domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril Dia Mundial da Educação. Declaração de Dakar. Educação para Todos


“Sem professores, nós não alcançaremos as metas educacionais". 
Unesco:  Semana de Ação Global 2013
“Educação básica de qualidade para todos” é o segundo dos oito Objetivos do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos por todos os países até 2015.

Hoje, 28 de abril,  comemora-se o dia mundial da educação.  

A data foi criada  durante a Cúpula Mundial de Educação realizada em Dakar, no Senegal, país da África, no período de 26 a 28 de abril de 2000, que resultou no texto  adotado por aquele evento, intitulado

Declaração de Dakar. Educação para Todos – 2000. Este documento  aponta para um compromisso essencial ao desenvolvimento dos povos: a educação acessível a todas as pessoas.  

Para promover iniciativas que valorizem a educação, a UNESCO  (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promove a Semana de Ação Global 2013, que mobiliza e organiza redes em todo o mundo e tem como tema  

 “Sem professores, nós não alcançaremos as metas educacionais".

O Marco de Ação de Dakar Educação para Todos: cumprindo nossos objetivos coletivos.

 Educação para todos nas Américas: Marco de Ação Regional 

Os participante do  Fórum Mundial de Educação reunidos naquele abril de 2000  em Dakar, elaboraram os 

objetivos e as metas de educação para todos (EPT) para cada cidadão e para cada sociedade e se comprometeram a alcançá-los, o que não poderão fazer sozinhos, mas com o conjunto das comunidades de cada país ali representado, incluindo o Brasil. 





Ter um dia especialmente dedicado à Educação é uma oportunidade de mobilizar o povo  brasileiro  para uma  questão essencial ao desenvolvimento do país: a capacitação e qualificação da juventude, para os desafios de viver numa sociedade globalizada, como a que temos hoje.   

Discutir o conceito de qualidade em Educação não diz respeito apenas à escola ou à Academia, mas ao conjunto da sociedade brasileira.         
                                         
É fato que a educação transforma, mas ela também reproduz a sociedade com seus vícios, costumes, defeitos  e virtudes.  

A escola deve ter como foco “formar cérebro e coração” onde está em jogo não apenas ensino de qualidade, desenvolver  competências e habilidades para a vida no trabalho, mas também competências de afetividade, amor  e solidariedade, unindo a inteligência e o Espírito. 

Assim poderemos evitar atos de violências no interior das nossas escolas, desrespeitos aos professores e ações que resultem em fatos como a violência na Maratona de Boston, nos EUA, por exemplo. 
Afinal,   “Qual a Finalidade da Educação do Século XXI" ?  

São alguns pontos para a nossa reflexão, quando pensamos que temos o desafio de preparar nossas crianças e jovens para a vida num mundo globalizado.  
Para que a educação se concretize na prática, não podemos esquecer  o papel da família, pois o  processo de educação começa  em casa: os pais ensinam aos filhos o que julgam ser certo e como devem se comportar. 

A figura da família é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade, habilita o jovem para o trabalho produtivo. 

Referências
UNESCO: O Marco de Ação de Dakar Educação para Todos: cumprindo nossos objetivos coletivos. Texto adotado pelo Fórum Mundial de Educação.  Dakar,  Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. Educação para todos:  o compromisso de Dakar.  Disponível em:  
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Universidade de São Paulo- USP. Declaração de Dakar. Educação para Todos - 2000.  Disponível em: 
Ministério Público Federam  (MPF). 28 de abril dia da educação. Disponível em:
http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/educacao-e-lazer/28-de-abri-dia-da-educacao
Acesso em 28/04/2013
Última atualização em 23/11/2020

terça-feira, 23 de abril de 2013

O pantanal mato-grossense: um ecossistema único no mundo. Conheça a fauna (animais) e a flora (plantas) desse importante Bioma da Região Centro-Oeste do Brasil


Localização Geográfica

O Pantanal Mato-grossense fica  numa planície sedimentar de aproximadamente 100.000 km2.  
Localiza-se a Sudoeste (SW)  do Estado de Mato Grosso e a Noroeste (NW)  do Estado de Mato Grosso do Sul, na Região Centro Oeste do  Brasil. 
Sua área engloba o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e da  Bolívia, países da América do Sul, vizinhos do Brasil.
É uma região com altos índices pluviométricos, ou seja, chove muito. Durante a estação chuvosa, que vai de dezembro a abril, a concentração pluviométrica faz com que os rios extravasem o excesso d'água, inundando quase a totalidade da área,  devido à pequena declividade da planície do pantanal, que tem  altitudes inferiores a 200 m acima do nível do mar.

Vegetação:  a flora   e  a fauna do Pantanal do Brasil

A flora (plantas) é  formada por um conjunto de composições florísticas diversas, com predominância típica de plantas de brejo. Tem em sua constituição espécies como: buriti, mandubi e jacarandá. Também é possível identificar a  vegetação do cerrado, campos e florestas.

A Fauna (animais)   é abundante e variada, superada  apenas pelos animais existentes na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies.
No pantanal mato-grossense existe  mais de 650 espécies de aves (garças, tuiuiús, colhereiros, socos, saracuras), 80 de mamíferos (capivara, cervo-do-pantanal, ariranhas, onças, macacos), 260 tipos de peixes (dourado, piraputanga, piauçu, mato-grosso) e 50 de répteis (jacaré-do-pantanal, sucuri), além da grande diversidade de insetos.

Ameaças à biodiversidade e à sustentabilidade
Nos últimos 20 anos, essa riqueza biológica natural tem sido ameaçada pela crescente expansão agrícola e urbana, apresentando   um quadro degradante de poluição, atingindo as nascentes dos rios  e comprometendo a existência de animais e vegetais

 Mais informações sobre esse importante Bioma do Brasil, você poderá acompanhar nos slides abaixo, com belíssimas imagens e preciosas informações. Recebi esses slides por e-mail.  Achei o material perfeito para postar aqui e facilitar o seu  estudo sobre o Pantanal. Clique na palavra pantanal para ver os 53 slides que mostram as plantas e os animais da região. Bons estudos!

Pantanal clique aqui para ver os slides. Ligue o som. Tem música

http://www.authorstream.com/Presentation/zerricardo-1773291-pantanal/

Amplie seus conhecimentos. Veja também: 

Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2012/07/biomas-brasileiros.html

ECOSSISTEMA BRASILEIRO: CONHEÇA 10 ANIMAIS ESTRANHOS DA FAUNA BRASILEIRA 

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2012/11/ecossistema-braasileiro-10-animais.html

As imagens são do Google 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Stonehenge seus enigmas e mistérios. A silhueta enigmática e impenetrável

Stonehenge fica ao sudoeste da Inglaterra, há menos de 200 Km de Londres, na acidentada paisagem da planície de Salisbury. Os saxões chamavam-no "Stonehenge" ou "Hanging Stones" (pedras suspensas), enquanto que os escritores medievais se referiram a ele como "Dança de Gigantes". Este é provavelmente o sítio pré-histórico mais famoso do mundo, e a maior realização artística conhecida de uma civilização desaparecida há milênios.  Dizem os pesquisadores  que há cerca de 5 mil anos os representantes de uma civilização muito avançada iniciaram o projeto de construção de Stonehenge, que demoraria 2 mil anos para terminar. O  fim da  sua construção  aconteceu por volta do ano 1600 AC. Um enigma tão grande quanto o das pirâmides do Egito ou o dos Moais da Ilha de Páscoa.

A Construção do Monumento 
O monumento é um grande mistério  ainda não desvendado pela ciência, mas a realização desse incrível monumento deve ter exigido o esforço de centenas de milhares de pessoas, e durou muitos séculos. Um conjunto apreciado por sua beleza mística e sua brilhante concepção, mas que se torna ainda mais impressionante quando consideramos o modo e a época em que foi construído.
Sobre o que representava e para que servia exatamente, é provável que nunca tenhamos certeza absoluta: altar de sacrifícios (humanos e/ou animais), templo-calendário ou para rituais druidas, para cerimônias em homenagem ao sol, canal de ligação com outras dimensões ou portal de contato com seres de outros planetas...  Todos têm seus palpites - arqueólogos, especialistas em História antiga, pesquisadores, místicos, esotéricos e curiosos de plantão.
As chamadas “pedras azuis”* usadas para construir parte de Stonehenge foram trazidas de cerca de 400 km de distância, das montanhas do Sul de Gales, sendo necessária inclusive travessia marítima. Não há como precisar de que maneira esses pilares de 5 toneladas foram levados até a sua atual localização. 
mais antiga referência ao monumento conhecida é a que faz o grego Hecateu de Abdera na sua "História dos Hiperbóreos", datada de 350 AC  "Ergue-se um templo notável, de forma circular, dedicado a Apolo, Deus do Sol...".
As Quatro Etapas de sua Construção 
 
Stonehenge foi  construído em quatro etapas bem distintas, sendo cada uma delas mais elaborada que a anterior:
1ª – A obra começou com a escavação de um fosso circular. A terra retirada do fosso foi usada, mais tarde, para a construção de um muro ao redor do perímetro central. Em seguida, se traçaram duas linhas no centro do círculo, que assinalavam o ponto por onde nascia o sol nos solstícios de verão e inverno, e no final destas, depois da entrada do círculo, se fixou um monolito gigantesco, chamado hoje de “Calcanhar do Frade”.
2ª - Após um intervalo de quase 800 anos (por volta de 2100 aC.), iniciou-se a segunda fase, que prosseguiu de forma constante durante os 3 séculos seguintes.
Formou-se um duplo anel das chamadas *pedras azuis dentro do antigo fosso - foram alinhadas na entrada do círculo com grande precisão, de forma que o nascer do sol no solstício de verão acontecesse exatamente através do arco central e por cima do “Calcanhar do Frade”.
3ª - Apesar dos espantosos trabalhos precedentes, esta terceira etapa, que se iniciou quase assim que terminou a segunda, é considerada uma das maiores proezas arquitetônicas de todos os tempos.
As 80 pedras “sarcen”, utilizadas nessa fase, pesam acima de 50 toneladas cada uma(!!) e têm 5 metros de altura.
Foram trazidas de uma pedreira localizada a mais de 30 Km de distância!
Esse período se prolongou por mais de 500 anos e deu a Stonehenge o aspecto que tem hoje.
4ª - Terminado o círculo exterior, os construtores executaram a etapa final, construindo a “ferradura” de pedras interna. Na composição final, o efeito de perspectiva é portentoso. A utilização de pedras mais estreitas na parte superior causa um efeito que faz Stonehenge parecer ainda maior do que é.
Originalmente Stonehenge era um círculo externo e media 86 metros de diâmetro.
O círculo interno, com as pedras maiores, media 30 metros.
Havia ainda uma avenida de acesso principal onde ficavam os portais de pedra, marcando o alinhamento do sol e os ciclos da lua.
Analisando-se as pedras viu-se que elas foram cortadas para encaixarem-se perfeitamente umas nas outras, o que é incrível, já que, oficialmente, acredita-se que na época não existiam ferramentas de construção com esse poder de corte, e menos ainda capazes da precisão ali encontrada.

Os Construtores de Stonehenge
Diferentes tribos e autoridades contribuíram para a sua construção. Cada uma pode ter tido objetivos diferentes  Alguns relatos históricos contam que os druidas, uma tribo Celta que habitou a Inglaterra durante o império Romano, fizeram cerimônias ali, mas é certo que não foram eles que construíram Stonehenge, pois o monumento já existia quando chegaram.
Mesmo assim os druidas podem ter herdado tradições, costumes e rituais dos primeiros moradores do lugar. Em vez de em templos fechados, eles se reuniam nos círculos de pedra, como se vêem nas ruínas não só de Stonehenge. 
Durante séculos, Stonehenge foi cenário de reuniões de camponeses e nos últimos 90 anos os "druidas" modernos celebraram ali o solstício de Verão. Durante aproximadamente 20 anos, milhares de pessoas se reuniram no local, todos os meses de junho, para assistirem ao festival. Mas, em 1985, as autoridades proibiram o festival, receosas de que esse grande patrimônio histórico da humanidade pudesse ser danificado.
Imagens
http://www.youtube.com/watch?v=36pA0xTl1yg&feature=player_embedded
Fontes e  referências bibliográficas:
Discovery Communications Inc
Barsa Planeta
Revista Turismo
Arquivo UnescoStonehenge.co.uk

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PIZZARIA GOOGLE: o Big Brother Que Você não Vê. Como a Tecnologia Controla a Sua Vida

Recebi este Email,  achei muito interessante e resolvi postar aqui no blog, para que você entenda como a vida deixou de ser exclusivamente nossa  e passou a ser compartilhada  através dos meios eletrônicos, como  num verdadeiro  "Big Brother - O Grande Irmão  que a maioria de nós não gostaria de ter na nossa companhia. O texto nos remete  às previsões futuristas  escritas no livro  de autoria do escritor  George Orwell (1903-1950), um dos  mais influentes do século XX, intitulado: 1984. É  um livro de ficção, onde  o autor  previu o controle do ser humano através dos meios eletrônicos, e que nos dias atuais é cada vez mais uma realidade. 
Simpatizante da proposta anarquista,  a  obra de Orwell  é inteligente  e bem-humorada, na qual  denuncia as injustiças sociais e faz  intensa oposição às ditaduras  totalitárias, enquanto defende a auto-gestão.  Orwell  retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no então imaginário ano de 1984, denunciando como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que a ela se oponha.    Para demonstrar como isso ocorre, narrada  a história do personagem  Winston Smith, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime por meio da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith era vigiado 24 horas por dia com equipamentos estratégicamente instalados por onde quer que andasse - as “teletelas”. 

Nada escapava aos olhos do “Grande Irmão”. Com o passar do tempo, Smith fica desiludido  e dá início a uma rebelião contra o sistema. O romance  ficou  famoso por retratar a difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos. Desde sua publicação termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua"  se popularizaram. Fale a pena ler.   Conheça outras obras interessantes  e famosas do autor, cuja leitura que lhe recomendamos: A Revolução dos Bichos (O Triunfo dos Porcos), Lutando na Espanha etc. Agora confira o texto do Email  abaixo e reflita sobre os cuidados que devemos ter com o excesso de exposição de nosso cotidiano na Rede Mundial de Computadores ( WWW ),  chamada internet. Ela foi  criada na década de 1960, nos EUA,  no período da Guerra Fria pelos militares, como   uma nova ferramenta de comunicação rápida e segura, mas só foi difundida a partir de 1981 com o lançamento do computador pessoal, adquirindo a popularidade que tem  nos dias atuais.
- Pizzaria Google, boa noite!
- De onde falam?
- Pizzaria Google, senhor. Qual é o seu pedido?
- Mas este telefone não era da Pizzaria do...
- Sim senhor, mas o Google comprou a Pizzaria e agora sua pizza é mais completa.
- OK. Você pode anotar o meu pedido, por favor?
- Pois não. O Senhor vai querer a de sempre?
- A de sempre? Você me conhece?
- Temos um identificador de chamadas em nosso banco de dados, senhor. Pelo que temos registrado aqui, nas últimas 53 vezes que ligou, o senhor pediu meia quatro queijos e meia calabresa.
- Puxa, eu nem tinha notado! Vou querer esta mesmo...
- Senhor, posso dar uma sugestão?
- Claro que sim. Tem alguma pizza nova no cardápio?
- Não senhor. Nosso cardápio é bem completo, mas eu gostaria de sugerir-lhe meia ricota, meia rúcula.
- Ricota ??? Rúcula ??? Você ficou louca? Eu odeio estas coisas.
- Mas, senhor, faz bem para a sua saúde. Além disso, seu colesterol não anda bom...
- Como você sabe?
- Nossa Pizzaria tem o banco de dados mais completo do planeta. Nós temos o banco de dados do laboratório em que o senhor faz exames também. Cruzamos seu número de telefone com seu nome e temos o resultado dos seus exames de colesterol. Achamos que uma pizza de rúcula e ricota seria melhor para sua saúde.

- Eu não quero pizza de queijo sem gosto e nem pizza de salada. Por isso tomo meu remédio para colesterol e como o que eu quiser...
- Senhor, me desculpe, mas acho que o senhor não tem tomado seu remédio ultimamente.
- Como sabe? Vocês estão me vigiando o tempo todo?
- Temos o banco de dados das farmácias da cidade. A última vez que o senhor comprou seu remédio para colesterol faz 3 meses. A caixa tem 30 comprimidos.
- Puxa! É verdade. Como vocês sabem disto?
- Pelo seu cartão de crédito...
- Como?!?!?
- O senhor tem o hábito de comprar remédios em uma farmácia que lhe dá desconto se pagar com cartão de crédito da loja. E ainda parcela em 3 vezes sem acréscimo... Nós temos o banco de dados de gastos com cartão na farmácia. Há 2 meses o senhor não compra nada lá, mas continua usando seu cartão de crédito em outras lojas, o que significa que não o perdeu, apenas deixou de comprar remédios.
- E eu não posso ter pago em dinheiro? Agora te peguei...
- O senhor não deve ter pago em dinheiro, pois faz saques semanais de R$ 250,00 para sua empregada doméstica. Não sobra dinheiro para comprar remédios. O restante o senhor paga com cartão de débito.
- Como você sabe que eu tenho empregada e quanto ela ganha?
- O senhor paga o INSS dela mensalmente com um DARF. Pelo valor do recolhimento dá para concluir que ela ganha R$ 1.000,00 por mês. Nós temos o banco de dados dos bancos também. E pelo seu CPF...
- ORA VÁ SE DANAR! (já gritando, descontroladamente)
- Sim senhor, me desculpe, mas está tudo em minha tela. Tenho o dever de ajudá-lo. Acho, inclusive, que o senhor deveria remarcar a consulta a que o senhor faltou com seu médico, levar os exames que fez no mês passado e pedir uma nova receita do remédio.
- POR QUE VOCÊ NÃO VAI À MERDA???
- Desculpe-me novamente, senhor.
- ESTOU FARTO DESTAS DESCULPAS. ESTOU FARTO DA INTERNET, DE COMPUTADORES, DO SÉCULO XXI, DA FALTA DE PRIVACIDADE, DOS BANCOS DE DADOS E DESTE PAÍS...
- Mas senhor...
- CALE-SE! VOU ME MUDAR DESTE PAÍS, PARA BEM LONGE. VOU PARA AS ILHAS FIJI OU ALGUM LUGAR QUE NÃO TENHA INTERNET, TELEFONE, COMPUTADORES E GENTE ME VIGIANDO O TEMPO TODO...
- Sim, senhor... entendo perfeitamente.
- É ISTO MESMO! VOU ARRUMAR MINHAS MALAS AGORA E AMANHÃ MESMO VOU SUMIR DESTA CIDADE.
- Entendo...
- VOU USAR MEU CARTÃO DE CRÉDITO PELA ÚLTIMA VEZ E COMPRAR UMA PASSAGEM SÓ DE IDA PARA ALGUM LUGAR BEM LONGE DE VOCÊ!!!
- Perfeitamente...
- E QUERO QUE VOCÊ ME ESQUEÇA!
- Farei isto senhor..
- O senhor ainda está aí?
- SIM, PORQUE? ESTOU PLANEJANDO MINHA VIAGEM... E PODE CANCELAR MINHA PIZZA.
- Perfeitamente, Senhor !  Está cancelada.
- Só mais uma coisa, senhor...
- O QUE É AGORA?
- Devo lhe informar um detalhe importante...
-Diga !
- O seu passaporte está vencido.


Autor presumido: Álvaro Vieira Marcondes
Veja o vídeo com a sinopse do filme 1984,  feito por alunos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco,  do curso de informática, enviado em 06/10/2011
https://www.youtube.com/watch?v=D4NyMoZHr1Y

Biografia de George Orwell.Clique aqui

Tudo Sobre George Orwell. Clique aqui
Atualização  em 09/07/2013

Vendas de "1984" crescem quase 7.000% após escândalo de monitoramento

As vendas de "1984", de George Orwell, aumentaram quase 7.000% em apenas um dia na Amazon, a maior varejista on-line de livros do mundo. O aumento se segue à revelação, feita na última quinta (6) pelos jornais "The Guardian" e "Washington Post", do gigantesco esquema de monitoramento de dados de telefone e internet realizado ilegalmente pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos --tratado por analistas como uma versão real do Big Brother, o Grande Irmão que tudo vê do livro de Orwell.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Imagens Que Fazem a Terra, Nosso Planeta, Parecer Arte Abstrata.Afinal, A Mãe Natureza Também Faz Arte Abstrata

 DELTA DO RIO LENA, RÚSSIA - o  Delta do Rio Lena na Rússia, que  se estende por 100 km no Mar Laptev e Oceano Ártico, incluindo uma extensa área selvagem protegida.
As imagens  aqui exibidas   são  de nos deixar paralisados diante de tanta beleza. São verdadeiras obras de arte, produzidas espontaneamente pela adorável mãe natureza.Aqueles que se encantam diante do mar, dos rios, dos lagos,  das árvoreres carregadas  de flores e frutos, das montanhas..., ficarão, por certo,  enebriados com tamanha beleza produzida natureza. São belezas do meio ambiente no seu estado natural, traduzidas em imagens semelhantes a fractais. São  tão bonitas que nos  transportam para uma galeria do Museu do Louvre, em Paris. 

As fotos foram feitas  do espaço, pela NASA, a a Agência Espacial Amercicana e foram reunidas e publicadas num e-book gratuito chamado Earth as Art ("A Terra como Arte", em português).   São imagens de satélite de todo o globo feitas em um período de vários anos.
MONTANHAS BOGDA, CHINA  -   A Depressão Turpan, aos pés das montanhas Bogda, no noroeste da China, tem uma estranha mistura de lagos salgados e dunas de areia. Na parte de baixo da bacia está o lago Aydingkol, que aparece em azul nesta imagem, e, a 155 metros abaixo do nível do mar, é o terceiro local mais profundo na superfície, depois do Mar Morto e do Lago Assal.

MONTANHA DO HIMALAIA, NO CENTRO DA ÁSIA

Na foto, picos cobertos de gelo da cadeia de montanha na parte oriental do Himalaia criam uma colcha irregular entre os principais rios do Tibet e do sudoeste da China.




 Confira 10 destas imagens  reproduzidas pelo Site  HypeScience. Clique aqui 

A Mãe Natureza Também Faz Arte Abstrata

Muitas vezes ouvimos  alguém  exclamar diante de uma  paisagem bonita: "puxa, que lindo ! Até parece uma pintura”. Pois é, a Mãe Natureza também sabe fazer arte abstrata. Confira nas imagens abaixo !:


   As imagens mostram  curvas e ângulos incríveis de cânions. 
   São chamadas de “estriações” - ondas que se formam por causa de forças     geológicas.

 Para que cheguem nesse estado, milhões de anos de movimentação são necessários. As estriações parecem tão lisas porque, quando rochas do topo desse relevo caem, elas são arrastadas pela estrutura, lixando a pedra maior.
 Estruturas como essas podem ser encontradas no mundo todo, onde movimentos geológicos, água ou até mesmo o vento moldaram as pedras. [Dark Roasted Blend] 

Cores de uma obra de arte rupestre vindas de microorganismos.  A “Bradshaw” de 40 mil anos que  se mantem viva                                      


Um tipo particular de arte rupestre, na Austrália Ocidental, mantém até hoje cores vivas, apesar de sua idade  Pesquisadores descobriram  que a pintura não desapareceu  por que  é colonizada por bactérias e fungos coloridos. Enquanto algumas artes rupestres desaparecem em centenas de anos, a “Bradshaw” continua a ser colorida depois de pelo menos 40.000 anos, graças a esses “biofilmes” de bactérias.
Pesquisadores estudaram 80 dessas obras Bradshaw, nomeadas em homenagem ao naturalista do século 19 que as identificou, em 16 locais na região da Austrália Ocidental. Eles se concentram em duas das mais antigas pinturas Bradshaw, Tassel e Sash, e constataram que a grande maioria delas apresentava sinais de vida, mas não pintura. A equipe apelidou o fenômeno de “pigmentos vivos”.
Segundo os cientistas, os pigmentos da tinta original foram substituídos por microorganismos pigmentados. Estes organismos vivos podem se reabastecer ao longo de milênios, o que pode explicar a aparência fresca das pinturas.
Estudos como esse podem ajudar arqueólogos do mundo inteiro a levar em conta os efeitos que a própria vida pode ter sobre a arte. Por exemplo, a pesquisa mostra que alguns microorganismos estão convivendo com os pigmentos e não os destruindo, que geralmente é o pensamento associado às bactérias. A pesquisa também levanta a questão de investigar se os artistas de Bradshaw sabiam dos efeitos a longo prazo dos pigmentos específicos que usaram em suas obras. [BBC]
Fonte: Site do Hipescience

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ECOSSISTEMA BRASILEIRO: CONHEÇA 10 ANIMAIS ESTRANHOS DA FAUNA BRASILEIRA

O Brasil  se caracteriza pela multiculturalidade presente  nas etnias humanas e por sua biodiversidade na flora (plantas) e na fauna (animais).   Conheça a diversidade  da fauna brasileira. Confira a lista de dez animais exóticos do país. 

O Macaco Uacari (Cacajao calvus)- é uma espécie raríssima que vive nas florestas ao norte da Amazônia. Esse animal estranho encontrado no Brasil e no Peru está listado como uma espécie em extinção; ele é especialmente vulnerável devido à perda de seu habitat, e por ser caçado para a alimentação.

Urso-de-óculos - achou que não havia ursos no Brasil? Bom, se você ver um, vai ser o urso-de-óculos. Foram as manchas brancas que marcam seus olhos que lhe renderam o apelido. Essa é a única espécie de urso que vive na América do Sul. 
O urso-de-óculos é mais frequentemente encontrado nas florestas profundas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Brasil, mas também pode habitar florestas tropicais, estepes e desertos. 

A preguiça - aparência esquisita, movimentos lentos e sem energia são suas principais características. Vive pendurada nas copas das árvores do Brasil, Nicarágua e Peru. A preguiça tem dedos com garras curvas gigantes que parecem ganchos. Usa para se defender, mas por ser tão pacato, geralmente só  usa para ficar parecendo uma rede em um galho de árvore.

Confira a lista de dez animais exóticos do Brasil. 

Clique  aqui               Ou no link abaixo:

http://hypescience.com/10-animais-estranhos-do-brasil/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29   

Bons estudos !