sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cultivando valores: amizade, amor e fidelidade. Um Homem, seu Cavalo e seu Cão. Interpretação e produção de texto.



O texto de autoria anônima, conta uma  emocionante história de amizade , fidelidade  e amor entre  trés grandes amigos: um homem, seu cavalo e seu cão.  

Os três morrem  em consequência de um acidente  que sofreram, enquanto caminhavam por uma estrada. 
Eles demoraram para descobrir  a tragédia que lhes ocorreu. 

 Após uma longa caminhada pela  estrada do além,  conheceram  o céu e o inferno, mas mantiveram a  amizade, a lealdade e o amor. Não se tornaram avarentos e traidores. Vamos conhecer a  emocionante e bela história ! 

Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada.  

Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.

Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição... 


A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede.
                                            
                            Precisavam desesperadamente de água. 
Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico  todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina.
O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita, guardava a entrada.
- Bom dia, ele disse.
- Bom dia, respondeu o homem.
- Que lugar é este, tão lindo? Ele perguntou.
- Isto aqui é o céu, foi a resposta.
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
- O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
- Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
- Lamento muito, disse o guarda. Aqui não se permite a entrada de animais. 
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande.

 Mas ele não beberia,   deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiu seu caminho. 
Depois de muito caminharem morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi-aberta. 
A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra.
 À  sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:
- Bom dia, disse o caminhante.
- Bom dia, disse o homem.
- Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
- Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar. Podem beber à vontade.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
                                             - Muito obrigado, ele disse ao sair.
- Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
- A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?
- Céu, respondeu o homem.
- Céu?

- Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
O caminhante ficou perplexo.
- Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
- De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos... 

Fontes das ilustrações   http://www.blacklab.com.br/clipping1525.htm     e  Google
Para  sua melhor reflexão, ouça o áudio   com  muita atenção,  na voz do Pr.  Juanribe Pagliarin.  Tempo de duração: 15:22      


Interpretação e Produção  de texto

1. Qual o título da história ? 2. Cite os  o três principais protagonistas. 
3. Os três protagonistas caminhavam por uma estrada, quando sofreram um acidente.  Qual foi a principal consequência deste acontecimento ?  

Leia o texto com atenção. Observe as imagens. Ouça o áudio. Qual é a ideia central do texto ?  Você tem algum animal de estimação ? Conhece alguma história de lealdade e amor entre animais de estimação e seu(s) dono(s) 
4. Escreva uma nova   historinha sobre a amizade e a lealdade entre as pessoas ou entre pessoas e animais.  
Você pode optar por  reescrever essa história. Siga o roteiro abaixo: 
1. Coloque o título  centralizado e com letra maiúscula. 
 2. Observe se no seu texto  tem:
a) a maioria dos fatos narrados na história original.  
b) se você escreveu coisas que não tem nada a ver com a história narrada. 
                Não esqueça de ilustrar com belos desenhos. Boa sorte ! 

Referências (sites pesquisados) 
Mensagem O  homem, seu cavalo e seu cachorro. Disponível em: 
Áudio - Youtube 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Diversidade, ética, cidadania e estudo das cores. Livro o Pássaro Sem Cor, de Luis Norberto Pascoal. Biografia do autor. Interpretação de texto

Pássaros-do-amor ou periquito-namorado -
pequenas aves originárias da África. 
Têm cores variadas e são  monogâmicas  (um  parceiro). 

"A mágica da vida é esta: aquele que quer e sabe fazer o bem, que tem desejo de ajudar os outros, sempre será o mais querido" (trecho do livro).

“Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência. Aprender a usar o diálogo nas mais diferentes  situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”
Brasil:  Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental.  Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001,pg 13.

A escola trabalha majoritariamente com o publico  infanto-juvenil.  Ensinar nosso publico noções de ética,  cidadania, respeito ao próximo e ao meio ambiente,  respeito às diferenças e à diversidade humana,  requer habilidade e esforço, por parte de pais e educadores. A família e a  escola devem trabalhar esses conceitos cotidianamente, pois lida com um público em formação. 
Neste sentido, a historinha contada no pequeno  livro  de 16 páginas, O Pássaro Sem Cor, de autoria de  Luis Norberto Pascoal,  é um instrumento didático valoroso  para  nos ajudar na árdua tarefa.  Além disso, pode ser trabalhado para ensinar as cores. 

Conta a história de um pássaro que não tinha cor, e todos o chamavam de Pássaro Sem Cor. Ele conheceu um  sábio  e inteligente pássaro, que respondia perguntas difíceis. O Pássaro sem Cor perguntou-lhe por que todos tinham cor e ele não.  O sábio  o aconselhou a descobrir a sua própria magia. Depois iria se  transformar  no  mais colorido de todos os pássaros.  Acompanhe a linda historinha:















Livro o Pássaro Sem Cor
Autor: Luis Norberto Pascoal    Ilustração: Pierre Trabbold .   

Biografia  Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal é presidente do Grupo Dpaschoal, empresa de serviços automotivos, e da Fundação Educar Dpaschoal. Acredita firmemente que a educação é o meio para transformar a realidade brasileira. E contribui para isso como investidor social há mais de 20 anos. Desde pequeno, aprendeu com os pais a importância da convivência com pessoas de diversas realidades. Ao lado deles, auxiliou asilos e orfanatos, principalmente por meio da caridade

Interpretação de texto - Atividades
“Servir é a força toda poderosa que move o mundo e o transforma.”                                                                   Clara Dawn
1.Você gostou da historinha? Escreva: a)  o nome do livro;   b) o autor);  o ilustrador;    d) o nome da editora;         e)  a edição, o ano de publicação, o número total de páginas.
2. A história nos mostra que devemos  acreditar na nossa capacidade de realizar as coisas boas, ajudar o nosso próximo e fazer a diferença. Que devemos  respeitar e valorizar as qualidades  pessoais de todos.  Responda:  a) Qual foi a  frase que o pássaro disse para a florzinha quando ela lhe agradeceu ?       
b) Como o pássaro ajudou a apagar o fogo da floresta ? 
3.Pinte  de rosa as vogais da palavra pássaro. Pinte  de vermelho as consoantes. Quantas vogais você  pintou?___  Quantas consoantes? __
4.Escreva as vogais  e as consoantes no quadrinho: 
Vogais
Consoantes


5. No 2º. quadrinho estão  as  5  boas ações que o pássaro praticou.  No 3.º  escreva os nomes das cores que lhe foram atribuídas pelas pessoas que ele ajudou.  Pinte a  referida  cor  no  4.º quadrinho. 

As  5  boas ações que o pássaro praticou
Cores que lhe foram atribuídas

1
 Ajudou um menino que estava se afogando 


2
 Apagou o fogo que queimava uma árvore na floresta 


3
 Ajudou a  florzinha  amarela


4
 Salvou o mar


5
Salvou o botinho cor-de-rosa



6.  Observe as ilustrações. Releia a história. Conte uma nova historinha  de acordo com o que você aprendeu aqui. Não esqueça de fazer as ilustrações com belos desenhos. Boa sorte !  

Referências
Luis Norberto Pascoal, Livro o Pássaro Sem Cor.  Ilustração: Pierre Trabbold .    Editora  Modelo. 3ª Edição, 2007. 16 páginas.  Disponível em: 
  http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/O_Passaro_sem_cor_para_site.pdf
Institulo para o Desenvolvimento do Investimento social. Biografia de Luís Norberto Pascoal. Disponível em: 
http://www.idis.org.br/acontece/noticias/201ceu-nasci-investidor-social201d
Imagens do Google. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cinco Poemas Infanto-Juvenis de Cecília Meireles: As Meninas, A Flor Amarela, O Vestido de Laura, Colar de Carolina, O Menino Azul. Biografia da Autora. Interpretação de textos. Vídeos e áudio


Apresentamos cinco poemas infanto-juvenis de autoria  da escritora brasileira Cecília Meireles, que podem ser estudados e dramatizados pelos alunos, num trabalho enriquecedor de leitura, interpretação e produção de textos, em sala de aula. Destacamos  cinco poemas: 1. As Meninas; 2.  A Flor Amarela; 3. O Vestido de Laura; 4. Colar de Carolina; 5. O Menino Azul. 

A forma simples e delicada com que  Cecília Meireles  escreve  para as crianças é um verdadeiro mimo.   Sua obra  é um recurso didático  inestimável para  iniciarmos  nossos pequenos  na arte de ler, escrever, pintar, declamar e dramatizar, como podemos constatar nos vídeos e áudios que trazemos. Espero que os colegas  e os alunos gostem. Façam bom proveito ! 



        As Meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:"Bom dia!"          

                           

A flor amarela

Olha a janela
Da bela Arabela...


O vestido de Laura



O vestido de Laura
é de três babados,
todos bordados...


Colar de Carolina
      
                                 Com seu colar de coral,
Carolina  corre por entre as colunas
da colina...
O Menino Azul: pintura de Pablo Picasso








    O menino azul



O menino quer um burrinho
para passear.



As Meninas

O vestido de Laura

Colar de Carolina

O menino azul
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:"Bom dia”!
Pensaremos em cada menina que vivia naquela janela;
Uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade é
Maria,  Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"

O vestido de Laura
é de três babados,
todos bordados.

O primeiro, todinho,todinho
de flores
de muitas cores.
No segundo, apenas
borboletas voando,
num fino bando.

O terceiro, estrelas,
estrelas de renda
- talvez de lenda...

O vestido de Laura
vamos ver agora,
sem mais demora!

Que estrelas passam,
borboletas, flores
perdem suas cores.

Se não formos depressa,
acabou-se o vestido
todo bordado e florido!


Com seu colar de coral,
Carolina 
corre por entre as colunas
da colina.

O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.

E o sol, vendo aquela cor
do colar de Carolina, 
põe coroas de coral
nas colunas da colina.



A flor amarela


Olha a janela
Da bela Arabela.
Que flor é  aquela
Que Arabela molha?
É uma flor amarela
O menino quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho que saiba dizer o nome dos rios,  das montanhas, das flores, — de tudo o que aparecer.


O menino quer um burrinho que saiba inventar histórias bonitas com pessoas e bichos  e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo que é como um jardim  apenas mais largo e talvez mais comprido e que não tenha fim. 
(Quem souber de um burrinho desses, pode escrever para a Ruas das Casas, Número das Portas, ao Menino Azul que não sabe ler.) 

Fontes: Poesias Faça Livro_Ou IstoÉ Ou Aquilo-Cecilia_meireles
http://pt.scribd.com/doc/17620822/Poesias-Do-LivroOu-Isto-Ou-Aquilo-Ceciliameireles
Revista de Poesias    http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html#isto

Vídeos e Áudio Com os Poemas

Ouça  o áudio da poesia "O Menino Azul", de Cecília Meireles.  Gravado por Sunny Lóra, com Audacity. Fonte: http://www.soniasanciolandrith.art.br/audio.php?cod=17222
Assista aos vídeos com crianças recitando  o poema - As meninas. Inspire-se para declamar e dramatizar com os colegas da sua turma.  Vai ficar lindo. Sucesso !
http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU
http://www.youtube.com/watch?v=XeNI3CkDry4

Biografia de Cecília Meireles (1901-1964)


 Cecília Meireles é professora e escritora brasileira, autora de  várias obras na área de literatura infantil. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro, onde faleceu em 9 de novembro de 1964.   Seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades.  
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer, pois ele morreu antes de seu nascimento.  Foi criada pela avó Dona Jacinta.
Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.   Formou-se professora, e com apenas 18 anos de idade, publicou seu primeiro livro em 1919, 
intitulado “Espectro”, com vários poemas de caráter simbolista. Era o auge do Modernismo, mas a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista. 

O vestido de Laura
de  babados com
 flores e borboletas
Por seu  interesse pela educação fundou  a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934. Seus poemas infantis, como esses que trazemos aqui, são marcados pela musicalidade, uma das principais características de sua poesia.  Ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.  

Atividades de Interpretação e Produção de textos 


1. Quantos e quais são os poemas deste post ? Quem é  a autora? 
2. Leia o poema As Meninas. Quantas e quais são os personagens do poema ?  Descreva cada personagem:  o que cada uma fazia e como eram elas. 
3. Leia o poema o vestido de Laura. Você gostou do modelo Escreva um texto de quatro linhas, com sua opinião pessoal sobre o vestido. 
4. Leia o poema Colar de Carolina. Qual o efeito que o colar provoca em Carolina ?  5. No poema a flor amarela diga o nome da menina  e como ela cuida da flor. 
6. No poema o  menino azul, descreva as qualidades que deve ter o burrinho que  o menino deseja para si. Você também gostaria de ter um burrinho como aquele? Eu gostaria. 
7. Diga para qual endereço as  pessoas que souberem de um burrinho igual àquele devem escrever, e o nome do destinatário (quem vai receber a carta).   
8) Observe as imagens deste post. Escreve um pequeno texto sobre a vida e obra da autora  Cecília Meireles.    

Amplie seus conhecimentos. Acesse os links: 

O Que é Poesia? O Que é Poema? Qual a Diferença? Versos, Estrofes e Rimas. Poema Jogo de Bola, de Cecília Meireles. Poesia A Boneca, de Olavo Bilac. Atividades



Sites consultados
Vídeos com crianças declamando o poema As Meninas: :
http://www.youtube.com/watch?v=XeNI3CkDry4
Corrida de Jegue e burros na cidade de Petrolina, Bahia
http://opovocomanoticia.blogspot.com.br/2013/06/petrolina-tudo-pronto-pra-jecana-do.html
Blog Loucos por Tecnologias
https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2018/03/cinco-poemas-infantis-de-cecilia.html

Todas as Imagens são do Google
Última atualização: 19/04/18

Menino participa de uma corrida de Jegues e
 burros  na cidade de Petrolina,  Bahi
a