quarta-feira, 11 de março de 2015

Educação Infantil: Conto Popular A Casa que Pedro Fez. O que é um texto cumulativo? O valor do texto cumulativo na Educação Infantil. Atividades


Os textos acumulativos  ou cumulativos  são histórias cantadas com encadeamento de ações sucessivas, muito apropriados   para crianças das séries iniciais, com o objetivo de  desenvolver  a oralidade e a memorização. 

Um bom exemplo desse gênero textual é o Conto Popular  A Casa que Pedro Fez, de origem francesa, ilustrado por Loic Jouannigot  e publicado em Paris pela Éditions Nathan em 1989.

Foi  traduzido e adaptado no Brasil por Irami B. Silva e Erdna Perugine Nahum,  publicado aqui em 1995 pela Editora Scipione, para a Coleção   Conto Ilustrado, num livrinho de 24 páginas. Apresentamos aqui ao lado do texto no word, para ser impresso e distribuído com os alunos, para as atividades a serem desenvolvidas em casa e na escola

Uma das vantagens de sua utilização em sala de aula é proporcionar à criança a oportunidade de memorizar e reproduzir oralmente, desencadeando a competência para  contar   histórias.

Os textos cumulativos proporcionam à criança identificar  situações  que envolvem os seguintes aspectos: memória, ideias opostas (contrárias), relação e ação entre os personagens, aspectos de adição, subtração, relação temporal, dimensões, volume e atenção.  

Proporciona ainda,  que a criança  identifique  diferenças   entre os personagens,   distinguindo  pessoas  de animais, além da percepção de aspectos moral e ético das situações. Por fim, dá a criança a oportunidade de memorizar e reproduzir o que ouve,   desencadeando a competência de contar histórias, oralmente ou por escrito.  

Para trabalhar esse gênero  em sala de aula,   o professor poderá   recorrer a recursos como: inicialmente apresentar o texto lendo e dramatizando para despertar a atenção e o interesse da turma;  organizar um coro falado para desenvolver habilidades de leitura coletiva;  encenação; listas  de personagens; listas das palavras que se repetem; paródias;  reescrita da história com substituição de personagens, cores; produção de outros contos, como produto final,   etc. 

Esse gênero textual  tem diversas denominações: 
           
a) conto acumulativo ou   parlenda longa; b)   "contos de nunca mais acabar";    
c)  lengalenga -   que se caracteriza pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações, onde a  cada repetição, junta-se mais um elemento, resultando numa longa enumeração;       d)  palavra cantada;     
e) conto popular  construído por palavras ou frases encadeadas, ações ou gestos, que se articulam em série  ininterrupta.
  
O Professor Ricardo Sérgio (2009)  diz no seu texto publicado pelo Site Recanto das Letras: "Também denominados "lengalenga", são contos nos quais as sequências narrativas se repetem e se encadeiam com acréscimos e recorrências de alguns elementos, sempre na mesma ordem, até o fim.  Por isso são conhecidos como "contos de nunca mais acabar". Eles têm característica de uma longa parlenda, contada e recontada para divertir as crianças. Além disso, desenvolve, nas crianças, a oralidade e as aproxima da leitura".

Vamos à história ilustrada do livrinho. Depois veja o texto no word e responda as atividades. Bons estudos ! 



Conto Cumulativo -  A Casa que Pedro Fez

Esta é a casa que Pedro fez.
Este é o baú  cheio de brinquedos
que está na casa que Pedro fez.

Este é o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Esta é a vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Esta é a moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o moleque
que roubou o balde da moça
 que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.

Este é Pedro, finalmente...
Pedro que criou o galo
que acordou o homem
que castigou o moleque
que roubou o balde da moça
que tirou o leite da vaca
 que correu atrás do cão
que mordeu o gato
que pegou o rato
que roeu os brinquedos do baú
que está na casa que Pedro fez.
Fonte: Blog Esperança no Mundo da Leitura
ATIVIDADES  

1. Você gostou da historinha? Qual é o título? 
2. A história fala de animais e de pessoas. Identifique no texto: 
a) Os animais citados: .................................................... 
b) Quantos animais tem na historinha?............................. 
c) Identifique os objetos citados na historinha: ..... Quantos  são?.......
3. Além de animais, há pessoas na historinha. Quem são as pessoas? Complete com as letras que faltam: a mo........; o  hom....... ; o moleq.....
5. O texto cita um alimento. Qual é ? .............
6. Leia o final da história que  apresenta o personagem principal. Quem é ? Leia o último verso com atenção e conte-nos pela ordem dos acontecimentos   tudo o que cada personagem fez. 
7. Todos os versos da historinha terminam com uma frase. Escreva-a aqui....
8. Escreva a frase que dá início à historinha: ..............
9. Leia as palavras a seguir. Faça um "X " no nome do único animal que não 
aparece na historinha: RATO - GALO - GATO - VACA - CÃO - BODE.
10. Escreva o sexo  contrário: Gato .... Rato ... Galo ....Cão ... Vaca...
11. O moleque roubou  o balde da moça que tirou o leite da vaca e foi castigado pelo homem. Qual a sua opinião? 
12. Reescreva o final da historinha contando de um jeito diferente desse contado aqui. A figura abaixo irá ajudá-lo com os personagens do reino animal.Sucesso!


Sites Pesquisados 
Todas as imagens são do Google. 

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Educação Infantil. Livro "Dia e Noite", de Giselle Vargas. Noções de astronomia: os movimentos de rotação e de translação. As quatro estações do ano. Atividades

O livrinho  "Dia e Noite", de Giselle Vargas,  é um excelente recurso para o professor trabalhar na educação infantil  noções de astronomia, apresentando para seus pequenos  os movimentos de rotação e de translação e as Quatro Estações do Ano. Suas frases curtas e simples,  bem como as 
ilustrações  facilitam essa tarefa. 

 Por que  existe o dia e a noite?

Para expor esse tema para os alunos, o professor inicia a aula numa Roda de Conversa, escrevendo a pergunta acima na lousa (quadro de giz) ou num cartaz ilustrado com a temática, acompanhado do Globo Terrestre,  e  dialogando com a turma,  para que  exponham suas ideias sobre como surgem os dias e as noites. Em seguida, exibe o excelente vídeo de 4 minutos da TV Escola, que irá facilitar e  enriquecer a discussão:  
Tv Cultura -  De onde vem o dia e a noite - KIKA   
 https://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74

A Terra não está  parada no espaço. Ela gira a uma velocidade tal que nós nem percebemos. Observe  um ventilador girando, para ter uma ideia.  A terra  gira por meio de dois  movimentos, simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo:

a)   o movimento de  rotação, que  a Terra realiza ao redor dela mesma, que dá origem ao  dia e a noite.  Esse movimento dura 24 horas, ou seja, um dia para completar a sua volta ao redor da Terra.

b)  o movimento de translação, que a  Terra realiza  ao redor  do Sol. Este movimento dura 365 dias, ou seja, um ano. Chamamos de Ano a volta completa que a Terra dá ao redor do Sol.

Quantos anos você tem?  Quando a terra completar  o seu movimento de translação  ao redor do Sol, você estará completando mais um ano de vida. Vai ter bolo? Obá !  Também quero ! 

O sol ilumina a Terra, mas como ela está  girando sem parar,  os raios solares não atingem com a mesma intensidade toda a sua superfície, ao mesmo tempo. Na parte da Terra que se encontra virada para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia.  Na outra metade que não está iluminada pelo luz do Sol  é noite, pois os raios solares não conseguem atingir toda a  superfície terrestre ao mesmo tempo, pelo fato dela ser redonda.

Durante o movimento de  rotação a Terra gira em torno dela mesma no sentido oeste para leste, dando-nos a impressão de que o Sol se movimenta.  Na verdade, a Terra é que se move. Você já teve a impresso de ver o sol se movimentando ? 
AS  QUATRO ESTAÇÕES DO ANO 

A Terra não é totalmente redonda, nem tão pouco  totalmente reta. Ela é inclinada cerca de 23º, e disso resultam  as  quatro estações do ano. Como? Por causa da inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, e algumas estão quentes, e outras  frias.  Portanto, em razão do movimento de translação e da posição de inclinação do eixo da Terra, cada hemisfério fica, alternadamente, mais exposto aos raios solares durante um período do ano, resultando nas  quatro estações. Quais são elas?  


Os paralelos e os hemisférios norte e sul 
Depois de seis meses, nos meses de junho a setembro, a Terra já percorreu metade da sua órbita. O Hemisfério Norte - localizado ao norte da linha do Equador - fica mais exposto ao Sol e, assim, os raios solares incidem perpendicularmente sobre pelo menos alguns pontos do Hemisfério Norte. É verão no Hemisfério Norte. Os Estados Unidos e  Portugal ficam no Hemisfério Norte. Por isso, quando  no Brasil é inverno, para eles é verão. Quando aqui é verão para eles é inverno...

As Cinco  Zonas Climáticas da Terra, também chamadas Zonas Térmicas
Nos meses de dezembro a março, o Hemisfério Sul - localizado ao Sul da Linha do Equador - fica mais exposto ao Sol. É verão no Hemisfério Sul.  O Brasil está situado no Hemisfério Sul, portanto, de dezembro a Marco estamos no verão.

Vamos saber mais sobre o Dia e a Noite, através do livrinho da autora Giselle Vargas.  Leia com muita atenção ! 


Fonte:  Professora Alexandra Santana. Blog Educação: a arte de ensinar.
http://educacaoartedeensinar.blogspot.com.br/2010/09/livro-dia-e-noite.html


ATIVIDADES


Você gostou desse post? Qual é o tema que estamos discutindo aqui? Releia tudo para responder as questões. 
1. A Terra não está parada. Ela se move sem parar, através de dois movimentos. Quais são eles? Por que existe o dia e a noite? Qual é o movimento da terra que gera esse fenômeno? 

2. O sol não ilumina toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. A Terra demora um ano para completar seu movimento ao redor do Sol, fazendo com que existam quatro estacões no ano, com várias temperaturas. Faça um cartaz com as quatro estações do ano. 

3. Vamos entender o significado do que chamamos ano:   a) um ano tem 12 meses;   b) quantos dias tem a maioria dos meses do ano?   c) destaque os meses  do ano que têm  30 dias, 31 dias e o mês que tem 28 ou 29 dias. d) portanto, somando os doze meses, quantos dias tem um ano?   
e) Releia o texto e descubra: o que chamamos de Ano ?
4. Observe a figura ao lado. Identifique as quatro estações do ano.
5. Agora se localize nas quatro estações do ano. Em  que mês do ano você nasceu? Em qual estação do ano  você nasceu?  Produza um cartaz bem bonito para ilustrar  a estação do ano que você nasceu. Escolha um título bem bonito. Não esqueça de colocar a sua foto. 

Sites pesquisados
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/07/atividades-para-trabalhar-o-tema-dia-e.html
TODAS AS IMAGENS SÃO DO GOOGLE

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Séries Iniciais. Água:o tesouro transparente. Conscientização e combate ao desperdício de água. Atividades

A crise de água na Região Sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, o estado mais rico do país, ascendeu a luz vermelha para os cuidados que devemos ter no uso do precioso líquido. Cenas e imagens idênticas àquelas das  estiagens  na Região Nordeste  nos fizeram  refletir sobre o futuro do abastecimento de água no Brasil, país que abriga o maior rio do mundo em volume d'água: o Rio Amazonas, situado na Região Norte, que é vizinha da Região Nordeste. 

Neste post, pretendemos discutir a questão com o segmento que representa o futuro: as crianças e os jovens. Trazemos informações e questionamentos muito importantes, para serem abordados na sala de aula, através de trinta slides com questionamentos e informações que irão ajudar nesse debate.  Confira! 
São Paulo sem água. Dá para acreditar?  



Fonte:  http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1


Atividades

Observe os quadradinhos (slides) para responder o que se pede: 


1.De acordo com as figuras  do quadradinho (slide) para quem a água é importante?  a) ........ b)....... c) ........


2. Escreva os nomes dos lugares onde  podemos encontrar água: 
a).......     b).....                c)......         d).....           e).......  f)....

Quais as utilidades  da água?  
(para que serve a água?)

3. Escreva as utilidades da água (para que serve): ................................................................................


4.  Observe o quadrado abaixo (slide). Complete dizendo os significados  das  três características da água, ou seja, como é ela: 

1) É inodora. Significa que a água não tem ...... 
2) É insípidaSignifica que a água não tem .......
3) É incolor . Significa que a água não tem ...... 



5. Para termos boa saúde,  devemos beber água potável.  Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).  
Observe o quadro abaixo (slide) e escreva    os  três exemplos de água potável: a) ....       b)...      c)...


6. Observe os três slides. Complete com os três estados físicos da água:  a)...............               b)..............        c) ..................


ECONOMIZAR OU DESPERDIÇAR ÁGUA? 

7. Economizar água é muito importante para continuar existindo vida humana, vegetal e animal na Terra.  Leia as recomendações do quadradinho.  O que você não estava fazendo para economizar água? 

Forme um grupo de quatro colegas e elabore um cartaz com  outras dicas para evitar o desperdício do precioso líquido. A professora irá fazer um painel com todas as sugestões. Bom trabalho ! 


Fonte dos slides:    http://pt.slideshare.net/kelrryma/a-gua-slide?related=1
Todas as imagens são do Google.