sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Educação Infantil. Livro Vamos Abraçar o Mundinho. Alfabetização para a Educação Ambiental e Sustentabilidade do Planeta. Atividades

Araras na Amazônia 

Achei muito importante a mensagem que traz o livro Vamos Abraçar o Mundinho, da artista plástica brasileira, do estado de São Paulo, Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, autora de vários livros infantis, entre eles a coleção O Mundinho, editada pela Editora  DCL.

Em sua linguagem clara  e direta, o  Livro Vamos Abraçar o Mundinho busca chamar a atenção do público infantil sobre como  pequenas atitudes  podem fazer a diferença e contribuir   para vivermos bem no nosso Planeta e preservar a vida.

É um excelente recurso para o primeiro contato dos pequenos com a Alfabetização para a Educação Ambiental e Sustentabilidade do nosso Planeta. Traz  importante contribuição para  conscientizá-los sobre a importância  da natureza nas nossas vidas e de todos os seres vivos. 
   Mico-leão dourado  (Mata Atlântica).
Imagem
Cuidar do  meio ambiente é garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. O livro  sugere soluções ao alcance de todos, como economia de água e energia, coleta seletiva do lixo, cuidados com os animais, as matas e, o reflorestamento florestal.  

Veja no final as atividades e o texto do livro no word. Sugerimos que o professor organize um jogral com os 23 episódios. Acompanhe!


 Fonte: Blçog Escola Especial. Profa. Clau Beatriz. acesso em 08/09/16
http://escolaespecialprofeclau.blogspot.com.br/2010/11/historia-o-mundinho.html

Releia o texto da história  para responder o que se pede. 


Livro  Vamos  Abraçar  o Mundinho        Autora:  Ingrid  Biesemeyer 
01
Era uma vez um mundinho
02
Que vivia muito feliz.
03
Nele viviam  muitos homenzinhos que viviam de bem  com suas florestas,
animais, rios e oceanos.
04
Eles eram unidos e cuidavam do mundinho

05
Sabiam da importância da preservação e semppre descobriam novas maneiras de protegê-lo.

06
Aprenderam o que progresso deve ter limites: o que podiam e o que não podiam fazer.

07
Todos os seres vivos precisam  de água para sobreviver.
Sabendo disso, os homenzinhos não deixaram poluir as águas do mundinho e economizaram água fechando a torneira.

08
Para economizar energia, durante o dia usavam a luz do sol. não se esqueciam de desligar as coisas  depois de usá-las e de apagar a luz na saída.

09
Os homenzinhos eram muito felizes, pois o mundinho lhes dava tudo.  Assim, pensaram numa forma  de retribuir sua gratidão :
As crianças plantaram árvores nas ruas, parques e praças, para melhorar a qualidade do ar. 
10
Proibiram a circulação de carros e caminhões com motores  desregulados:  suas fumaças são terríveis!
11
Evitaram também a queima de lixo, de florestas, de carvão e de petróleo.


12
No mundinho os homens eram amigos dos animais, ao invés de matar, capturar ou comercializar,  eles criavam parques e reservas naturais para que os animais vivessem felizes e livres.

13
Os homenzinhos sempre achavam soluções inteligentes para manter o mundinho   livre e saudável.

14
Um dia tiveram uma grande ideia: reciclar o lixo, pois grande parte dele é sucata.

15
O trabalho começava na casa de cada um. Separavam o lixo:         
PAPEL, PLÁSTICO, METAL E VIDRO – para depois encaminhá-lo para o local onde seria reciclado.

16
Nas escolas e em locais públicos colocaram grandes lixeiras coloridas, cada cor para  um determinado material. Todos participaram da coleta e separação do lixo, ou melhor, da coleta seletiva.

17
Os homenzinhos  divertiam-se, criando novos  objetos com garrafas plásticas, latas, caixas e vidros usados.

18

As cascas de frutas e legumes serviam de adubo para a Terra.
19
Com essas simples atitudes, a quantidade de lixo do mundinho diminuía e, com ela, a poluição do ar, da  água e do solo.
20
Economizaram-se energia, água e material, evitando o desmatamento e o equilíbrio ecológico.
21
O Mundinho ficou ainda mais feliz  e sentiu o quanto os homenzinhos o amavam.

22

Cada um ajudava um pouquinho...

23

E isso era como um grande abraço!





























































ATIVIDADES 

1. Copie as palavras das lixeiras abaixo. 

Lixo reciclado 
Torneira  aberta












Brinquedos reciclados





Lixo no chão 
Água: fonte da vida
                                                          

2. Observe as figuras. Discuta com seus colegas e professor as soluções para os problemas  identificados nas imagens. 
3. Copie os 23 episódios da historinha. 
4 Organize com o professor e os colegas  um jogral com os 23 episódios.
5. Escolha os episódios que mais lhe chamaram  a atenção. Crie uma historinha sobre como devemos proteger o meio ambiente. Não esqueça de ilustrar com belos desenhos.  
6. Copie os números de 01 a 23. 
7. Crie com seus coleguinhas  um brinquedo reciclado. 

Sites Consultados 
MEC. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. CADERNOS SECAD 1.  Março/2007
Brasília  DF    http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf
20 Animais da Mata Atlântica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.