segunda-feira, 20 de junho de 2016

A oralidade com os gêneros textuais do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos (HQ). Estratégias de aula e Atividades


O texto faz parte do nosso dia a dia, seja oral ou escrito. Surgiu com o objetivo de satisfazer determinadas necessidades de comunicação. Usamos o texto para convidar um amigo para uma festa, solicitar ao banco um cartão de crédito, reivindicar melhorias no nosso bairro e até para descontrair, gargalhar,  como no caso dos gêneros textuais do humor. 

Os gêneros textuais podem ser explorados na sala de aula  para ajudar o aluno na leitura, interpretação, produção textual, estudo da gramatica, dramatização etc. 

Mas não só as questões do discurso inerente ao gênero textual devem ser exploradas, mas também a linguagem, pois ela diz respeito à escrita.  Trazemos os gêneros do humor: piada ou anedota, adivinha, charge, tirinha e história em quadrinhos, com  um roteiro de estudo e sugestões de estratégias da aula e textos com características de cada gênero, para facilitar o trabalho do professor e potencializar a aprendizagem dos alunos. Acompanhe ! 


O que o aluno poderá aprender com o estudo dos gêneros do humor 




- Ler,  interpretar,  produzir  textos.
Encenar.  Fazer inferências. Gramática. 
- Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.
- Adquirir conhecimentos  trabalhados pelo professor: ouvir com atenção; esperar a sua vez de falar.   
- Identificar as características desses gêneros. 

                 Roteiro de Estudo  e Estratégias. Festival dos Gêneros do Humor

I - Público alvo: alunos da Educação Básica  (da educação infantil ao ensino médio);
II - Objetivos: valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; estimular a criatividade, a  imaginação, o desempenho da memória e a  capacidade de interpretação. 
- Identificar a disposição gráfica dos  gêneros textuais de humor e  reconhecer   suas características básicas.  Ampliar o vocabulário. 
- Possibilitar ao aluno oportunidades de se expressar oralmente,  estudar sinais de pontuação; verbos; divertir-se com colegas e professores; melhorar o humor.

III – Estratégias e recursos da aula. Duração das atividades:5 aulas em uma semana.

1-Ponto de partida:  o professor começa perguntando quem gosta de piada e jogos de adivinhas. Conta uma bem engraçada.  Em seguida, pede aos alunos  que contem algumas, mas que sejam adequadas ao ambiente escolar. Faz o mesmo com os demais gêneros, 

perguntando aos alunos, por exemplo,  quais as suas   histórias em quadrinhos  favoritas.

2- Distribuir com os alunos  texto  impresso  para leitura e análise desses  gêneros. Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura e características linguísticas  de cada  gênero  do humor, a exemplo dos balões, expressões facial e corporal  dos personagens, diálogos e onomatopeias nas histórias em quadrinhos.
3- Explicar as características de cada gênero, sempre incentivando a participação dos alunos.
4- Exibir o vídeo Kauan e a lenda das águas (veja link e sinopse adiante). 

5- Festival dos Gêneros do Humor.  Com foco no desenvolvimento da oralidade e da escrita, possibilitando que o aluno aprenda a se expressar oralmente,  proponha  esse festival. 
- Dividir a turma em 05 equipes. Sortear o gênero textual.  Discutir como e quando cada equipe vai se apresentar e as premiações  para as melhores apresentações:  piadas,  adivinhas, charges... 

- Pode-se  ainda,  combinar com os alunos que durante uma semana, ou o tempo que a turma decidir, iniciarão as atividades do dia com apresentações de piadas, adivinhas, charges, tirinha, campanhas comunitárias com historinhas em quadrinhos. 
6- Organizar um painel com as produções dos alunos sobre os gêneros do humor.  

IV - Recursos Complementares: computador, Internet,  celular, projetor de slides, TV, revistas em quadrinhos etc.
V - Produto final: a turma irá produzir  uma história em quadrinho com o tema: Vamos  salvar o maior  recurso do Planeta:  a água. 
VI – Avaliação: será continuada (processual).  O professor  terá como foco de avaliação dois eixos: a)  o desenvolvimento da oralidade; b) capacidade de leitura, interpretação, fazer inferência, produção textual e criatividade. Registros de participação individual e coletiva. 
                           
                              I - O gênero  textual anedota ou piada: características 

A anedota também conhecida como piada é uma história curta,  de final geralmente surpreendente e engraçado,  com o objetivo de divertir, causar risos ao leitor ou ouvinte.  É um texto humorístico com poucas personagens, que acontece em um único espaço e um tempo reduzido. A pequena narrativa que se desenvolve leva o leitor a fazer certas previsões e inferências. No desfecho, quebra-se esta previsibilidade e surpreende-se o leitor/ouvinte provocando risos. 


A piada mexe com o corpo, trabalha a expressão corporal, a memória. Quando bem contada, libera o hormônio do humor, da alegria e da felicidade: a serotonina. Dependendo do conteúdo, a anedota pode  ser contada em qualquer ambiente: reuniões, salas de aula, palestras, festas etc. 

A anedota ou piada  apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. É um tipo específico de humor com características diferentes de outras formas de comédia.


Pratique ! Identifique os elementos da narrativa da piada nos exemplos abaixo:  
          Vacas 
Duas vacas estavam conversando. A primeira vaca disse: 
- Muuuuu!  E a segunda: 
- Nossa, você tirou as palavras da minha boca!        

Cobra Desconfiada 
A cobrinha chega em casa e pergunta para seu pai:
- Papai, é verdade que somos venenosas ?

- Não, minha filha! Mas por que perguntou ?  
 E a cobrinha: 
- É que acabei de morder a língua!
Fonte das piadas: Uol. Criancas. Piadas         http://criancas.uol.com.br/piadas/

Vamos praticar ? 1)   Os dois  textos  acima são: 

A-  ( ) piadas; B- ( ) poesias; C- ( ) notícias;     
D-  ( ) charges.
2) Sinal  de  pontuação  usado  no  texto  da piada  para  marcar a fala da personagem :
A- ( ) ponto  final; B- ( ) vírgula; C- ( ) travessão; D- ( ponto  de exclamação. 
3. A palavra personagem é um substantivo masculino e feminino. Certo ou errado ?...... 

II - Jogos de adivinhas ou adivinhação - O que é o que é?


O gênero textual jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a desenvolver a  inteligência, a imaginação, a criatividade, a capacidade de concentração, a  associar ideias e palavras. Aumentam  o vocabulário e fazem rir.   Vamos brincar com   algumas  adivinhações: 
A-Qual é o mês mais curto? R- Maio, que só tem quatro letras.
B-O que é que  fala mas não é gente? R - O telefone.
C- O que é, o que é, sempre cai, mas nunca se machuca?  
R- chuva.
D- O  que é que tem capa mas não é super-homem, tem folha mas não é árvore, tem orelha mas não é gente, e é surdo mas conta tudo?   R - o  livro.
E- Qual é o casal que nunca se encontrou ?  R - O dia e a noite.

Fonte: http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/

Vamos Praticar ?  4)  Cite 3  anedotas e 3  piadas que você conhece.   5) Qual o sinal de pontuação  que se destaca nos jogos de adivinhas 
6) Qual a origem do termo charge? O que significa?  7) Qual o objetivo da charge

                         III - O gênero  textual  charge:  características 


O termo “charge”  vem  do francês charger, que significa  carregar, exagerar. Tem como objetivo criticar  um fato polêmico do momento, retratando o ponto de vista do autor. 

O gênero textual charge tem as seguintes características: bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal  (imagem).  Observe o exemplo abaixo.

Charge política
A charge é mais do que piada gráfica, pois é carregada de humor e  uma fina ironia. São tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano da política e da sociedade. 

É cada vez mais presente nas provas de concursos e vestibulares. O candidato deve mostrar habilidade de interpretação de texto. 


O principal objetivo da charge é transmitir uma visão crítica sobre um assunto atual, e por isso são  datadas. Normalmente são publicadas nas seções de artigos de opinião e cartas do leitor, em jornais e revistas. Esse  gênero textual  junta humor, desenho e opiniões.
                                             
          IV - O Gênero  Textual   Tira Humorística  ou  Tirinhas: características 



As tiras humorísticas são do mesmo ramo da história em quadrinhos, na qual há a fusão da linguagem verbal e não verbal (imagem), onde as falas dos personagens são representadas através de legendas ou dentro de balões. 


                    VI - O gênero  textual História em Quadrinhoscaracterísticas 
  
História em quadrinhos -  É um texto  narrativo, em que  a história ocorre em determinado lugar e tempo, com diferentes tipos de personagens, geralmente, com  o objetivo de divertir com  humor.  Também pode  transmitir uma informação, uma alerta à população,  como é o caso das  campanhas relacionadas a riscos de doenças, desperdício de água etc.

Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza. Associa linguagem não verbal (imagens) e verbal (palavras), para  facilitar o entendimento.

Pratique ! 

7) Qual o gênero do humor que é muito usado nas campanhas de utilidade pública ?

8) Assista  ao vídeo Kauan e a lenda das águas. Em equipe, elabore um  roteiro para  criar uma história em quadrinhos sobre a mensagem transmitida pelo vídeo.


A série tem como objetivo discutir problemas ambientais, com o objetivo de salvar o maior recurso do Planeta: a água. Ao longo da animação, os personagens conhecem  a fauna (os animais),  a flora (as plantas) da região e a vida dos povos ribeirinhos. Aprendem lições que podem ajudar na proteção do meio ambiente. O personagem Kauan é uma criança ingênua e brincalhona, que conhece Piau, que salva sua vida e se torna seu melhor amigo.

Acesse no link  aqui          https://www.youtube.com/watch?v=44EXD1DM4Gs

Amplie seus conhecimentos. Clique nos links abaixo:

Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. 

POESIA Pontos de interrogação. Atividades

Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas

Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual


terça-feira, 14 de junho de 2016

Alfabetização. Livro Poemas Problemas. O lúdico no ensino e aprendizagem da matemática.

O livrinho Poemas Problemas escrito e ilustrado por Renata Bueno, publicado em 2012 pela Editora do Brasil, foi 1º lugar no prêmio Jabuti 2013, categoria "Didáticos e Paradidáticos". 

O livrinho é uma mão na roda para dar suporte aos professores no trabalho com a disciplina matemática de forma lúdica.

É recomendado para turmas do terceiro ano do ensino fundamental, mas pode ser usado em qualquer série, dependendo do nível da turma.  Cada problema desafia os alunos para o raciocínio lógico de um jeito bem divertido. Além disso, traz o gabarito no final.

Podemos desenvolver ainda atividades com outras áreas do conhecimento: Linguagem- com o  gênero textual  Poesia, que se caracteriza  pela composição em versos; Ciências, Geografia, Artes...  
Forme duplas e desafie sua turma a resolver os problemas.   Espero que lhe seja útil. Clique na imagem para melhor visualizar.  


Fontes: BUENO, Renata. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.Diponível em:  Blog da Carol.  Poemas Problemas. Acesso em 14/06/2016
Site de Renata Bueno

ATIVIDADES

1. Você gostou do livrinho Qual o título  Quem é  a autora ?
2. Observe alguns dos poemas que você acabou de ler:   a) Escreva o titulo de cada um deles. 
b) Escreva quantos versos tem cada um dos poemas.       c) Efetue as continhas de cada problema.
d) Qual a operação que você vai realizar:  adição, subtração, divisão ou  multiplicação?             


3. Leia os dois  poemas abaixo com muita atenção. Escreva os títulos. Efetue as operações. Desenhe a ilustração  de acordo com a historinha.

domingo, 12 de junho de 2016

Cultura Nordestina. O povo, as festas populares, arte e tradição nas Cores de Eduardo Lima. Biografia do artista. Atividades

O Brasil  é dividido em cinco regões geográficas: Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-oeste, Região Sudeste e Região Sul.  Tem  26 estados e mais o Distrito Federal - Brasília, que é a capital do pais, num total de 27 unidades federativas, distribuídas nessas cinco regiões.

A Região Nordeste tem nove estados, todos banhados pelo mar. São eles: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A diversidade étnica e cultural foi herdada de diferentes povos que formaram o povo brasileiro, a exemplo dos indígenas, europeus e africanos, cujas influências estão presentes  no artesanato, nas artes plásticas, culinária, música, dança, literatura, teatro etc.  Identifique os estados nordestinos no mapa do Brasil. 

Mapa político do Brasil. A Região Nordeste e Seus Nove Estados



Vamos conhecer agora  algumas das tradições  culturais nordestinas representadas na Arte do artista plástico baiano Eduardo Lima, nascido na cidade  de Capim Grosso e radicado na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. Acompanhe !
Paisagem nordestina: o mandacaru e suas flores
O sol clemente mata a flora (plantas) e a fauna (animais).
O nordestina reza e clama a Deus, pois é acima de tudo, um forte.
Repartindo o pão. Confraternização na varanda de casa 

A culinária do Nordeste é bem diversificada e destaca-se pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Entre os pratos típicos, destacam-se: carne de sol com feijão verde, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, caruru, canjica, tapioca,  frutos do mar, etc. As frutas também são variadas, destacando-se: pitomba, manga, araçá ou goiaba, graviola, seriguela, umbú, buriti, cajá, macaúba etc. 
Debulhadores de feijão.
Familiares, vizinhos e amigos na alegria da colheita
Festas e Tradições Nordestinas 


1- As festas juninas - representam um dos elementos culturais do povo nordestino. Essa festa é composta por música caipira, apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, e muita alegria. Homenageia três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. As principias festas juninas da região Nordeste ocorrem nas cidades de Caruaru em Pernambuco  e Campina Grande na Paraíba.
Festejo junino.  Dançando quadrilha no "arraiá". 
Óleo sobre tela. 80 x 10
Quadrilha Junina. Óleo sobre tela
Casamento na roça: encenação nas festas juninas
durante a dan
ça da quadrilha
Forrozeiros (músicos de forró) nordestinos 
A Dança do Xaxado . Óleo sobre tela, 80 x 100 
2-  O  xaxado - é uma dança típica do Nordeste, originário das cidades Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco. Sua origem tem muitas versões, mas as características da cultura indígena são muito evidentes. Alguns autores afirmam que se trata de uma adaptação de danças portuguesas. Seu nome é atribuído ao som que as alpercatas dos dançarinos produzem quando arrastadas no chão durante a dança, soando "xa-xa-xa". 
Festa de Reis ou Reisado

3- Festa de Reis ou Reisado ou Folia de Reis - é uma manifestação cultural trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, apresentado nas ruas das cidades do Nordeste, a partir do dia 24 de dezembro, quando saem os vários Reisados. Cada bairro tem o seu, e as pessoas saem fantasiadas cantando e dançando. Os participantes dos Reisados acreditam ser continuadores dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus, em Belém.
Festa do boi bumbá ou Bumba Meu Boi


4- O Bumba meu boi - é uma pequena dramatização,na qual um boi construído em uma armação de madeira,  coberta de pano colorido,  é morto e em seguida ressuscitado. O dono do boi, um homem branco, presencia um homem negro roubando o seu animal para alimentar a esposa grávida, que desejava comer língua de boi.
Dança do Bumba Meu Boi. 80 x 100
 Biografia de Eduardo Lima

Artista Plástico Baiano nascido em 1977 na Cidade de Capim Grosso e  radicado em Barreiras,  cidade do Oeste Baiano, lugar escolhido pelo artista para viver,  por sua história e suas belezas naturais, segundo afirma. Autodidata desde os dez anos de idade, destaca-se  principalmente pelo seu talento artístico. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, com suas pinturas em tela. Apaixonado pela arte e por suas raízes nordestinas, retrata através de suas pinceladas firmes e cores fortes, a simplicidade, o cotidiano, a ingenuidade e a cultura nordestina.
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/cultura-nordesteprojeto-pedagogico.htm