quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Experiência bem sucedida: Arte é usada para ensinar Matemática. Educadoras usam atividades artísticas para o fortalecimento de conteúdos matemáticos


Achei este artigo publicado no Diário de Cuiabá, capital do Mato Grosso (MT), na região centro-oeste do Brasil, muito sugestivo.  Segundo a reportagem publicada  17 de dezembro de 2015,  duas professoras desenvolveram um  Projeto com  atividades artísticas para o fortalecimento de conteúdos matemáticos. Elas apontam progressos no desempenho dos estudantes. 


Vincular   Matemática e  Arte  direcionando os alunos a  identificar a matemática como uma realização do espírito humano para o equilíbrio, a harmonia,  beleza e delicadeza presentes  nas artes, é um meio  para tirar proveito dos ensinamentos das duas disciplinas. 


Observemos  as obras de artes, as construções, os móveis, a natureza. Tomemos como exemplos  os projetos do brasileiro  Oscar Niemayer, sejam  em Brasília, Minas Gerais,  Rio de Janeiro, João Pessoa, capital da Paraíba, estado da Região Nordeste do Brasil... 

Com um olhar curioso na bela arquitetura desse gênio, veremos as formas geométricas nas igrejas, catedrais, palácios, museus, no  sambódromo do Rio de Janeiro e tantas outras construções desse  famoso arquiteto. 

Sambódromo, Rio de Janeiro - local dos desfiles das escolas de samba
O Congresso Nacional, Brasília - Distrito Federal (DF)


Leia  a publicação: 

                  Arte é usada para ensinar a matemática

ELIANA BESS.  Assessoria Seduc/MT

 
Matemática combina com artes? Para as professoras Valquíria Ramos Borges e Carmem Lane Vieira da Silva Leal, da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera do Leste, a interação das duas disciplinas pode funcionar perfeitamente. A ideia delas foi desenvolver atividades que fortalecessem o aprendizado usando conteúdos dessas matérias.  


Para isso, criaram o projeto a Arte da Matemática e aplicaram aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O efeito da iniciativa pode ser conferido pela comunidade durante uma exposição dos trabalhos, que ocorreu nas dependências da escola, no mês passado.
"O objetivo do projeto é propiciar ao educando a interdisciplinaridade, onde disciplinas opostas podem interagir provocando novos olhares e formas de aprender. Nesse caso, o de proporcionar o ensino aprendizagem na disciplina de matemática significativa, de forma que faça o aluno descobrir a importância da mesma em seu cotidiano. E nada melhor que aplicar na prática a teoria desenvolvida na sala de aula, com a contribuição da disciplina de Arte", pontuaram as professoras.
Entre um trabalho e outro exposto, os expectadores visualizaram uma mistura de cores e figuras geométricas. Num painel, por exemplo, caricaturas, objetos, fisionomias e animais foram retratados. Em outro, as figuras geométricas se misturavam de forma que pareciam ser pinturas abstratas.
Mas os alunos não queriam apenas olhar, era preciso tocar e sentir a leveza de cada detalhe durante a visitação. Nos espaços 'filtro dos sonhos' e 'fractal' (estruturas geométricas complexas com propriedade que se repetem em diferentes escalas) eles encontraram essa possibilidade. E assim, os detalhes eram contemplados como se fossem elementos decorativos.
De acordo com a diretora Alexandra Cristina Andrade, o projeto apontou bons resultados, melhorou o desempenho dos alunos, que passaram a ter mais envolvimento com as disciplinas", destacou.
Percebeu-se ainda, que a iniciativa contribuiu para atrair até os estudantes que não gostam de matemática, por conta do raciocínio, cálculos e fórmulas. Ou seja, os estudantes aprendem sem fazer 'cara feia' para os conteúdos.
O Arte da Matemática começou a ser implementado no ano passado, mas as educadoras observaram que precisava ser intensificado. Dessa forma, o projeto ganhou credibilidade para ser executado também em 2015 e tudo indica que terá continuidade em 2016.
Fonte: ELIANA BESS. Assessoria Seduc/MT. Diário de Cuiabá. Edição nº 14374 17/12/2015. Acessado em 20/12/15
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=484045
Sugestões de leituras sobre o tema

SEMMER,  Simone. MATEMÁTICA E ARTE.  Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Graduada em Matemática e Artes Visuais. Concluinte do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE -2007. Acesso em 29/12/15.  Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/409-4.pdf 

Amplie seus conhecimentos. Veja mais sobre o tema: 


Estudando as Formas Geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Música com as formas geométricas



Geometria com Arte: poemas, rimas, músicas, vídeos e peças teatrais com as formas geométricas. As Formas Geométricas vão ao teatro 

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/geometria-com-arte-o-poema-as-formas.html

TV Escola
http://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca/serie/arte-e-matematica 

sábado, 2 de janeiro de 2016

Alfabetização. Calendário 2016 com frases de grandes pensadores. O que é o Ano Bissexto? Alfabeto com letras cursivas e de formas, maiúsculas e minúsculas. Atividades com Números e o Alfabeto




Gostei muito desse calendário do Site Espaço Educar que traz frases impactantes de  grandes pensadores do Brasil e do mundo,  sobre o valor da educação,  e que podem ser trabalhadas na produção de gêneros textuais, a exemplos de biografia, autobiografia, reescrita e  interpretação de texto etc.   

Com esse calendário, o professor pode trabalhar o alfabeto e suas variantes: as letras cursiva e de fôrma;  maiúsculas e  minúsculas;  vogais e consoantes;   nomes comuns; nomes próprios (de pessoas e de lugares).

Matemática, como as quatro operações etc. Geografia: as quatro estações do ano e os movimentos da terra. História:  origem dos calendários,  informando aos alunos  que o mês de fevereiro de 2016 terá 29 dias, por ser ano bissexto.  


O Que é o Ano Bissexto?

Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora
para completar uma volta em torno do Sol. O ano tem 12 meses, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.  

Ano Bissexto é aquele que possui um dia a mais, ou seja, 366 dias, diferente dos demais, que têm 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.    

Como não pode haver todos os anos 366 dias, ou seja, um dia a mais, com as 6 horas que sobram, a cada quatro anos é feito um ajuste no calendário
e adiciona-se um dia a mais, somando 366 dias, ao invés de 365.  Foi o
imperador romano Júlio César quem trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente.

O calendário gregoriano acrescenta ao mês de fevereiro esse dia extra a cada 4 anos, que terá 29 dias, ao invés de 28 dias, como ocorre normalmente. O objetivo é manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às  quatro
estações do ano. 

O ano bissexto acontece porque o ano-calendário tradicionalmente utilizado, possui uma diferença em relação ao ano solar. Enquanto no calendário tradicional o ano dura 365 dias para se completar, no calendário solar dura 365,25 dias.


Essa diferença de 0,25 corresponde a fração de um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é chamado ano bissexto. O presente ano de 2016 é bissexto. O anterior foi o de 2012 e o próximo será 2020. 
Outras Sugestões

A partir do calendário, o professor poderá trabalhar os números e o alfabeto, simultaneamente.  Poderá  propor a seus alunos atividades que envolvam:
  • A distinção entre letras e números;
  • Associação de objetos a palavras e números; 
  • Contagem de letras das palavras e das sílabas;
  • Identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
  • Análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras;  as letras que se repetem; vogais, consoantes...
  • Identificação da forma e da posição dos dois tipos de letras: maiúsculas e minúsculas; 
  • Formação de nomes próprios, incluindo o nome do aluno, da professora, da escola, da mãe,  de um colega, do melhor amigo, da cidade, estado, cidade e bairro onde mora. Veja alguns exercícios adiante. 
Os  Números  de  01  a  31



Fonte:  Liza. Espaço Educar. Acesso em 06/12/2015. Disponível em: 

ATIVIDADES
1. Você já conhecia o calendário com os meses e os dias do ano? O que você achou? Você conhecia alguma das pessoas citadas no calendário? Quem? 
2. Escreva os números de 01 a 31;
3. Quantos meses e quantos dias tem o ano? Em que mês você faz aniversário? 
4. Identifique no calendário os meses do ano que tem: a)  30 dias; b) 31 dias; c) Qual o  mês do ano que às vezes tem 28  e às vezes 29 dias? d) Quais os meses que terminam em bro ?  
5.Quantos dias terá o mês de fevereiro de 2016? Por que?  
6. Explique o  que é o ano bissexto.  Você conhece alguém que nasceu dia 29 de  feveroso Escreva o nome dessa pessoa. 

7. Observe as  letras do alfabeto acima e a primeira letra dos nomes dos objetos mostrados. Pinte-os e escreva no caderno seus nomes completos.






8. Observe as casinhas abaixo. Complete com as letras que faltam. 
9. Qual o seu nome? Você gosta dele? Que outro nome você gostaria de ter? 

10) a) Escreva seu primeiro  nome no quadrinho abaixo e depois pinte  com a sua cor predileta; b) conte quantas letras tem seu nome e escreva o total no quadrinho 2; c) separe as sílabas do seu nome no quadrinho 3; d) escreva o total de sílabas do seu nome no quadrinho 4.  





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