sábado, 21 de maio de 2016

Valores Humanos. O UNO e o DIVERSO nos Quatro Pilares da Educação. O Livro Desculpe-me. Música Normal é Ser Diferente. O que é ser educado? Atividades


Este post tem por objetivo discutir o tema educação e humanização,  destacando a condição humana em sua complexidade.

Nos dias atuais o desamor tem predominado nas relações interpessoais, em todos os ambientes coletivos,  e até  mesmo no seio da  família, onde impera  a desarmonia e desrespeitos de toda ordem. 

É fato que aprendemos mediados uns pelos outros, mas até mesmo este princípio tem sido difícil de ser aplicado, pois as pessoas não estão dispostas a ouvir e respeitar a opinião do outro, o que constatamos, cotidianamente,  nas salas de aula e  nas redes sociais.  

O Uno e o Diverso na Educação Escolar  é o  título do livro organizado pelas Professoras Arlete B Miranda,  Selva  Guimarães Fonseca e  Silvana M. Baraúna da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, que também dá nome a um Seminário  organizado na mesma linha. O tema o UNO e o DIVERSO  tem sido abordado no mundo inteiro.   Achei muito interessante e  resolvi enriquecer este post sobre valores humanos, uma temática muito presente no   meu cotidiano de professora da Educação Básica, onde um simples pedido de desculpas é cada vez mais raro. 

A Educação Escolar voltada para os valores humanos busca desenvolver a  temática sobre a convivência harmônica entre o  Uno  (o indivíduo) e o Diverso (o diferente, o coletivo) nas relações  sociais, respeitando-se as diferenças humanas.

Uno   = o indivíduo
Diverso  =  o diferente, o coletivo

A uno-diversidade do ser humano e o desenvolvimento de uma consciência lúcida  como pilares fundamentais para quem pretende educar para a condição humana,  tem  chamado a atenção de estudiosos, diante da grave desagregação familiar dos nossos dias,  com graves prejuízo para a sociedade atual.  Portanto,   temos que nos esforçar para  ensinar e aprender a conviver com o UNO e o DIVERSO, num mundo cada da mais desumanizado. 



Os quatro pilares da educação indicados no  Relatório para a Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, presidida pelo francês  Jacques Delors, publicado no livro por ele coordenado, sob o título -  “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999, propõe uma educação direcionada para os quatro pilares da  educação: 

Aprender
a conhecer
Aprender
a fazer
Aprender  a viver
junto
    Aprender
a ser

Para melhor traduzir o objetivo dest post,  vamos cantar a Música Normal é Ser Diferente. Grandes Pequeninos.        (animação). 

Nome da Música: Normal é Ser Diferente       Autor: Jair Oliveira
 1
Tão legal, ó minha gente!
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que a amizade não vê cor, nem continente
E o normal está nas coisas diferentes.
    2 
Amigo tem de toda cor, de toda raça
Toda crença, toda graça
Amigo é de qualquer lugar
Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Mas o que me agrada é
Que o amigo a gente acolhe sem pensar.

Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Todos tem o que aprender e o que ensinar
Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo!
Todo mundo tem direito de viver e sonhar.

 4 
Você não é igual a mim
E eu não sou igual a você
Mas nada disso importa 
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser.

Agora conheça o livrinho Desculpe-me e aprenda mais sobre como conviver bem com as pessoas, a partir  de um simples pedido de desculpas. Em seguida, veja o que é ser uma pessoa educada. 

Fonte: Maria João Palma. Profª de EMRC. Disponível em: 
Você sabe o  que é ser uma pessoa educada?
Leia as regras de convivência social abaixo, reflita, discuta com os amigos e conte o que você faz ou precisa fazer para ser uma pessoa educada. 


Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo:

Valores Humanos. 6 Elementos de um Pedido de Desculpas.Cartaz de 

Comportamentos Assertivos - "Eu Posso". Atividades


Atividades 

1. Copie as sugestões acima, que  dizem o que é ser educado. 
2. Você acha que ser educado é um valor humano Quais foram as partes do livrinho Desculpe-me,  que mais lhe impressionaram ?  Você costuma pedir desculpas, licença,  agradecer ?  Escreva uma historinha com base no que você aprendeu aqui e nas suas experiências pessoais. Dê um titulo e e não esqueça  de ilustrar com belos desenhos.  Bom trabalho ! 
Imagens do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.