sábado, 2 de janeiro de 2016

Alfabetização. Calendário 2016 com frases de grandes pensadores. O que é o Ano Bissexto? Alfabeto com letras cursivas e de formas, maiúsculas e minúsculas. Atividades com Números e o Alfabeto




Gostei muito desse calendário do Site Espaço Educar que traz frases impactantes de  grandes pensadores do Brasil e do mundo,  sobre o valor da educação,  e que podem ser trabalhadas na produção de gêneros textuais, a exemplos de biografia, autobiografia, reescrita e  interpretação de texto etc.   

Com esse calendário, o professor pode trabalhar o alfabeto e suas variantes: as letras cursiva e de fôrma;  maiúsculas e  minúsculas;  vogais e consoantes;   nomes comuns; nomes próprios (de pessoas e de lugares).

Matemática, como as quatro operações etc. Geografia: as quatro estações do ano e os movimentos da terra. História:  origem dos calendários,  informando aos alunos  que o mês de fevereiro de 2016 terá 29 dias, por ser ano bissexto.  


O Que é o Ano Bissexto?

Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora
para completar uma volta em torno do Sol. O ano tem 12 meses, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.  

Ano Bissexto é aquele que possui um dia a mais, ou seja, 366 dias, diferente dos demais, que têm 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.    

Como não pode haver todos os anos 366 dias, ou seja, um dia a mais, com as 6 horas que sobram, a cada quatro anos é feito um ajuste no calendário
e adiciona-se um dia a mais, somando 366 dias, ao invés de 365.  Foi o
imperador romano Júlio César quem trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente.

O calendário gregoriano acrescenta ao mês de fevereiro esse dia extra a cada 4 anos, que terá 29 dias, ao invés de 28 dias, como ocorre normalmente. O objetivo é manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às  quatro
estações do ano. 

O ano bissexto acontece porque o ano-calendário tradicionalmente utilizado, possui uma diferença em relação ao ano solar. Enquanto no calendário tradicional o ano dura 365 dias para se completar, no calendário solar dura 365,25 dias.


Essa diferença de 0,25 corresponde a fração de um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é chamado ano bissexto. O presente ano de 2016 é bissexto. O anterior foi o de 2012 e o próximo será 2020. 
Outras Sugestões

A partir do calendário, o professor poderá trabalhar os números e o alfabeto, simultaneamente.  Poderá  propor a seus alunos atividades que envolvam:
  • A distinção entre letras e números;
  • Associação de objetos a palavras e números; 
  • Contagem de letras das palavras e das sílabas;
  • Identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
  • Análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras;  as letras que se repetem; vogais, consoantes...
  • Identificação da forma e da posição dos dois tipos de letras: maiúsculas e minúsculas; 
  • Formação de nomes próprios, incluindo o nome do aluno, da professora, da escola, da mãe,  de um colega, do melhor amigo, da cidade, estado, cidade e bairro onde mora. Veja alguns exercícios adiante. 
Os  Números  de  01  a  31



Fonte:  Liza. Espaço Educar. Acesso em 06/12/2015. Disponível em: 

ATIVIDADES
1. Você já conhecia o calendário com os meses e os dias do ano? O que você achou? Você conhecia alguma das pessoas citadas no calendário? Quem? 
2. Escreva os números de 01 a 31;
3. Quantos meses e quantos dias tem o ano? Em que mês você faz aniversário? 
4. Identifique no calendário os meses do ano que tem: a)  30 dias; b) 31 dias; c) Qual o  mês do ano que às vezes tem 28  e às vezes 29 dias? d) Quais os meses que terminam em bro ?  
5.Quantos dias terá o mês de fevereiro de 2016? Por que?  
6. Explique o  que é o ano bissexto.  Você conhece alguém que nasceu dia 29 de  feveroso Escreva o nome dessa pessoa. 

7. Observe as  letras do alfabeto acima e a primeira letra dos nomes dos objetos mostrados. Pinte-os e escreva no caderno seus nomes completos.






8. Observe as casinhas abaixo. Complete com as letras que faltam. 
9. Qual o seu nome? Você gosta dele? Que outro nome você gostaria de ter? 

10) a) Escreva seu primeiro  nome no quadrinho abaixo e depois pinte  com a sua cor predileta; b) conte quantas letras tem seu nome e escreva o total no quadrinho 2; c) separe as sílabas do seu nome no quadrinho 3; d) escreva o total de sílabas do seu nome no quadrinho 4.  





Sites consultados
Ano Bissexto
Ano Comum
Todas as imagens são do Google

2 comentários:

  1. Parabéns pelo calendário com frases de grandes pensadores! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que bom que tenha gostado. Compartilhe nosso blog. volte sempre! Abraço

      Excluir

Não serão aceitos palavrões nem ofensas.