domingo, 3 de novembro de 2013

A Bruxa que Roubou o Sol. Atividades de Interpretação de texto

O livrinho de  literatura infanto-juvenil,  de 16 páginas, intitulado  A Bruxa que roubou o Sol, de autoria  de Marina Monteiro Cardoso, publicado em 1995, pela    Editora FTD,  é um excelente recurso didático para trabalharmos  noções de astronomia com os alunos. Mostrar a importância do Sol para a vida, seu papel na natureza;  a  Lua, as estrelas, os astros,  de uma forma lúdica e interessante. Estudar e aprender sobre os raios, os trovões, a chuva, tempestades...
A sinopse  da historinha é a seguinte: 

O Sol brilhando e refletindo nas águas
 Era uma vez uma floresta encantada, onde viviam animais, gnomos, fadas,  aves e todos os habitantes da mata. Todos eram muito felizes - todos, menos a bruxa malvada. Um dia, ele teve uma ideia. Decidiu roubar o Sol,  que é a fonte de tanta luz e alegria. Esperou que ele adormecesse e o prendeu em uma caixinha.  Então, a noite ficou interminável, veio o frio e a tristeza. As fadas se reuniram e perceberam o que tinha acontecido. Libertaram o Sol e expulsaram a bruxa para bem longe. E tudo voltou a ser como antes. 
Agora vamos à história, sem demora !



O Sol nascendo lentamente entre os galhos das árvores. O dia amanhecendo 

Gruta escura e fria, onde  a bruxa vivia 
Chuva, tempestade e raios em Londres, Inglaterra (imagens do Big Ben)
Trovões, raios e tempestades (Londres, Inglaterra, área do Big Ben)

O Poente (o Sol se pondo, diminuindo de tamanho até se esconder)
O  brilho majestoso da Lua   iluminando a noite e  refletindo nas águas
Noite  alegre e bonita iluminada pela Lua e pelas estrelas 

Fonte: Professora  Márcia Lucia,  3.º Ano Vespertino. Jaraguá do Sul, município brasileiro do Estado de Santa Catarina, Região Sul do  Brasil.  Abril de 2013. Disponível em:  http://www.slideshare.net/MarisaCesconetto/o-bruxa-que-roubou-o-sol

Imagens do Google acrescentadas pela Professora Claudia Martins. Salvador/Bahia, Novembro de 2013. 

Atividades de Interpretação  de texto

1. Qual o título da história?  Como se chama a autora?  Em que ano e por qual editora o livrinho foi publicado?  Quantas páginas tem?
2.Vamos localizar a historinha no espaço geográfico: em  que lugar  acontece  a narrativa  ? Quem eram os habitantes do lugar?
3.Agora vamos localizar no tempo: qual a expressão usada para indicar o tempo em que ocorre a narrativa?
4. Descreva como viviam os habitantes do lugar.  
5. Como era o nascer do Sol?
6. Quem era a vilã da história?  Descreva como ela vivia.
7. A vilã da história resolveu roubar o Sol. Descreva como o roubo aconteceu.
A última frase do texto registra a tristeza da Lua e das Estrelas, com o desaparecimento do Sol. Elas dizem: Venha logo, não aguentamos mais !
8. Escolha a alternativa correta.
 Esta é uma frase:           ______  a) exclamativa;                 ______ b) interrogativa
Como o Sol não apareceu, a Lua e as Estrelas tiveram que trabalhar muito para a noite acabar e nascer um novo dia. Elas ficaram muito cansadas e suplicavam pela volta do Sol.  Você acha que o Sol voltou?
9. Escreva  uma nova historinha contando sobre a volta do Sol roubado, de acordo com a  sua imaginação. Não esqueça de ilustrar com belos desenhos ou figuras.  Bom trabalho !

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Rapunzel. Músicas e Áudios com o tema do conto de fadas alemão, dos Irmãos Grimm. Biografia dos autores. Compreensão de texto


As  narrativas sempre  nos seduziram.  É o que ocorre com os contos, por isso trazemos  a historinha de Rapunzel.   

A linguagem dos contos é repleta de onomatopeias e  diálogos que despertam o interesse das crianças. Exemplos: o gato fazia: miau!  Miau !   O  cachorro latia:  uau ! Uau !  O galo cantava:    co-co-ró- có- có... !

O conto se caracteriza por ser uma narrativa  curta,  de  linguagem clara e objetiva;  tempo;  espaço; enredo;  clímax  e   poucos personagens.  
Vamos  conhecer a história de Rapunzel e identificar estes elementos aqui citados. 
Horta de rabanetes e outros vegetais


Rapunzel é a princesa de um conto de fadas alemão, de autoria dos Irmãos Grimm, que a  publicaram   no Livro Contos para a Infância e para o Lar, em 1812 (século XIX).   

Os Irmãos Grimm fizeram uma  adaptação  do Conto de Fadas Persinette, escrito por  Madame Charlotte-Rose de Caumont de La Force,  publicado originalmente no ocaso  da Idade Média,  em 1698 (final do século XVII).

Na época,  as relações de vassalagem  e suserania ainda estavam  presentes na sociedade europeia, onde os senhores feudais eram os donos  das terras, que se chamavam feudos. A bruxa  era a dona do pomar, um pequeno feudo. 
Rabanetes fresquinhos
 "Rapunzel" é uma palavra de origem alemã, que significa  rabanete, comida favorita de sua mãe, quando estava grávida.  
Ela  convence seu marido a entrar no pomar de propriedade de uma bruxa, que flagra o homem roubando rabanetes.  O marido explica a situação e, em vez de punição, a feiticeira  exige como pagamento,  o bebê que irá nascer.  
Vamos à história !   
Era uma vez, um casal de camponeses que estava esperando a chegada de seu primeiro filho. Eles eram vizinhos de uma bruxa, que possuía um lindo jardim de flores e viçosas  hortaliças.
Um dia, espiando pela janela de sua casa, a mulher do camponês viu um canteiro cheio de deliciosos rabanetes. Ficou com muita vontade de comê-los, mas ninguém  tinha coragem de pedir para a bruxa. 

A menina isolada no alto da torre
Cada dia que passava aumentava o desejo de comer os rabanetes, e a mulher ficou até doente de tanto pensar neles. O marido, muito preocupado, resolveu ir buscar alguns no quintal da vizinha.
Quando anoiteceu, ele entrou na horta da bruxa e apanhou alguns rabanetes para levar a sua esposa. Quando estava indo embora  a bruxa apareceu:

- Como se atreve a roubar os meus rabanetes? 
 A malvada perguntou. 

- Minha esposa morrerá se eu não levar alguns rabanetes para ela.
Respondeu o camponês.

A bruxa concordou em deixar o camponês ir embora, desde que ele desse a criança para ela quando nascesse. Como estava muito assustado, ele concordou.

Assim que a menina nasceu, a bruxa veio buscá-la. Os pais imploraram para que ela não levasse sua filhinha, mas não teve jeito. A bruxa levou-a para morar em sua casa.


Quando a menina completou doze anos, foi trancada em uma torre muito alta, que não tinha portas  nem escadas. A bruxa ia uma vez por dia visitá-la,  e quando chegava, gritava: 

- Rapunzel,  jogue-me suas tranças, para que eu possa subir! 

Ela jogava as tranças e a bruxa subia até o alto da torre, escalando nas tranças da menina.

Rapunzel se sentia muito sozinha, e passava os dias cantando. 

Um dia, passava por ali um príncipe, que ficou encantado com sua música. Ficou espiando e descobriu como a bruxa fazia para subir na torre. 
No dia seguinte, o príncipe pediu para Rapunzel jogar suas tranças.  Quando subiu e viu a dona da linda voz, ficou apaixonado. 
Começou a visitar Rapunzel todas as manhãs. A visita da bruxa era sempre à noite. Um dia,  a bruxa veio mais cedo e viu o príncipe com Rapunzel.
Quando ele foi embora, ela subiu, cortou as tranças de Rapunzel e guardou-as. 

Depois, com num passe de mágica,  mandou  a menina para um deserto  bem distante.  

Na manhã seguinte, quando o príncipe chegou, a bruxa jogou as tranças. 

Quando ele estava quase chegando no alto da torre, ela soltou as tranças e ele caiu em cima de espinhos.

Os espinhos lhe feriram os olhos, e o príncipe ficou cego. A bruxa deu uma gargalhada, e disse que ele nunca encontraria Rapunzel. 

O príncipe  cego e desesperado por perder a  sua amada,  começou a vagar pela floresta. 

Caminhou sem destino, durante vários anos, até que chegou a um deserto. 

Estava caminhando, quando ouviu uma linda canção. Seguiu na direção da música, e encontrou Rapunzel. 


Ela veio  correndo na direção do príncipe, e quando percebeu que ele estava cego, começou a chorar.
Mas..., milagre! ...
Suas lágrimas caíram nos olhos do príncipe, e ele recuperou a visão e voltou a enxergar.
Logo depois, os dois se casaram e foram morar no castelo, onde viveram felizes para sempre. 
 FIM 
Texto de  Osmar Pavesi. Disponível em:  http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/infantil/rapunzel.htm
Adaptação  Professora  Claudia Martins


Músicas e Áudios com o tema Rapunze

Ouça o áudio no Youtube.  2 minutos e  29''
Tidinha conta a historia de Rapunzel. 

http://www.youtube.com/watch?v=YDT2hep5I8M
Ouça a versão contada pela atriz brasileira Regina Duarte. Áudio 05 Rapunzel

Ouça a música Rapunzel, com a cantora baiana Daniela Mercury. Veja o vídeo e a letra  da música:   
Jogue as suas tranças de mel, 
Rapunzel, Rapunzel ... 
Acompanhe o vídeo com a música  Rapunzel, nas vozes de Fábio Júnior e Lucinha Lins. Muito lindo. Letra e vídeo (Pirlimpimpim):   http://letras.mus.br/fabio-jr/1514043/

 Letra da música que o Príncipe e Rapunzel cantavam 


Rapunzel:

Ah, Rapunzel...
Prisioneira da bruxa cruel
E quem virá num fogoso corcel?
Libertar Rapunzel.

Ah, Rapunzel...
Sem amor, não há amor, Rapunzel
Mas sonhar, já sonhou, Rapunzel
Com quem vem num fogoso corcel
Ah, Rapunzel...

Hum... Rapunzel.

Príncipe:

Ah, meu corcel...
Encantado, feliz carrossel
Vamos juntos tirando do céu
Libertar Rapunzel

Ah, Rapunzel...
Jogar as traças em flor, Rapunzel
Que o amor já chegou, Rapunzel
Como diz nosso conto fiel

Ah, Rapunzel... Rapunzel !

Os dois:

Gira, corcel
Gira, gira no céu, carrossel
Pra quem nunca amou um de fel
Volte a nos conhecer

Ah, Rapunzel, Rapunzel.

Biografia dos  Irmãos Grimm
Jacob (direita)  e Wilhelm Grimm (esquerda)
em uma  pintura feita em 1855 

por Elisabeth  Baumann
Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm  (1786-1859) é uma conhecida dupla de escritores de literatura infantil, conhecidos no mundo inteiro como os irmãos Grimm, nascidos na cidade de  Hanau,  na Alemanha.

A maior contribuição dos irmãos Grimm para a literatura foi a coleta de contos  que influenciaram outros estudiosos a realizarem o mesmo processo em seus países.  Na maioria dos textos dos irmãos, encontramos: dragões, lobos, monstros, bruxas, e outras criações folclóricas populares.

Os primeiros contos dos Grimm foram publicados no ano de 1812,  reunidos num livro chamado  "Histórias das Crianças e do Lar", totalizando 51 histórias, conhecidas no  mundo inteiro. Seus contos ganharam diferentes s versões no mundo inteiro, conquistando povos de diferentes culturas e idiomas.  

Os contos da dupla são enquadrados no gênero fantástico por apresentarem personagens e cenários imaginários. Um bom exemplo é o conto da Gata Borralheira, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem integrados  com a realidade.  Este conto tem mais de 300 versões diferentes no mundo inteiro.


Os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração. Assim, quando surgiu a escrita, muitos desses contos foram registrados nos monastérios por religiosos. 

Foi nesses locais que os irmãos  pesquisaram  antigos documentos,   recolheram  histórias da Alemanha, contribuindo para preservar a memória e as tradições populares.

Nos contos escritos pelos irmãos há sempre uma mensagem de cunho moral,  e suas histórias têm sempre um final feliz.  

Seus contos mais conhecidos são:

Rapunzel; Branca de Neve; Cinderela; João e Maria; A Protegida Maria; O Alfaiate Valente; O Lobo e as Sete Cabras; Os Sete Corvos; As Aventuras do irmão Folgazão; Os músicos de Bremen.

Atividades de compreensão de texto 
1. Qual o nome do conto  aqui apresentado ? 
2. Fale sobre sua origem: diga quem são seus autores e data de publicação.   3. Cite as principais características do conto. 
4. Porquê  Rapunzel foi parar na torre ?
5. Como a bruxa fazia para chegar no alto da torre?
6. Rapunzel conheceu um príncipe, que também usava  suas tranças para chegar na torre do Castelo. A bruxa não gostou nada. Que atitude ela tomou contra o  príncipe de Rapunzel?        
7.  Como o príncipe reencontrou Rapunzel?
8. Cite os principais contos escritos pelos escritores  alemães, os irmãos  Jacob Grimm  e Wilhelm Grimm. 
Castelo de Vênus, em estilo
 normando, na Sicília, 
sul da Itália

9.  Releia  a história de  Rapunzel. Observe as imagens. Reescreva um novo final para a história. Não esqueça de escrever as palavras corretamente, e fazer a pontuação. Muita  imaginação ! Para facilitar sua tarefa, siga o trecho baixo: 
A bruxa descobriu os encontros da Rapunzel com o príncipe e cortou suas tranças. Chamou seus corvos e ordenou que levassem a menina até o deserto para que ela vivesse sozinha.
O príncipe que não sabia de nada foi visitar Rapunzel. A bruxa segurou as tranças da menina e as jogou para baixo. Quando ele chegou na janela...

10. Observe a foto ao lado.  Leia o texto abaixo e escreva uma historinha sobre o Castelo onde Rapunzel foi viver com o seu príncipe. 

Os castelos eram fortificações construídas na Idade Média, onde os mais ricos e suas familias ficavam protegidos. Foi num castelo parecido com esse, que Rapunzel foi viver com seu príncipe. 
Na foto,  vemos o Castelo de Vênus, construído no século XII, pelos normandos  quando eles invadiram a Sicília, região do sul da Itália.   A enorme construção fica perto da cidade siciliana de Erice. 

O edifício foi construído em cima de um antigo templo,  no qual os antigos romanos adoravam a deusa do amor, Vênus, que, na mitologia grega , recebe o nome de Afrodite. 
                                   Referências
Adaptação do texto de  Osmar Pavesi. Disponível em:  http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/infantil/rapunzel.htm

domingo, 27 de outubro de 2013

As 35 águas mais claras do mundo para você conhecer e nadar antes de morrer. Atividades de interpretação

aCHEI 

Achei este texto do Site HypeScience muito interessante para estudar os continentes, os oceanos, cidades..., por isso postei aqui. Espero que seja útil para o nosso público. O Mapa-Múndi irá ajudar a localizar os lugares citados. 

"Quase todo mundo adora (ou ao menos deseja) dar um bom mergulho nos dias quentes. Nessa lista, selecionamos 35 lugares do mundo com as águas mais cristalinas que você já viu. Então, se você está sem ideias de viagem para o próximo verão, se inspire. Ou apenas coloque na sua lista de lugares para conhecer – e nadar – antes de morrer": [Daily News Dig]
 Por  Stephanie D'Ornelas, jornalista brasileira. 

Cayos Cochinos (Honduras, país da América
Central, porção continental) 

Belo Sur Mer (Ilha de Madagascar, África)

Koh Phi Phi Don (Tailândia, país da Ásia)

Fernando de Noronha (Brasil, América do Sul)

Blue Lake (Nova Zelândia,  Oceania)

                     Ilha de Tioman (Malásia, Ásia )

Valle Verzasca (Suíça, país da Europa Central)


Atividades
1. Qual ou quais as praias que você mais gostou ?
2.  Diga onde ficam localizadas (indique o país e o continente). 
3. Observe o mapa múndi. Indique  os continentes  e as respectivas cores que estão pintados. 
4. O continente americano divide-se em três partes ou três  subcontinentes. Quais são eles  ? Em qual subcontinente fica o Brasil  ?
5. Escreva um texto sobre a  imagem que mais lhe impressionou. Não esqueça     de ilustrar.  Boa sorte !

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cultivando valores: amizade, amor e fidelidade. Um Homem, seu Cavalo e seu Cão. Interpretação e produção de texto.



O texto de autoria anônima, conta uma  emocionante história de amizade , fidelidade  e amor entre  trés grandes amigos: um homem, seu cavalo e seu cão.  

Os três morrem  em consequência de um acidente  que sofreram, enquanto caminhavam por uma estrada. 
Eles demoraram para descobrir  a tragédia que lhes ocorreu. 

 Após uma longa caminhada pela  estrada do além,  conheceram  o céu e o inferno, mas mantiveram a  amizade, a lealdade e o amor. Não se tornaram avarentos e traidores. Vamos conhecer a  emocionante e bela história ! 

Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada.  

Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.

Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição... 


A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede.
                                            
                            Precisavam desesperadamente de água. 
Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico  todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina.
O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita, guardava a entrada.
- Bom dia, ele disse.
- Bom dia, respondeu o homem.
- Que lugar é este, tão lindo? Ele perguntou.
- Isto aqui é o céu, foi a resposta.
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
- O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
- Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
- Lamento muito, disse o guarda. Aqui não se permite a entrada de animais. 
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande.

 Mas ele não beberia,   deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiu seu caminho. 
Depois de muito caminharem morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi-aberta. 
A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra.
 À  sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:
- Bom dia, disse o caminhante.
- Bom dia, disse o homem.
- Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
- Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar. Podem beber à vontade.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
                                             - Muito obrigado, ele disse ao sair.
- Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
- A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?
- Céu, respondeu o homem.
- Céu?

- Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
O caminhante ficou perplexo.
- Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
- De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos... 

Fontes das ilustrações   http://www.blacklab.com.br/clipping1525.htm     e  Google
Para  sua melhor reflexão, ouça o áudio   com  muita atenção,  na voz do Pr.  Juanribe Pagliarin.  Tempo de duração: 15:22      


Interpretação e Produção  de texto

1. Qual o título da história ? 2. Cite os  o três principais protagonistas. 
3. Os três protagonistas caminhavam por uma estrada, quando sofreram um acidente.  Qual foi a principal consequência deste acontecimento ?  

Leia o texto com atenção. Observe as imagens. Ouça o áudio. Qual é a ideia central do texto ?  Você tem algum animal de estimação ? Conhece alguma história de lealdade e amor entre animais de estimação e seu(s) dono(s) 
4. Escreva uma nova   historinha sobre a amizade e a lealdade entre as pessoas ou entre pessoas e animais.  
Você pode optar por  reescrever essa história. Siga o roteiro abaixo: 
1. Coloque o título  centralizado e com letra maiúscula. 
 2. Observe se no seu texto  tem:
a) a maioria dos fatos narrados na história original.  
b) se você escreveu coisas que não tem nada a ver com a história narrada. 
                Não esqueça de ilustrar com belos desenhos. Boa sorte ! 

Referências (sites pesquisados) 
Mensagem O  homem, seu cavalo e seu cachorro. Disponível em: 
Áudio - Youtube