sábado, 17 de setembro de 2016

Dia da Árvore. As Estações do Ano. Árvore e Flor Símbolos do Brasil. Música Vai e Vem das Estações. Poesias. Atividades

Plantação de Pau-brasil
no Sul da Bahia

No dia 21 de Setembro comemora-se o Dia da Árvore no Brasil, bem como  a   chegada da Primavera  em todo o Hemisfério Sul, marcando o final do Outono.

A árvore é homenageada com um  dia especial devido a  sua importância para a vida humana e de todo o Reino Animal e do  Reino Vegetal.

Com a chegada da primavera a natureza ganha  nova vida, abrem-se  lindas flores de todas as cores e formas, que dão origem a novas árvores. Assim, a natureza se renova e é preservada  para as futuras gerações.

Ameaça às Árvores

As árvores têm sido  alvo de destruição, devido aos desmatamentos e queimadas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a países vizinhos  facilita o contrabando de madeiras.  A  construção de cidades, criações de animais e  plantações do agronegócio,  destroem  grandes áreas. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nas áreas  destruídas.
As plantas  são seres vivos e  levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas. Faça sua parte ! Proteja a natureza! 

As Partes da Planta


As plantas são formadas por  raiz, caule, folha, flor, o fruto e suas sementes.   As plantas garantem a vida na Terra e nos fornecem o ar que respiramos, os alimentos, a madeira para construção de casas, móveis, a celulose que serve de  matéria-prima para a fabricação de papel e, também nos fornecem remédios. 


O mamão  e suas  sementes
(caroços)
Raiz: fixa a planta no solo. Retira da terra água e sais minerais necessários para  alimentar a planta.
Caule: sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e  água até as folhas para produzir  alimentos para a planta.
Folha: produz o alimento da planta. Utiliza a luz do Sol, a água e o gás carbônico do ar para fabricar o alimento do vegetal.
O  abacate e sua semente
 (caroço)
Flor: as flores são responsáveis pela reprodução de muitas plantas. Das flores nascem os frutos. Dentro dos  frutos estão as sementes. 
Veja nas imagens do mamão e do abacate. 
Fruto: contém as sementes ou caroços, que darão origem a outras plantas. Os frutos são produzidos pelas flores. 
Adaptado de: Só Pedagogia                              

O Pau-brasil - Árvore Símbolo  do Brasil

A  árvore que simboliza o Brasil é o Pau-brasil, de acordo com a Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978, que declara o Pau-Brasil Árvore Nacional e  institui o Dia do Pau-Brasil. Leia o que diz o  artigo 1º:

Art . 1º - É declarada Árvore Nacional a leguminosa denominada Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam), cuja festa será comemorada, anualmente, quando o Ministério da Educação e Cultura promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie vegetal na História do Brasil.

plantação de mudas de pau-brasil.
Imagem CEPLAC 
3 de Maio - Dia do Pau-Brasil

No dia 3 de Maio comemoramos  o Dia do Pau-Brasil, árvore da qual se originou o nome do nosso país. Seu nome científico é  Caesalpinia  Echinata. A  árvore corre risco  de extinção devido ao desmatamento e às queimadas. Plante árvores na sua rua e no seu quintal. 

Documentário a  Árvore da Música -  A relação da árvore pau-brasil com a música erudita

O documentário A Árvore da Música trata da importância da árvore pau-brasil para a música erudita e as consequências que a sua extinção pode trazer.

Assista ao vídeo com um trecho do documentário (3 minutos)


Encontrado apenas na Mata Atlântica do Brasil, o pau-brasil tornou-se vital para o som dos violinos e de outros instrumentos de corda. Desde os tempos de Mozart, há 250 anos, quando foi utilizado pela primeira vez, músicos e fabricantes de instrumentos de todo o mundo ainda não descobriram uma madeira de qualidade comparável que pudesse substitui-lo. Das matas brasileiras às maiores orquestras da Europa, o futuro da música erudita depende da preservação dessa madeira.

No filme, mestres do violino e do violoncelo falam da importância do pau-brasil e a preocupação deles em não ter essa madeira para os músicos das gerações futuras. Músicos como Joshua Bell, David Garret e o grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses explicam as qualidades únicas que fazem dessa madeira o produto perfeito e essencial para se tocar os instrumentos de corda.

Ipê-amarelo - A Flor Símbolo do Brasil
Ipê Amarelo - A Flor Símbolo
 do Brasil 

Em 1961 o Presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.

As flores do ipê desabrocham no inverno, anunciando  que  a  Primavera está chegando.  É encontrado em todas as regiões do Brasil.  É conhecido  por sua  beleza, resistência e durabilidade de sua madeira, usada  na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII.  Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada na construção civil e naval.
Ipê Rosa 

A palavra IPÊ  é  de origem tupi e,  significa árvore cascuda. É o nome popular usado para designar um grupo de  dez espécies de árvores com características semelhantes: flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Os ipês são muito comuns  nas  florestas tropicais, sendo encontrados  também  no cerrado e na caatinga.


 Ipê ou Pau d'Árco  ou Peúva ou Ipeúva 

Ipê Branco 
No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, o Ipê é  mais conhecidos como pau d’arco, pois os indígenas utilizavam 
a madeira para fazer arco e flecha.  No Pantanal Mato-Grossense é conhecido  como peúva, palavra que vem do tupi e significa  árvore da casca. 

Em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás chama-se  ipeúna - do tupi, una = preto.

Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua), embora sejam de madeira muito pesada para flutuar. 

Ipê Rôxo 
Apesar dos madeireiros, o ipê sobrevive graças ao cultivo para fins decorativos. Pelo seu menor porte (alguns ficam entre 10 a 20 metros), os ipês-amarelos são os mais usados na arborização das cidades, proporcionando um bonito contraste, principalmente quando suas flores amarelas caem sobre o asfalto. 

A Linha do Equador e os Hemisférios Norte e Sul 

O Equador é uma linha imaginária que divide a Terra ao meio, de maneira perpendicular ao eixo de rotação. Cada uma das metades é um hemisfério. São eles: 
a) Hemisfério Norte  - onde ficam a maior parte das terras emersas, como a América do Norte, a  Europa, Ásia, norte da África;  b) Hemisfério Sul - onde fica a América do Sul, onde fica  a maior parte do território brasileiro.  

Os Movimentos da Terra. As Quatro Estações do Ano nos Hemisférios Norte e Sul 


Como todos os corpos celestes, a Terra não está parada. Ela realiza ao todo, catorze movimentos. Os principais movimentos da Terra que interferem  noas nossas vidas são dois: o movimento de  rotação e o movimento de  translação.

a) Rotação - é o movimento que a Terra executa em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas. Do movimento de rotação resultam os dias e as noitesSignifica uma  variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o que chamamos dia, enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, caracterizando  o que chamamos noite. Tanto o  homem como  todos os animais do planeta distinguem o dia e a noite. O comportamento dos seres vivos se altera de acordo com a presença ou ausência de luz solar. 

b) Translação -  é o movimento elíptico que a Terra  executa ao redor do Sol. De acordo com pesquisadores o tempo para concluir o movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, que equivale a um ano. As 6  horas restantes são acumuladas ao longo de quatro anos para totalizar um dia a mais (6 horas x  4 anos = 24 horas ou um dia), que corresponde  ao conhecido  ANO BISSEXTO.  

Do movimento  de translação  resultam as quatro estações do anoque ocorrem pelo fato do  eixo do planeta apresentar a inclinação de 23º27', ocasionando a sucessão dos solstícios e dos equinócios.   Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao Sol, dizemos que se passou um ano, o qual  é dividido em  quatro estações. 

Cada uma das quatro estações  dura três meses,  em razão das variações climáticas promovidas pelo movimento de translação da Terra. O início  da primavera é  o ponto alto do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação,  no entanto, as estações do ano são apenas convenções. As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno.  Conheça cada uma delas no quadro abaixo:




Quando  começa cada  Estação  do Ano?  Estações Astronômicas e Estações Meteorológicas 

De três em três meses começa uma nova estação do ano, também chamada época.  Estes períodos estão subdivididos em seção Astronômica e Meteorológica porque iniciam e  terminam   em datas diferentes. A  data e  horário do início de cada  estação  varia de um ano para outro.      O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios (outono e primavera) e solstícios (inverno e verão).                  
Por isso, as Estações do ano Meteorológicas começam sempre no primeiro dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro para simplificar os cálculos climatológicos e mantê-los uniformes, enquanto as Estações Astronômicas começam por volta do dia 21 desses mesmos meses. Analise  o quadro abaixo. Veja o início e o fim de cada estação:  

Estações Meteorológicas    

Estações Astronômicas
Hemisfério Norte
Hemisfério Norte
Primavera: 1 março até 31 maio
Verão: 1 junho até 31 agosto
Outono: 1 setembro até 30 novembro
Inverno: 1 dezembro até 28 fevereiro
Primavera: 21 março até 20 junho
Verão: 21 junho até 20 setembro
Outono: 21 setembro até 20 dezembro
Inverno: 21 dezembro até 20 março
Hemisfério Sul
Hemisfério Sul
Primavera: 21 setembro até 30 novembro
Verão: 1 dezembro até 28 fevereiro
Outono: 1 março até 31 maio
Inverno: 1 junho até 31 agosto
Primavera: 21 setembro até 20 dezembro
Verão: 21 dezembro até 20 março
Outono: 21 março até 20 junho
Inverno: 21 junho até 20 setembro
1- Primavera - começa com o fim do inverno e termina com a chegada do verão.  Na primavera  os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Insetos como as borboletas e abelhas voam de flor em flor em busca  do néctar que as flores possuem.  A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável. 
A principal característica da primavera é o reflorescimento das plantas, sendo considerada a estação mais florida e colorida do ano.  Esse período é marcado por belas paisagens e grande variedade de flores, como: margarida,  jasmim, girassol, rosa, crisântemo etc.
Giras_______
Jasm____ de Madagascar


Vamos Praticar ? 








Ro_______
Marga________

Complete os nomes das flores da primavera:









2 - VerãoPalavra que vem do latim vulgar veranum, veranuns tempus. Estação  que  vem depois da Primavera e antes do Outono. É a  estação  do calor e da seca, e os dias são mais longos e  as árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva devido  a vaporização das águas. A estação  é alegre devido a  chegada das férias. 
3- Outono  –vem do latim  autumno.  É também conhecida como o tempo da colheita,  pois é nessa época que as safras são colhidas.  Vem depois do verão e antes do inverno.   No Outono os dias são mais curtos e mais frescos,  as folhas das árvores caem e os jardins e parques ficam cobertos  de folhas de todos os tamanhos e cores.   Os países do Hemisfério Norte precisam se preparar para o inverno que está chegando, devendo armazenar comida para nada faltar. 
4 -  Invernopalavra que vem do latim hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal – estação do ano que vem depois do outono e antes  da primavera.  Os dias no inverno são curtos e as noites são mais longas. Por isso escurece mais cedo.   
É a  estação  mais fria e mais chuvosa do ano. É associada ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.  No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é o período das  chuvas. 
As  regiões polares (Pólo Norte e Pólo Sul)  possuem apenas  duas estações no ano: o inverno e o verão.

Poesias  e Músicas que homenageiam as  Árvores, a Primavera e as quatro estações 


A ÁRVORE

Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.

Autor: Raul Aroeira Serrano




As Quatro Estações

Aprendi  os cheiros
Do alecrim e da hera
E ao azul do céu
Chamei primavera

Encontrei um fruto
Na concha da mão
E à sede da água
Dei um nome: Verão

Descobri o Sol
Com os olhos de sono,
E as tristezas das folhas
Dei o nome de Outono

Aprendi os modos
Do bicho mais terno:
Um cão de peluche
Com frio do Inverno

Juntei as estações
Com pés de magia
E a soma das quatro
Chamei poesia.

Autor: José Jorge Letria





AS FLORES DA PRIMAVERA

Primavera! Primavera!
mais que linda estação,
e com o som da natureza
nós ouvimos esta canção.
Primavera! Primavera!
que bela a estação:
muitas flores neste tempo,
isto é uma paixão.
As flores já estão crescendo,
e o sol já está nascendo,
o girassol vive rodando,
e as pessoas, pela rua,
vão andando.

Autor: João Pedro Tavares Perna 

Cante a música “Vai e Vem das Estações” . Autor: Paulo Tatit.  Karaokê Palavra Cantada. Acesse  o vídeo:    https://www.youtube.com/watch?v=IEKJ-TkWAok

Letra da Música  “Vai e Vem das Estações”



Todo ano ela vem e volta no ano que vem
Vem pra plantar, enfeitar a floresta
E toda a natureza entra em festa
Passarinhos e abelhinhas
Joaninhas e florzinhas perfumadas
As crianças nas escolas
Comemoram sua chegada

Primavera, primavera, primavera
Primavera, primavera

Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem trazendo um sol bem quente
Vem esquentando toda a gente
O dia inteiro se ilumina
As crianças só pensam na piscina
Nas praias um calor total
E pode até cair um temporal

Verão, verão, é verão, verão, é verão
               
Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem acalmando, vem resfriando
É a natureza se renovando
Os parques mudam o colorido
Para tons de vermelho e marrom
As folhas caem mas tem um motivo
Renascer é sempre bom

Outono, outono, é outono, outono, é outono

Todo ano ele vem e volta no ano que vem
Vem de mansinho soprando um ventinho
Vem de supetão soprando um ventão
Tudo esfria e vem a neve
As plantas aproveitam para entrar em greve
A ponta do nariz fica gelada
E é bom agasalhar a criançada

Inverno, inverno, é inverno, inverno, é inverno
Fonte da letra: https://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/vai-e-vem-das-estacoes.html


Amplie seus conhecimentos. Veja também:

As Cores das Palavras. Poemas Infanto-juvenis: As Quatro Estações; A Flor Amarela; As Borboletas; As Cores e as Palavras; Canção para Van Gogh. Biografia de Van Gogh. Atividades

https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/03/as-cores-das-palavras-poemas-as-quatro.html

Livro o testamento de uma árvore. Os direitos da árvore. O dia da árvore no Brasil e a chegada da primavera. Interpretação de texto

https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/09/dia-da-arvore-as-estacoes-do-ano-arvore.html

ATIVIDADES  

1 - Complete as palavras com as letras que faltam:
 a) Os  Hemis - - - - - -  são dois:  Nor - -   e   -ul . Em qual hemisfério fica o Brasil?              
 b) As estaç - - -  do ano são quatro. São elas:
Prima ----  , - - rão,    -- tono e     --ver--  . 
2 - Qual é a estação das flores ?   3 - Em qual estação  as folhas  das árvores caem ? E qual a estação do calor  ?  E a estação que faz frio ? Onde você vive neva  ?
4 - Qual é o nome da árvore símbolo do Brasil ?   5 - Qual a  flor que simboliza o Brasil ?
6 -  A partir da Linha do Equador  temos dois  hemisférios. Quais são?
7 -  A Terra não está parada. Ela executa   vários movimentos. Cite os dois principais. 
8 -  Qual é o movimento da Terra que resulta nos dias e nas noites ? 
9 -  Qual é o movimento da Terra que resulta  nas estações do ano ?
10 - Quais são as partes da planta  ? Fale sobre cada uma delas. 
11 - Muitas árvores  e florestas do nosso país estão  ameaçadas de desaparecer devido à ação predatória das pessoas. Entre elas está o pau-brasil. Escreva uma redação sobre o valor histórico do pau-brasil. 
12 - Forme um grupo para memorizar e declamar em forma de jogral as poesias deste post, bem como a letra da música. Forme um coral para cantá-la. 
13 - Pinte as partes da planta na figura abaixo. Discuta com os colegas para que servem. 
Fonte da imagem 

Sites consultados
Portal do Professor. Os dias, as noites e as estações do ano.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016755.PDF
http://blogbibliotecagh.blogspot.com.br/
CEPLAC. plantação de mudas de pau-brasil
 http://www.ceplac.gov.br/restrito/lerNoticia.asp?id=1578
Site Velhos Amigos.  http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaarvore2.html
Site Luso Poemas. Poemas, frases e mensagens sobre primavera.  Seleção de poemas, frases e mensagens mais populares sobre a  primavera. Disponível em: 
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/chegada-primavera.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/primavera.htm
http://planetariodorio.com.br/bloguinho/index.php?option=com_k2&view=item&id=859:come%C3%A7ando-a-primavera-no-hemisf%C3%A9rio-sul&Itemid=217
Fonte das imagens do ipê
http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/683801.html

Todas as imagens são do Google

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Peça Teatral com o Livro BRUXA, BRUXA Venha a Minha Festa ! Biografia da autora Arden Druce. Atividades

Unicórnio: animal  mitológico.
Tem um
 único chifre na cabeça

O Livro BRUXA, BRUXA,  Venha a Minha Festa, de autoria Arden Druce,     tradução de Gilda de Aquino, com   Ilustrações de Pat Ludlow,   Editora Brinque Book,  conta a história de uma menina que convida a Bruxa para a sua festa.   

A Bruxa diz que só irá se o Gato for convidado. Ele aceita, desde que o Espantalho vá. Daí em diante, cada convidado condiciona a presença à ida do seu indicado,  expondo a amizade e fidelidade entre eles.

O resultado é que uma galera de 14 seres assustadores das histórias infantis comparecem à festa: Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, o Lobo Mau,  Chapeuzinho Vermelho e Crianças  que  vão à festa, convidadas por Chapeuzinho Vermelho.




O livro é um excelente recurso para desmontar com muito humor e deboche a relação das crianças com personagens que tradicionalmente aparecem nas histórias infantis em situações reprováveis ou assustadoras, desmoralizando os medos infantis, repetindo para si próprias, com muita altivez, em alto e bom som: NÃO TENHO MEDO!

É uma história bem diferente, com ilustrações fortes e às vezes assustadoras, além de muita criatividade e interatividade, que mostra a amizade infantil e como a imaginação das crianças as torna capazes de lidar e se divertir com a ideia de medo.   O livro repete didática e estrategicamente, a mesma frase do começo ao fim,  alternando os personagens. Suas rimas e repetições favorecem a memorização da história.  Afinal, criança aprende pela repetição.  

Sua interatividade favorece o recurso da dramatização, o que  torna o livro uma mão na  roda para subsidiar o trabalho do professor no uso do lúdico em sala de aula, e p
ode ser usada em  diferentes momentos, dependendo do seu objetivo Recomendamos  para o Dia das Bruxas, Dia das Crianças ou outro eventoConfira !

Peça Teatral para o Dia das Bruxas ou Dia das Crianças 

Nome da Peça: BRUXA, BRUXA, Por Favor,  Venha a Minha Festa ! 


I. Personagens: A História tem 16  Personagens + as crianças convidadas por Chapeuzinho Vermelho:  1) A menina -  dona da festa); 2)  a Bruxa,  3) o Gato,  4) Espantalho, 5) Coruja, 6) Árvore, 7) Duende,  8) Dragão,  9) Pirata, 10) Tubarão,  11) Cobra, 12) Unicórnio, 13) Fantasma,    14)  Babuíno, 15) o Lobo Mau,  16) Chapeuzinho Vermelho,    17) grupo de crianças convidadas por Chapeuzinho Vermelho que vão à festa.  
Narrador : Prof. da classe. 

II - Fantasias: ficam a critério, de acordo com as posses, devido à despesa. Vale a criatividade.
III - Cenário: cartaz com imagens  de um castelo e os personagens da peça.

Ato único: Cortina fechada. Após a fala do apresentador, o narrador começa dizendo: 
- Era uma vez, uma menina muito comunicativa, que gostava de  histórias de duendes, fantasminhas, contos de fadas, etc.  e tal, e que não tinha medo de nenhum fantasma. Ela queria muito fazer uma  festa num castelo encantado, com personagens de contos de fadas. muito conhecidos da garotada. Convidou Dona Bruxa, que exigiu que o Gato também fosse convidado. Daí em diante...Hummmm  !!!!!!

Abre-se a cortina e uma música de impacto!  Lá está a menina e D. Bruxa. Siga a alternância dos personagens e diálogos. Veja o quadro adiante.  Após as falas de todos os personagens,  acontece um grande baile.  Escolha músicas bem animadas. Boa sorte !




 
Fonte:  Elaine Maria. Acesso em 01/09/2016
http://pt.slideshare.net/elainemaria5099940/leitura-deleite-bruxa-bruxa-escrito-por-arden-druce

Atividades

1. Você gostou da historinha? a) Qual o título? b) Qual o nome da autora? 
c) Quem traduziu a historinha para a língua portuguesa? 
2. Releia o texto da historinha no quadro abaixo. Identifique os personagens  dos diálogos. Escolha os personagens que você mais gostou. Crie uma historinha com eles. Não esqueça do título, de colocar seu nome, local, data   e  de fazer as ilustrações. No final escreva sua autobiografia. 

Nome do Livrinho:     Bruxa, bruxa,  venha a minha festa!
Autora (quem escreveu): Arden Druce .    Tradução: Gilda de Aquino  
Ilustrações (desenhos):  Pat Ludlow   Editora Brinque Book. 1995. 
                                      
                                          Diálogos e personagens
01
_ Bruxa, Bruxa, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigada, irei sim, se você convidar o Gato.
02
_ Gato, Gato, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Espantalho.
03
_ Espantalho, Espantalho, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar a Coruja.
04
_ Coruja, Coruja, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigada, irei sim, se você convidar a Árvore.
05
_ Árvore, Árvore, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigada, irei sim, se você convidar o Duende.
06
_ Duende, Duende, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Dragão.
07
_ Dragão, Dragão, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Pirata.
08
_ Pirata, Pirata, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Tubarão.
09
_ Tubarão, Tubarão, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar a Cobra.
10
_ Cobra, Cobra, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigada, irei sim, se você convidar o Unicórnio.
11
_ Unicórnio, Unicórnio, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Fantasma.
12
_ Fantasma, Fantasma, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Babuíno.
13
_ Babuíno, Babuíno, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar o Lobo.
14
_ Lobo, Lobo, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigado, irei sim, se você convidar a Chapeuzinho Vermelho.
15
_ Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Vermelho, por favor, venha a minha festa.
_ Obrigada, irei sim, se você convidar as Crianças.
16
_ Crianças, Crianças, por favor, venham a minha festa.
_ Obrigado, iremos sim, se você convidar a Bruxa.

Vocabulário 

Unicórnio -  também conhecido como licórnio ou licorne, é um animal  mitológico 
que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral.  O nome "unicórnio" deriva do latim unicornis: prefixo uni (único)  + o substantivo  cornu (chifre) =  "um só chifre". Sua imagem está associada à pureza e à força. Segundo as narrativas são seres dóceis. 

Duendes -  são personagens da mitologia europeia (península ibérica), semelhantes a fadas e goblins, que aparecem em várias histórias do folclore europeu.

Dragões ou dragos - são criaturas presentes na mitologia de vários  povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões,  com aspecto de réptil, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. 

3. Observe as figuras. Escreva os nomes dos 6  personagens que estão na história:










a).......                                                                            b).......


c) ...............                                                        
                                                             
                               d).........



e).......                   f)...                                                                                                                           




Arden Druce


4. Copie a biografia da autora de livros infantis Arden Druce.
5. Copie a biografia da ilustradora de livros infantis Pat Ludlow.

6. Vamos brincar de Adivinhas?  Conte-nos as suas.

1-Ela é bem pequena, geralmente tem asas, pode até voar.  A mais famosa chama-se  Sininho. Quem será?
2- Seu meio de  transporte é uma vassoura, seu chapéu é bem pontudo.  Tem fama de muito má e possui um gato preto. Quem será?
3-Sou uma  moradia de príncipes,  princesas, reis e rainhas ,mas nas noites escuras muita gente aqui não vem.  Dizem que aqui vivem morcegos, fantasmas, bruxas e tem muitas assombrações. Quem  sou  eu ?
4- Vem lá do Egito, mora dentro de um sarcófago, está mortinha, mortinha! Mas... muita gente tem medo dela. Quem será?
5- Tenho a cara bem gordinha, sou feita de um vegetal. Assusto a criançada quando sou deixada em lugares bem escuros no dia das bruxas. Quem sou eu?
Respostas
       1) Fada   2) Bruxa  3)  Castelo   4) Múmia     5) jack lanterna (abóbora iluminada).

Site consultado
http://www.significados.com.br/unicornio/
Todas as imagens são do Google