sexta-feira, 22 de julho de 2016

Interdisciplinaridade com o Livro Era Uma Vez um Gato Xadrez. O Gato, poema musicado de Vinicius de Morais. Brincadeira do Gato e o Rato. Atividades



A escola representa a única oportunidade de leitura para muitas crianças do nosso país, daí a importância de criarmos situações diversificadas de leitura e interpretação, expressão oral, jogos de  memória etc.,   na sala de aula.   

Estudos apontam que os seres humanos têm múltiplas potencialidades, além de predileções e facilidades diferentes de aprendizagem. A escola deve pluralizar suas estratégias didáticas para oportunizar ao aluno usar todas as suas potencialidades.

O Livrinho  Era Uma Vez um Gato Xadrez, de Bia Vilella, traz divertidos poemas de quatro versos, com  rimas simples  e engraçadasilustradas em várias cores e desenhos, que podem ajudar o professor a  pluralizar suas estratégias didáticas, trabalhando de forma interdisciplinar e lúdica, ajudando seus alunos a perceber  que os saberes  das diferentes disciplinas dialogam entre si.  Veja nossas sugestões: 

      Estratégias de aula e atividades 

 Sugerimos trabalhar o livrinho  interdisciplinarmente,  com o objetivo de favorecer o processo  de letramento, aprimorar  a  leitura, a escrita,  interpretação, o    raciocínio lógico, valores        humanos e a contextualização.
    
        Disciplinas e Conteúdos: 

   1-Linguagem.  Trabalhar  poemas, poesias, parlendas,  piadas, adivinhas e músicas com o       tema  gato. Superstições/Folclore: Gato Preto
    2- Matemática: os números,  formas geométricas, as quatro operações. 
   3- Ciências: animais  vertebrados, mamífero, felinos e animais domésticos. Higiene pessoal.
   4- Artes:  estudo das cores, pintura, desenho, teatro,   dança. 
   5- Valores humanos: respeito  ás diferenças,  direitos  dos animais.
   6-Educação Física - cantigas  de roda: as crianças fazem  gestos e    expressões imitando o       gato;  utilização de elástico para  imitar o movimento do gato a  pular,   imaginando muro e       pulos do gato. Dinâmicas   em roda, movimento do corpo com elástico,  jogo de xadrez.
    
  Brincadeira do Gato e o  Rato, explorando      os conteúdos números e horas. 

    As crianças formam uma roda. Uma delas, o     rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato,  fica     fora da roda.
O Gato pergunta:  -  "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem :  - "Não"
O Gato pergunta: -  "A que horas ele chega?"
 As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.   As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse. 
     Fonte desta brincadeira:  http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=120

                                     O Gato - Poema  Musicado, de Vinicius de Moraes

                                        
 Veja adiante atividades com o poema musicado o Gato,  de autoria do poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Veja as sugestões de coreografias nos vídeos. Vamos ao livrinho 


Releia o texto da história. Conte os versos e as estrofes. Complete a numeração.

0
Nome da Poesia:    Era Uma Vez um Gato Xadrez               Autora:  Bia Vilella

1

Era uma vez  
Um gato xadrez
Caiu da janela
E foi só uma vez.

7


Era uma vez
Um gato rosa.
Comeu uma sardinha
Deliciosa.



Era uma vez
Um gato azul.
Levou um susto
E fugiu pro  Sul.




Era uma vez
Um gato preto.
Era teimoso
E brincou com um espeto.


3

Era uma vez
Um gato vermelho.
Entrou no banheiro
E fez careta no espelho.


9

Era uma vez
Um gato branco.
Era tão sapeca
Que pulou do barranco.


Era uma vez
Um gato amarelo.
Esqueceu  de comer
E ficou meio magrelo.





Era uma vez
Um  gato colorido.
Brincava com os amigos
E era muito divertido

5

Era uma vez
Um gato verde.
Ele era preguiçoso
E foi deitar na rede.




Era uma vez
Um gato marrom.
Olhou pra gata
E fez "rom rom". 

6

Era uma vez
Um gato laranja.
Ficou doente
E só queria canja


12

Era uma vez
Um gato xadrez...
Quem gostou desta história
Que conte outra vez...


Atividades 
1. Releia  o  livrinho e observe as imagens  para responder o que se pede. Siga os exemplos. Atente para as cores e os seus nomes. Veja nos círculos. 
a) Na 2ª. coluna escreva palavras que rimam  com as palavras da 1ª. coluna;    b) na 3ª.  pinte a cor de acordo com o nome da 1ª. coluna;   c) Na 4ª.  separe as sílabas das palavras;   d) Na 5ª.  escreva o número de silabas de cada palavra da 1a. coluna. 
  
   Cores
Rimas
Pintar a cor
Separe as sílabas
Número de silabas
Xadrez  
Vez

Xa – drez
2
Azul




Amarelo

                            


Vermelho




Verde




Branco




Preto




Rosa




Marrom




Laranja




Colorido







2. Complete com os nomes dos  animais de acordo com a descrição. 
a) Sou um animal rápido, gosto de queijo e detesto gato. Quem sou eu ? .........

b) Não gosto de tomar banho. Tem a letra "A" no  meu nome. Tem a letra "T" também. Tenho  sete vidas.  Adoro  subir em telhados. Posso arranhar pessoas.  Meu nome começa com a letra "G". Quem sou eu ..........

3. Estude as letras do alfabeto. Escreva em ordem alfabética os nomes das cores que estão no quadro acima. 

4. Estude os números de 0 a 9 e responda: a) Quantas cores são citadas no quadro acima  .....

5. Escreva no  quadrinho: 


a) Seu  primeiro nome ;   b) as letras do seu nome; c) quantas letras tem seu nome    d) as vogais do seu nome e) as consoantes do seu nome. 







 6. Leia o poema musicado  o Gato, de autoria do poeta e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Assista ao vídeo com a música e  coreografia sobre o poema o Gato. 

     
                  O Gato 

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho



Súbito, para
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua
Pela barriga.
MORAES, Vinicius de. Gato. In: A Arca de Noé. Disponível em:

Lesto - Adjetivo: rápido,  ligeiro, ágil. ativo.  Fatigar = causar fatiga a , cansar, aborrecer. 
Súbito = inesperado,  de repente.
7. Responda: a) Qual o nome do poema acima?    b) Como se chama o autor 
c) Quantos versos tem o poema ?  d)  Encontre as rimas do poema;  e) Como o gato toma seu próprio banho ?  f) Faça a relação  dos adjetivos encontrados no poema. 

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

O Tangram na Alfabetização. Estude as Formas Geométricas, as Cores e Literatura Infantil com o Livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela. Biografia da Autora Bia Villela. Atividades     https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/05/alfabetizacao-estude-as-formas.html


O Baile dos Animais: Peça de Teatro para Crianças e Adolescentes


https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/11/o-baile-dos-animais-peca-de-teatro-para.html
Amplie seus conhecimentos. clique nos links abaixo:

O Gato que Gostava de Cenoura, de Rubem Alves. Partes 1 e 2. Biografia do Autor. Atividades

O Gato-de-pallas (Felis Manul), um felino selvagem ameaçado de extinção, com habitat nas pradarias e estepes montanhosas da Ásia Central. Leitura de Imagens 

A oralidade com os gêneros textuais do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos (HQ). Estratégias de aula e Atividades


As imagens são do Google. 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Pais que leem para os filhos ajudam a aumentar o vocabulário e a memória. Família e escola unidas pela leitura

Sábia mãe coruja lendo um livro 
para  seus filhotinhos
Li esta matéria assinada por Mariana Tokarnia, publicada no último dia 06/07 pela Agência Brasil e resolvi reproduzi-la aqui, por sua importância para todos aqueles que de alguma forma têm acesso a crianças.  

Não pode haver melhor  incentivo à leitura e ao desenvolvimento da fala e do vocabulário de uma criança, do que ler para elas. Estímulos na escola são fundamentais, mas os pais podem contribuir para a incorporação do hábito de leitura ao cotidiano de seus filhos.

Pais e filhos sentados juntos e lendo em voz alta, alternando os parágrafos,  ajuda a criança a dominar melhor o processo de desenvolvimento da leitura e facilita a compreensão da história, o que também favorece o prazer de ler. 

Descubra o tema que mais agrada seu filho. Ao comprar livros infantis, deixe-o folhear livremente, olhar figuras...  Ir a livrarias e deixar o filho folhear diversas obras é um bom estímulo. Pais e filhos compartilhando momentos de leitura, conversas, cânticos infantis e contações de histórias   superam o melhor tratamento de  fonoaudiologia que possa existir, para ajudar  aquelas crianças que tenham dificuldades na fala, por exemplo, além de melhorar a disciplina. 

A escola costuma dar o sinal de alerta quando há indícios de que a criança apresenta problemas mais sérios com a leitura, que podem estar associados a distúrbios auditivos e até a doenças,  como anemia.   
Fique atento a problemas como dislexia, distúrbio de origem genética que afeta cerca de 2% da população,  e para a qual há tratamentos eficientes.  

As principais características da dislexia são: dificuldades em relacionar a letra ao som correspondente e em escrever as sílabas na ordem corretaLeia a matéria na íntegra:
  
Pais que leem para os filhos ajudam a aumentar o vocabulário e a memória 

O hábito dos pais de ler para as crianças em casa pode trazer mais benefícios do que se imagina. Um estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto, divulgado hoje (6), mostra um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por semana.

O estudo concluiu ainda que a leitura frequente dos pais para as crianças leva à maior estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior estimulação cognitiva em casa e a um aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento.

"Esses dados são bastante impressionantes. Estamos comparando dois grupos que estão dentro do sistema de creches, dentro de um sistema com professores treinados para ler para as crianças. Acrescentamos a leitura dos pais e, quando isso é feito, da forma como foi feito, tem grande impacto", diz o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.
Ele explica que o momento de leitura é também um momento importante de interação entre pais e filhos. "Esse é o ponto central, levar os pais a conversar com os filhos. Eles podem também levar as histórias para o real, quando estiverem na rua, podem mostrar para os filhos algo que apareceu na história. Essa forte interação tem impacto em outras dimensões cognitivas".
A pesquisa foi feita em Boa Vista (RR), onde a prefeitura desenvolve um programa chamado Família que Acolhe, voltado para a primeira infância, que acompanha as crianças desde a gravidez até os 6 anos de idade. O acompanhamento inclui atendimento integrado nas áreas de saúde, assistência social e educação para as famílias, com prioridade para as famílias de baixa renda, que constituem dois terços da população do município. 

Para participar do estudo conduzido pelo professor associado de pediatria e saúde populacional da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, Alan Mendelsohn, e pela cientista da mesma instituição Adriana Weisleder, foram selecionadas 1.250 mães com 1.250 crianças de 1 a 4 anos, todas beneficiárias do Bolsa Família.

Parte das crianças recebe apenas o atendimento em creche, o que inclui leitura interativa diária pelos educadores. Outra parte, além da creche, leva para casa dois livros por semana para serem lidos pelos pais. 

Esses pais participam também de sessões de capacitação a cada três semanas, onde recebem orientações e participam de exercícios e análises de vídeo sobre como conversar e interagir com as crianças no momento da leitura e em situações do cotidiano. Foi analisado ainda um terceiro grupo que não tinha acesso a nenhuma das atividades.

Ao final do estudo, além dos benefícios constatados nas habilidades das crianças, houve também aumento de 50% no número de famílias que passaram a ler com os filhos pelo menos três dias na semana e um aumento de 50% na leitura interativa.

O programa é implementado em Boa Vista há quatro anos e inclui a capacitação dos pais para a leitura desde o berço, segundo a prefeita da cidade, Teresa Surita. Ela conta que implementou o programa após temporada em Harvard, nos Estados Unidos, onde fez um curso voltado à primeira infância. 

"É impressionante como os estudos de neurociência apontam a importância dessa etapa. Investir na primeira infância é pensar também economicamente no desenvolvimento do país".

Por Mariana Tokarnia.    Edição: Graça Adjuto