que marca a queda da Monarquia e a Proclamação da República na França, em 14 de Julho de 1789 (final do século XVIII-18).   Seu formato é  retangular, composto por três faixas verticais nessas três cores,   que simbolizam a Revolução Francesa.

É também conhecida como A Tricolor  ou Bleu, Blanc, Rouge,  como se fala em francês as cores azul, branco e vermelho. A cor azul representa o Poder Legislativo na França; a cor branca representa o Poder Executivo e a cor vermelha representa o Povo Francês.    Como as três faixas possuem o mesmo tamanho, ela representa a divisão do poder de forma igualitária. 


SÍMBOLOS OFICIAIS DA COPA DE FUTEBOL FEMININO FRANÇA 2019




I - Slogan: "Desafiada para Brilhar" 
(Dare to Shine)

"Desafiada para brilhar" é o slogan da Copa do Mundo Feminina, França 2019. Nada mais sugestivo.

II- Logo Marca da Competição 


O logotipo ou logomarca ou simplesmente logo da Copa de 2019 faz referência às cores da França. Cada brilho que ilustra a bola no topo da taça remete às edições de Mundiais já realizadas.  São 24 seleções no país que celebrou o título da copa do mundo do futebol masciulino, na Rússia. 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino terá sua oitava edição realizada em 2019 com uma sede inédita: a França. O torneio acontecerá a partir do dia 7 de junho em Paris e tem a final programada para 7 de julho, em Lyon, cidade do litoral francês.


III - Ettie, a Mascote da Copa Feminina de 2019


A FIFA anunciou ETTIE, a pintinha que será símbolo da Copa do Mundo feminina, que acontecerá na França em 2019. A entidade máxima do futebol mundial explicou que Ettie é uma pintinha “apaixonada pela vida e pelo futebol”. E tem uma curiosidade: ela é filha de FOOTIX, o simpático mascote da Copa do Mundo masculina de 1998.

Por ser a mascote oficial da Copa do Mundo, há a garantia que Ettie estará em todos os jogos do torneio. O mesmo não acontece com Canarinho “Pistola”. O personagem brasileiro não comparecerá aos jogos da seleção brasileira na competição. A Fifa priorizará o “Zabivaka”, mascote oficial do torneio.
Fonte: Site Uol


                                                        INFOGRÁFICO

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS. VEJA TAMBÉM:

Blog Saberes da África 9antigo blog Serravalle na África do Sul)

Interdisciplinaridade. Copa do Mundo Rússia 2018. “TelStar 18”, a Bola Oficial Feita no Brasil. O Mascote Zabivaka. Fair-play. História da FIFA. Países Participantes


Blog Saberes da África (antigo Blog Serravalle na África do Sul)


Sites Pesquisados

https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2018/07/17/copa-do-mundo-feminina-saiba-os-detalhes-do-mundial-na-franca/
https://oglobo.globo.com/esportes/copa-do-mundo-feminina-que-voce-precisa-saber-23557454
https://www.bol.uol.com.br/copa-2018/noticias/2018/05/30/mais-uma-ave-fifa-anuncia-ettie-a-mascote-da-copa-feminina-de-2019.htm
https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo-feminina-2019-brasil-transmissao-tabela-grupos,70002831906
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48550090
https://www.esportelandia.com.br/futebol/copa-do-mundo-de-futebol-feminino
https://www.hypeness.com.br/2019/03/brasil-quer-sediar-copa-do-mundo-de-futebol-feminino-em-
2023/
https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/jogadoras-brasileiras-convocadas-a-copa-do-mundo-de-futebol-feminino-2019/

Todas as imagens são do Google

segunda-feira, 27 de maio de 2019

O Clássico Conto de Fadas Infantil João e o Pé de Feijão. Vídeo. Atividades

Imagem

O clássico infantil João e o Pé de Feijão, uma das histórias mais conhecidas do público infantil, é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807  (início do século XIX) e popularizada por Joseph Jacobs em 1890 (última década do  século XIX), com a publicação English Fairy Tales (contos de fábulas ingleses). Adaptado em linguagem atual,  assim como muitas outras narrativas tradicionais, esse conto possui diversas versões. Trazemos a mais conhecida - a  de Joseph Jacobs.


      Feijão 

O conto narra a história da mãe que, sem dinheiro para comprar comida, pediu ao filho João para vender a vaquinha da família, que não dava mais leite.  Mas em vez de moedas de ouro, com a venda do animal, João leva para casa sementes de feijão.  No caminho, o menino trocou a vaca por feijões mágicos. Desapontada, a mãe se aborreceu com o menino, reclamou, jogou os grãos pela janela e o mandou dormir.
         Os Ovos de Ouro da Galinha
No dia seguinte, João acordou e notou que havia uma enorme árvore.  Curioso, subiu pelo tronco até chegar ao castelo do gigante, um comedor de criancinhas, que ficava ali perto.  Com a ajuda da mulher do gigante, João fugiu de lá, levando a galinha dos ovos de ouro e uma harpa. 


  Harpa é Um Instrumento Musical 

1
                                                                                  2
                                                                                   3
                                                                                     4
                                                                                     5
                                                                                      6
                                                                                   7
                                                                                   8
9
Fonte:Blog de Aprendizagem. Acesso em 27/05/2019
http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/2012/03/joao-e-o-pe-de-feijao-turma-da-monica.html

ATIVIDADES 

1. Qual o nome da historinha que você acabou de ler ?
2- A  historinha fala sobre o que? 
3-Escreva os nomes dos animais que aparecem na historinha
                          ................         ...............
4- Por que João resolveu vender sua única vaquinha?
5- João seguiu as orientações de sua mãe ?
6- Você acha que João era um menino obediente?
7- O que s aconteceu  quando João trocou sua vaquinha  por feijões mágicos?
8. Copie o texto da página 1 do livrinho, referente à vaquinha. 
Pinte-a nas cores que você  quiser.

9. Pinte a galinha e seus ovos de ouro, nas cores que você  achar adequadas. 
10. Releia a história. Crie sua ´própria versão. Não esqueça de fazer lindos desenhos de ilustrações. 

Sites Consultados
Blog de Aprendizagem
 https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/joao-e-o-pe-de-feijao-pequena-reflexao-7751.html

Vídeo Bedtime Stories Collection
https://www.youtube.com/watch?v=bLvAkTUZQkM

Todas as Imagens são do Google

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Educação Infantil. Figuras Geométricas. Livro A História do Quadradinho. Atividades


Com esse livrinho infantil o professor pode trabalhar formas geométricas de forma lúdica com seus alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental. 
Numa roda de conversa, explorar o ambiente da sala de aula, os móveis, a lousa, os objetos pessoais dos alunos,  para  que percebam  que as formas geométricas estão em toda parte.  

Também é possível falar de família e valores como: respeito às diferenças individuais e ao semelhante; na matemática, sinais de igual (=) e diferente (#), com o texto do livrinho.

A leitura é a melhor estratégia para desenvolver a capacidade de  interpretação de texto  e a interação social  dos pequenos. Nessa fase,  todos os hábitos se formam, inclusive o de bons leitores. Além disso, no contato com os livros a criança estreita os laços familiares. Confira! 



FIM 
Fonte: José MartinsEducador de Infância at EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues

PRATIQUE!   RELEIA  A HISTÓRIA DO QUADRADINHO. ESCOLHA A PARTE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. FAÇA UM BELO DESENHO COLORIDO. 

1. ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA DE QUADRADOS…
2. … QUE VIVIA NUMA CIDADE DE QUADRADOS.
3.  NAS FÉRIAS RESOLVERAM VIAJAR PARA UMA CIDADE, ONDE HAVIA UM PARQUE.
4. E MUITAS FAMÍLIAS DIFERENTES TAMBÉM ESTAVAM NO PARQUE.
QUADRADINHO 

A MÃE DE QUADRADINHO 










5. QUADRADINHO NUNCA TINHA VISTO AQUELAS FORMAS E ACHOU-AS MUITO ESQUISITAS.
TRADUÇÃO: FORMAS GEOMÉTRICAS BÁSICAS
6. DONA QUADRADA QUERIA QUE O FILHO BRINCASSE NO PARQUE. ENTÃO PERGUNTOU:
- NÃO QUERES BRINCAR QUADRADINHO?!
7. - QUERO SIM, MÃE! MAS É QUE ELES SÃO TÃO DIFERENTES… 
DISSE O QUADRADINHO. A DONA QUADRADA ENTENDEU LOGO TUDO!








8. - SABES, NÓS PERTENCEMOS À FAMÍLIA DOS QUADRADOS, MAS EXISTEM OUTRAS FAMÍLIAS QUE TAMBÉM SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O MUNDO.

9. - POR EXEMPLO, A FAMÍLIA DOS TRIÂNGULOS.  SEM ELA NÃO EXISTIRIA TANTAS COISAS COMO: A VELA DO BARCO, O TELHADO DA CASA, AS SETAS, A CASA DO ÍNDIO…
10. - JÁ A FAMÍLIA DO CÍRCULO TROUXE-NOS AS RODAS, O RELÓGIO, AS MOEDAS, O SOL E UM BRINQUEDO CHAMADO BOLA.






11. - A FAMÍLIA DO RETÂNGULO CONTRIBUI PARA MUITAS COISAS TAMBÉM COMO: 
O PRÉDIO, A PISCINA, O QUADRO INTERATIVO DA ESCOLA, O TAPETE E ATÉ O DINHEIRO.
DINHEIRO DO BRASIL.  NOTA DE CEM REAIS   
12. O QUADRADINHO PRESTOU MUITA ATENÇÃO AO  QUE A MÃE LHE TINHA DITO E PERGUNTOU:
- MÃE, ESQUECESTE-TE DE UMA FAMÍLIA?
 - QUAL?  DISSE A DONA QUADRADA. 
O QUADRADINHO RESPONDEU CONTENTE:
- A FAMÍLIA DAS ESTRELAS.
13. DONA QUADRADA, MUITO FELIZ POR SEU FILHO TER FICADO A SABER MAIS COISAS SOBRE O MUNDO, RESPONDEU-LHE:
- É ISSO MESMO FILHOTE! COM A FAMÍLIA DAS ESTRELAS E TODAS AS OUTRAS FORMAMOS O MUNDO.
FIM
Fonte:
José MartinsEducador de Infância at EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues
Acesso: 03/05/2019

                                                                      ATIVIDADES 
"A Estrela de Cinco Pontas, também denominada Estrela Pentagonal ou Pentagrama é de origem Pitagórica"... 

Responda as questões: 

1- Quantas pontas têm as estrelas acima? O que lembram ?
2- Qual a forma geométrica da cama ao lado?  É quadrada ou retangular? 
3-Você gosta de pizza? Qual a forma geométrica da pizza à esquerda?
4- Você gosta de sorveteQual a forma geométrica da casquinha do sorvete?
5-  Qual a forma geométrica do telhado de sua casa?
6- Escreva os nomes das três formas geométricas abaixo. Depois pinte-as.  a) ........b) ......... c) ........
Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Estudando as Formas Geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Música com as formas geométricas


SITES PESQUISADOS

MARTINS, José. Educador de Infância at EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues
Clube de Matemática da OBMEP
http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-estrela-pentagonal/
Site PINTEREST (Imagens)
Todas as imagens são do Google